Avaliação da Aprendizagem (na visão de Vygotsky)
De Meu Wiki
Linha 3: | Linha 3: | ||
Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na [[Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)]], ou seja, nas estruturas não amadurecidas do aprendiz. "Vale ressaltar que isso só acontece quando o sujeito interage com outras pessoas em seu ambiente e internaliza informações disponíveis do seu meio social, pois o conhecimento é o produto da interação social e da cultura; logo, o indivíduo é um ser sócio-histórico. O construtivismo sócio-interacionista tem como foco central a coletivização do saber, proporcionando descobertas fecundas no grupo. É nessa zona que o mediador, por meio da linguagem, intervém e auxilia visando à construção e reconstrução do conhecimento do aprendiz” (TAVARES-SILVA, 2003). | Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na [[Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)]], ou seja, nas estruturas não amadurecidas do aprendiz. "Vale ressaltar que isso só acontece quando o sujeito interage com outras pessoas em seu ambiente e internaliza informações disponíveis do seu meio social, pois o conhecimento é o produto da interação social e da cultura; logo, o indivíduo é um ser sócio-histórico. O construtivismo sócio-interacionista tem como foco central a coletivização do saber, proporcionando descobertas fecundas no grupo. É nessa zona que o mediador, por meio da linguagem, intervém e auxilia visando à construção e reconstrução do conhecimento do aprendiz” (TAVARES-SILVA, 2003). | ||
- | == | + | '''Veja também:''' [[Avaliação da Aprendizagem]] // [[Avaliação da Aprendizagem (na visão da Egap/Fundap)]] // [[Avaliação da Aprendizagem (na visão de Paulo Freire)]] // [[Avaliação da Aprendizagem (na visão de Tavares-Silva)]] // // [[Avaliação de Ações de Treinamento e Aprendizado (na visão de Kirkpatrick)]] |
+ | |||
+ | ==Fontes== | ||
TAVARES-SILVA, T. '''Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento'''. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. | TAVARES-SILVA, T. '''Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento'''. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. | ||
Edição de 17h39min de 15 de fevereiro de 2018
Ementa
Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), ou seja, nas estruturas não amadurecidas do aprendiz. "Vale ressaltar que isso só acontece quando o sujeito interage com outras pessoas em seu ambiente e internaliza informações disponíveis do seu meio social, pois o conhecimento é o produto da interação social e da cultura; logo, o indivíduo é um ser sócio-histórico. O construtivismo sócio-interacionista tem como foco central a coletivização do saber, proporcionando descobertas fecundas no grupo. É nessa zona que o mediador, por meio da linguagem, intervém e auxilia visando à construção e reconstrução do conhecimento do aprendiz” (TAVARES-SILVA, 2003).
Veja também: Avaliação da Aprendizagem // Avaliação da Aprendizagem (na visão da Egap/Fundap) // Avaliação da Aprendizagem (na visão de Paulo Freire) // Avaliação da Aprendizagem (na visão de Tavares-Silva) // // Avaliação de Ações de Treinamento e Aprendizado (na visão de Kirkpatrick)
Fontes
TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.