Avaliação de Ações de Treinamento e Aprendizado (na visão de Kirkpatrick)
De Meu Wiki
Ementa
Amplamente utilizado para avaliar ações de treinamento e aprendizado em organizações, o modelo de Kirkpatrick baseia-se em quatro níveis que essencialmente medem:
Avaliação de Reação (nível 1): Indica o grau de satisfação dos participantes com a atividade de treinamento, levando em consideração: o favorecimento, o engajamento e a relevância para as suas funções.
Avaliação de Aprendizagem (nível 2): Grau de aquisição, pelos participantes, do conhecimento, habilidades, atitudes, confiança e comprometimento previstos para a atividade.
Avaliação de Comportamento/Aplicação (nível 3): Medida em que os participantes utilizam e aplicam o que aprenderam na volta ao trabalho (mudança de comportamento e evolução de capacidades).
Avaliação de Resultados (nível 4): Estimativa dos resultados atingidos (efeitos alcançados) em consequência de uma atividade de treinamento ou capacitação e do conjunto de medidas de apoio e monitoramento do desempenho.
Veja também: Autoavaliação // Avaliação da Aprendizagem // Avaliação da Aprendizagem (na visão da Egap/Fundap) // Avaliação da Aprendizagem (na visão de Paulo Freire) // Avaliação da Aprendizagem (na visão de Tavares-Silva) // Avaliação da Aprendizagem (na visão de Vygotsky) // Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
Fonte
GLOSSÁRIO de termos do Método Kirkpatrick. Disponível em: <http://www.kirkpatrickpartners.com/Our-Philosophy/Glossary-of-Terms>. Acesso em: 24 jul. 2017.