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Presença de Ensino

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A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] e é definida como o ''design'', a facilitação e o direcionamento das presenças cognitiva e social.
A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] e é definida como o ''design'', a facilitação e o direcionamento das presenças cognitiva e social.
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==Referências==
<BLOCKQUOTE>“A Presença de Ensino no ''Design'' e Organização</BLOCKQUOTE>
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<BLOCKQUOTE>Garrison e Anderson (2003:67) afirmam que o ''design'' e a organização de um curso a distância – para estudantes e mediado por computador – possui uma demanda maior tanto do ''design'' quanto de sua organização, do que um curso similar em um contexto tradicional de sala de aula presencial.</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>Garrison e Anderson (2003:67) afirmam que o ''design'' e a organização de um curso a distância – para estudantes e mediado por computador – possui uma demanda maior tanto do ''design'' quanto de sua organização, do que um curso similar em um contexto tradicional de sala de aula presencial.</BLOCKQUOTE>
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______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. '''The International Review of Research in Open and Distance Learning''', v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.
______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. '''The International Review of Research in Open and Distance Learning''', v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.
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ANDERSON, T.  et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
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ANDERSON, T.  ''et al.'' Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
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GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. '''e-Learning in the 21st Century''': a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.
GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous
GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous

Edição atual tal como 11h42min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) e é definida como o design, a facilitação e o direcionamento das presenças cognitiva e social.

Veja também: Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) // Presença Cognitiva // Presença Social // Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática

Referências

“A Presença de Ensino no Design e Organização
Garrison e Anderson (2003:67) afirmam que o design e a organização de um curso a distância – para estudantes e mediado por computador – possui uma demanda maior tanto do design quanto de sua organização, do que um curso similar em um contexto tradicional de sala de aula presencial.
A tecnologia demanda professores aptos a redesenhar a aproximação do ensino e da aprendizagem para obtenção da capacidade máxima do meio tecnológico, sendo esse redesenho, em alguns casos, insatisfatório, pois a construção de um curriculum é realizada de maneira complexa, tanto no aumento, quanto na diminuição de seu conteúdo.
Ainda segundo os autores, o design e a organização provêm de um macronível estrutural, em que, para uma experiência educacional, é preciso ter similar responsabilidade e funções.
Para Anderson et al. (2001:5), como em muitas formas de educação a distância, o processo de desenho e planejamento do curso on-line é geralmente mais extenso e consome mais tempo, se comparado ao processo baseado no ensino em sala de aula.
Ainda segundo Anderson et al. (2001: 6), construir um curso em formato digital força o professor a pensar no processo, na estrutura, na evolução e na interação que compõem o curso, e muitas das expectativas de aprendizagem da sala de aula convencional não são válidas para os estudantes ou para os professores, obrigando estes a serem mais explícitos e transparentes no planejamento de seus processos de design e organização.
As atividades abrangem a construção de material curricular que compreende a criação e a integração de objetos de aprendizado externos, incluindo o redesenho de materiais, impressões pessoais e outras visões customizadas do conteúdo do curso.
Os autores observam ainda que essa categoria envolve também o design e a administração de uma miscigenação de atividades individuais e em grupo que deve acontecer durante o curso, incluindo o processo no qual o instrutor negocia linhas de tempo para atividades em grupo e o desenvolvimento de atividades práticas, aspecto esse, segundo Anderson et al. (2001:6), muito importante nos cursos on-line.”

Fontes

ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.

ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.

GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. e-Learning in the 21st Century: a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.

GARRISON, D. R. Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.