Presença Social
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Ementa
A Presença Social, representando a habilidade do participante de se mostrar como "pessoa real" (projetando-se social e emocionalmente), corresponde ao segundo elemento-chave da composição da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry).
Veja também: Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) // Presença Cognitiva // Presença de Ensino // Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática
Referências
"A presença social pode ser construída como um processo interativo de três categorias (Garrison e Anderson, 2003:52):
- Respostas afetivas (Affective Responses): não correspondem, apenas, a uma característica que define a presença social, mas à participação na Comunidade de Investigação (Community of Inquiry). Aqui, o interesse e a persistência são essenciais para uma experiência de aprendizagem. As emoções correspondem a uma condição facilitadora para o engajamento em um diálogo significativo e uma experiência educacional. Essa categoria possui três indicadores: a expressão de emoções, o uso do humor e o discurso próprio.
- Comunicação aberta (Communication): respostas afetivas possuem efeito direto na interatividade e na comunicação aberta, sendo essa uma qualidade afetiva que reflete o clima de aceitação, promovendo um processo de reconhecimento, complementação e respostas aos questionamentos dos outros, o encorajamento, a percepção reflexiva e a interação.
- Respostas coesas (Cohesive Responses): um grupo coeso é essencial para a confiabilidade da proposta da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), particularmente em um grupo a distância (e-learning), cujos membros participantes estão separados pelo tempo e pelo espaço.”
Fontes
ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
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GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. e-Learning in the 21st Century: a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.
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