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Presença Social

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==Ementa==
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A Presença Social, representando a habilidade do participante de se mostrar como "pessoa real" (projetando-se social e emocionalmente), corresponde ao segundo elemento-chave da composição da [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]].
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A presença social pode, segundo Garrison e Anderson (2003:52), ser construída como um processo interativo de três categorias a serem observadas
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'''Veja também:''' [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] // [[Presença Cognitiva]] // [[Presença de Ensino]] // [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]]
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As emoções correspondem a uma condição facilitadora para o engajamento em um diálogo significativo e uma experiência educacional. Essa categoria possui três indicadores: a expressão de emoções, o uso do humor e o discurso próprio.
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'''Communication – Comunicação aberta:''' respostas afetivas possuem efeito direto na interatividade e na comunicação aberta, sendo essa uma qualidade afetiva que reflete o clima de aceitação, promovendo um processo de reconhecimento, complementação e respostas aos questionamentos dos outros, o encorajamento, a percepção reflexiva e a interação.
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essencial para a confiabilidade da proposta da community of inquiry -  comunidades de desafios e questionamentos, particularmente em um grupo a distância (e-learning), cujos membros participantes estão separados pelo tempo e pelo espaço.”
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ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
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GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous
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GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. '''e-Learning in the 21st Century''': a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.
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online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition'''. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
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GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition'''. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. '''Journal of Asynchronous Learning Networks,''' v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.
______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. '''Journal of Asynchronous Learning Networks,''' v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

Edição atual tal como 11h42min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

A Presença Social, representando a habilidade do participante de se mostrar como "pessoa real" (projetando-se social e emocionalmente), corresponde ao segundo elemento-chave da composição da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry).

Veja também: Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) // Presença Cognitiva // Presença de Ensino // Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática

Referências

"A presença social pode ser construída como um processo interativo de três categorias (Garrison e Anderson, 2003:52):
- Respostas afetivas (Affective Responses): não correspondem, apenas, a uma característica que define a presença social, mas à participação na Comunidade de Investigação (Community of Inquiry). Aqui, o interesse e a persistência são essenciais para uma experiência de aprendizagem. As emoções correspondem a uma condição facilitadora para o engajamento em um diálogo significativo e uma experiência educacional. Essa categoria possui três indicadores: a expressão de emoções, o uso do humor e o discurso próprio.
- Comunicação aberta (Communication): respostas afetivas possuem efeito direto na interatividade e na comunicação aberta, sendo essa uma qualidade afetiva que reflete o clima de aceitação, promovendo um processo de reconhecimento, complementação e respostas aos questionamentos dos outros, o encorajamento, a percepção reflexiva e a interação.
- Respostas coesas (Cohesive Responses): um grupo coeso é essencial para a confiabilidade da proposta da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), particularmente em um grupo a distância (e-learning), cujos membros participantes estão separados pelo tempo e pelo espaço.”


Fontes

ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.

ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.

GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. e-Learning in the 21st Century: a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.

GARRISON, D. R. Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.