Ferramentas pessoais

Presença Social

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Ementa== A presença social pode, segundo Garrison e Anderson (2003:52), ser construída como um processo interativo de três categorias a serem observadas na análise dos dad...')
(Fontes)
Linha 15: Linha 15:
==Fontes==
==Fontes==
-
ANTUNES, A.S.M.M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho.''' 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
+
ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
-
+
-
ANDERSON, T. '''Teaching in an online learning context''''''Texto em negrito''': theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. Disponível  em: <http://cde.athabascau.ca/online_book/ch11.html>
+
-
'''______.''' Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. '''The International Review of Research in Open and Distance Learning, Canada''', v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 23 out. 2017.
+
ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). '''Theory and practice of online learning'''. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
-
ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks,''' v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 23 out. 2017.
+
______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. '''The International Review of Research in Open and Distance Learning''', v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.
 +
 
 +
ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous
GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous
-
online learning:''' the role of reflective inquiry, self-direction and
+
online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition'''. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
-
metacognition. Canada, 2001. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
+
 
-
+
______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. '''Journal of Asynchronous Learning Networks,''' v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.
-
'''______.''' 2007 Online community of inquiry review: social,
+
 
-
cognitive, and teaching presence issues. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.
+
GERVAI, Solange M.S. '''A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online'''. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
-
GERVAI, Solange M.S. '''A mediação pedagógica em contextos de
 
-
aprendizagem online.''' 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
 
[[Categoria: Glossário EGAP]]
[[Categoria: Glossário EGAP]]

Edição de 18h32min de 1 de fevereiro de 2018

Ementa

A presença social pode, segundo Garrison e Anderson (2003:52), ser construída como um processo interativo de três categorias a serem observadas na análise dos dados coletados para o presente estudo:

Affective Responses – Respostas afetivas: Não corresponde a apenas uma característica que define a presença social, mas à participação na community of inquiry – comunidades de desafios e questionamentos. Na Affective Responses, o interesse e a persistência são essenciais para uma experiência de aprendizagem. As emoções correspondem a uma condição facilitadora para o engajamento em um diálogo significativo e uma experiência educacional. Essa categoria possui três indicadores: a expressão de emoções, o uso do humor e o discurso próprio.

Communication – Comunicação aberta: respostas afetivas possuem efeito direto na interatividade e na comunicação aberta, sendo essa uma qualidade afetiva que reflete o clima de aceitação, promovendo um processo de reconhecimento, complementação e respostas aos questionamentos dos outros, o encorajamento, a percepção reflexiva e a interação.

Cohesive Responses – Respostas coesas: um grupo coeso é essencial para a confiabilidade da proposta da community of inquiry - comunidades de desafios e questionamentos, particularmente em um grupo a distância (e-learning), cujos membros participantes estão separados pelo tempo e pelo espaço.”


Fontes

ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.

ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.

GARRISON, D. R. Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.