Ferramentas pessoais

Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola”

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 2: Linha 2:
Os cursos são organizados em módulos sequenciais (estruturados como “casca de cebola”), planejados com base em critérios pedagógicos, sendo cada módulo ordenado em subcampos: Tema, Atividades, Apontamentos, Casos Práticos, Pesquisa e Saiba Mais.
Os cursos são organizados em módulos sequenciais (estruturados como “casca de cebola”), planejados com base em critérios pedagógicos, sendo cada módulo ordenado em subcampos: Tema, Atividades, Apontamentos, Casos Práticos, Pesquisa e Saiba Mais.
 +
 +
 +
'''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Ambiente Telemático]] // [[Moodle]] // [[TelEduc]] // [[Massive Open Online Course (MOOC)]] // [[Recursos Educacionais Abertos]] // [[Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual]] // [[Midiateca do Curso]]
==Referências==
==Referências==

Edição atual tal como 16h13min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Os cursos são organizados em módulos sequenciais (estruturados como “casca de cebola”), planejados com base em critérios pedagógicos, sendo cada módulo ordenado em subcampos: Tema, Atividades, Apontamentos, Casos Práticos, Pesquisa e Saiba Mais.


Veja também: Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Ambiente Telemático // Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos // Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual // Midiateca do Curso

Referências

"Entendemos que o participante traz algo para o curso e, com isso, ele poderá desejar explorar os módulos de acordo com a sua necessidade. Desse modo, e conforme o exemplo da “casca de cebola”, o conteúdo é organizado em uma sequência de módulos, planejada por critérios pedagógicos; cada módulo está organizado em subcampos: Tema, Atividades, Apontamentos, Casos Práticos, Pesquisa e Saiba Mais.
O curso oferece também outros recursos de conteúdo e interação, tais como: comunidade, midiateca (biblioteca virtual, composta de textos que apoiam ou aprofundam o conteúdo do curso), questões interessantes, glossário (verbetes técnicos) e fale conosco.
Tema: traz uma síntese dos assuntos trabalhados no módulo. Quando, no texto do Tema, aparecerem links, basta clicar sobre eles para fazer surgir na tela uma janela contendo informações.
Atividades: são propostas atividades com modelos variados para que o participante aplique e retenha novos conteúdos/informações. A análise das situações-problema apresentadas em cada módulo devem auxiliar o participante a entender melhor o conteúdo do curso, servindo também para que ele possa verificar o que realmente sabe sobre o conteúdo ministrado. As atividades são interativas; o participante envia suas respostas e recebe de volta as soluções e um comentário padronizado para cada alternativa. Não há a preocupação de verificar acertos ou erros, pois não são contados pontos para fins avaliativos. Cada atividade permite ao participante tentar duas vezes acertar a resposta, com a finalidade de que se autoavalie sobre o assunto abordado no módulo. Depois de respondida a atividade, é oferecido um quadro informativo com comentários a todas as alternativas de resposta (esteja ela certa ou errada), o que deve permitir ao participante aprender com o próprio erro. Com isso, o participante que cometeu muitos erros e quiser estudar mais poderá recorrer ao recurso Saiba Mais (apostila).
Apontamentos: fornecem, em tópicos curtos (com, no máximo, duas rolagens de página), os principais conceitos tratados em cada módulo. Referem-se aos assuntos mais relevantes do módulo, que o participante não pode esquecer ou deixar de saber ao encerrar o módulo.
Casos Práticos: apresentam experiências de governo já implantadas no governo do Estado de São Paulo e em outros níveis e âmbitos de governo (experiências nacionais e internacionais).
Pesquisa: indica referência bibliográfica sobre determinado módulo e sugere endereços interessantes na Internet. A pesquisa ajuda o participante a aprofundar o conteúdo do módulo, caso tenha interesse durante ou após o curso (aprendizagem continuada).
Saiba Mais: oferece apostila em formato PDF com todo o conteúdo do módulo. O participante pode salvar a apostila em seu computador ou imprimi-la para consulta ou leitura posterior".
(retirado de TAVARES-SILVA, 2003; ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003)


'"Outros Recursos de um Curso On-line:' outros recursos (disponíveis na barra superior da tela do curso) podem ser acessados em todos os módulos:
Página de abertura: página inicial do curso.
Comunidade: acesso a comunidade virtual de aprendizagem do curso.
Fale conosco: para o envio de mensagens sobre questões administrativas (problemas no recebimento do certificado, dificuldade de acesso ao ambiente do curso, etc.), encaminhadas para a equipe de administração do curso. Em Fale Conosco, não são discutidas questões relacionadas ao conteúdo programático do curso.
Glossário: contém os principais termos empregados nos módulos do curso, com definições compiladas ou elaboradas por especialistas. Midiateca: biblioteca virtual composta de material complementar e para aprofundamento do conteúdo do curso (vídeos, textos, leis e decretos, apostilas, links, etc.).
Questões interessantes: questões são retiradas da Comunidade, a partir da interação dos participantes do curso.
Ajuda: mostra o ambiente do curso, tece comentários sobre a tela de abertura do curso e sobre a tela do módulo, orienta o participante a navegar dentro do módulo e de um módulo a outro, explica cada item do módulo e os recursos extras.
Créditos: apresenta a equipe que construiu o curso".

(retirado de TAVARES-SILVA, 2003; ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003)

Fontes

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.