Ferramentas pessoais

Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola”

De Meu Wiki

Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Os cursos são organizados em módulos sequenciais (estruturados como “casca de cebola”), planejados com base em critérios pedagógicos, sendo cada módulo ordenado em subcampos: Tema, Atividades, Apontamentos, Casos Práticos, Pesquisa e Saiba Mais.


Veja também: Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Ambiente Telemático // Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos // Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual // Midiateca do Curso

Referências

"Entendemos que o participante traz algo para o curso e, com isso, ele poderá desejar explorar os módulos de acordo com a sua necessidade. Desse modo, e conforme o exemplo da “casca de cebola”, o conteúdo é organizado em uma sequência de módulos, planejada por critérios pedagógicos; cada módulo está organizado em subcampos: Tema, Atividades, Apontamentos, Casos Práticos, Pesquisa e Saiba Mais.
O curso oferece também outros recursos de conteúdo e interação, tais como: comunidade, midiateca (biblioteca virtual, composta de textos que apoiam ou aprofundam o conteúdo do curso), questões interessantes, glossário (verbetes técnicos) e fale conosco.
Tema: traz uma síntese dos assuntos trabalhados no módulo. Quando, no texto do Tema, aparecerem links, basta clicar sobre eles para fazer surgir na tela uma janela contendo informações.
Atividades: são propostas atividades com modelos variados para que o participante aplique e retenha novos conteúdos/informações. A análise das situações-problema apresentadas em cada módulo devem auxiliar o participante a entender melhor o conteúdo do curso, servindo também para que ele possa verificar o que realmente sabe sobre o conteúdo ministrado. As atividades são interativas; o participante envia suas respostas e recebe de volta as soluções e um comentário padronizado para cada alternativa. Não há a preocupação de verificar acertos ou erros, pois não são contados pontos para fins avaliativos. Cada atividade permite ao participante tentar duas vezes acertar a resposta, com a finalidade de que se autoavalie sobre o assunto abordado no módulo. Depois de respondida a atividade, é oferecido um quadro informativo com comentários a todas as alternativas de resposta (esteja ela certa ou errada), o que deve permitir ao participante aprender com o próprio erro. Com isso, o participante que cometeu muitos erros e quiser estudar mais poderá recorrer ao recurso Saiba Mais (apostila).
Apontamentos: fornecem, em tópicos curtos (com, no máximo, duas rolagens de página), os principais conceitos tratados em cada módulo. Referem-se aos assuntos mais relevantes do módulo, que o participante não pode esquecer ou deixar de saber ao encerrar o módulo.
Casos Práticos: apresentam experiências de governo já implantadas no governo do Estado de São Paulo e em outros níveis e âmbitos de governo (experiências nacionais e internacionais).
Pesquisa: indica referência bibliográfica sobre determinado módulo e sugere endereços interessantes na Internet. A pesquisa ajuda o participante a aprofundar o conteúdo do módulo, caso tenha interesse durante ou após o curso (aprendizagem continuada).
Saiba Mais: oferece apostila em formato PDF com todo o conteúdo do módulo. O participante pode salvar a apostila em seu computador ou imprimi-la para consulta ou leitura posterior".
(retirado de TAVARES-SILVA, 2003; ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003)


'"Outros Recursos de um Curso On-line:' outros recursos (disponíveis na barra superior da tela do curso) podem ser acessados em todos os módulos:
Página de abertura: página inicial do curso.
Comunidade: acesso a comunidade virtual de aprendizagem do curso.
Fale conosco: para o envio de mensagens sobre questões administrativas (problemas no recebimento do certificado, dificuldade de acesso ao ambiente do curso, etc.), encaminhadas para a equipe de administração do curso. Em Fale Conosco, não são discutidas questões relacionadas ao conteúdo programático do curso.
Glossário: contém os principais termos empregados nos módulos do curso, com definições compiladas ou elaboradas por especialistas. Midiateca: biblioteca virtual composta de material complementar e para aprofundamento do conteúdo do curso (vídeos, textos, leis e decretos, apostilas, links, etc.).
Questões interessantes: questões são retiradas da Comunidade, a partir da interação dos participantes do curso.
Ajuda: mostra o ambiente do curso, tece comentários sobre a tela de abertura do curso e sobre a tela do módulo, orienta o participante a navegar dentro do módulo e de um módulo a outro, explica cada item do módulo e os recursos extras.
Créditos: apresenta a equipe que construiu o curso".

(retirado de TAVARES-SILVA, 2003; ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003)

Fontes

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.