Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem)
De Meu Wiki
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 5: | Linha 5: | ||
Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional. | Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional. | ||
- | + | ||
+ | '''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Suportes Pedagógicos de uma Comunidade]] // [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização]] // [[Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola”]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Ambiente Telemático]] // [[Moodle]] // [[TelEduc]] // [[Massive Open Online Course (MOOC)]] // [[Recursos Educacionais Abertos]] | ||
==Referência== | ==Referência== |
Edição atual tal como 16h18min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação participante-participante.
Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional.
Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Suportes Pedagógicos de uma Comunidade // Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização // Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola” // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Ambiente Telemático // Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos
Referência
Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.
Fonte
ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.