Ferramentas pessoais

Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem)

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Ementa== Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação particip...')
 
(3 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
==Ementa==
==Ementa==
-
Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação participante-participante. Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional.
+
Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação participante-participante.  
 +
 
 +
Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional.
 +
 
 +
 
 +
'''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Suportes Pedagógicos de uma Comunidade]] // [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização]] // [[Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola”]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Ambiente Telemático]] // [[Moodle]] // [[TelEduc]] // [[Massive Open Online Course (MOOC)]] // [[Recursos Educacionais Abertos]] 
==Referência==
==Referência==
-
Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.
+
<BLOCKQUOTE>Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.</BLOCKQUOTE>
==Fonte==
==Fonte==
Linha 11: Linha 16:
ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem'''. São Paulo: Fundap, 2003.  
ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem'''. São Paulo: Fundap, 2003.  
-
[Ver Mediador Pedagógica]
 
-
[Ver Mediador Técnico]
 
[[Categoria: Glossário EGAP]]
[[Categoria: Glossário EGAP]]

Edição atual tal como 16h18min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação participante-participante.

Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional.


Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Suportes Pedagógicos de uma Comunidade // Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização // Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola” // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Ambiente Telemático // Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos

Referência

Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.

Fonte

ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.