Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
De Meu Wiki
(3 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 3: | Linha 3: | ||
São sistemas computacionais (''softwares'') disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais. | São sistemas computacionais (''softwares'') disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais. | ||
+ | |||
+ | '''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização]] // [[Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola”]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Ambiente Telemático]] // [[Moodle]] // [[TelEduc]] // [[Massive Open Online Course (MOOC)]] // [[Recursos Educacionais Abertos]] // [[Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual]] // [[Midiateca do Curso]] | ||
==Referências== | ==Referências== | ||
Linha 11: | Linha 13: | ||
<BLOCKQUOTE>“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais):</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais):</BLOCKQUOTE> | ||
- | + | <BLOCKQUOTE>'''Livres e abertos''': códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: | |
- | '''Livres e abertos''': códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: | + | |
[[Moodle]], | [[Moodle]], | ||
[[TelEduc]], | [[TelEduc]], | ||
Linha 18: | Linha 19: | ||
Dokeos, | Dokeos, | ||
Sakai, | Sakai, | ||
- | Canvas, etc. | + | Canvas, etc.</BLOCKQUOTE> |
- | + | ||
- | '''Comerciais:''' | + | <BLOCKQUOTE>'''Comerciais:''' |
Blackboard, | Blackboard, | ||
WebAula, | WebAula, |
Edição atual tal como 16h11min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.
Veja também: Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização // Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola” // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Ambiente Telemático // Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos // Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual // Midiateca do Curso
Referências
“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)
“Ambientes virtuais de aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)
“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais):
Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: Moodle, TelEduc, E-proinfo, Dokeos, Sakai, Canvas, etc.
Comerciais: Blackboard, WebAula, Saba, Sumtotal, etc.” (COACH EAD, 2016)
Fontes
AMBIENTES virtuais de aprendizagem. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Os_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem>. Acesso em: 28 jun. 2017.
COACH EAD. O que é ambiente virtual de aprendizagem?. 2016. Disponível em: <http://www.coachead.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 24 jul. 2017.
ZAHED-COELHO, S. A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação: uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.