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Presença Cognitiva

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==Ementa==
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Corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da aprendizagem.
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A Presença Cognitiva corresponde ao primeiro elemento-chave da composição da [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]]. Corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da aprendizagem.  
A reflexão crítica e discursiva é demandada pelo professor a partir de propostas elaboradas com conteúdos selecionados de forma a diagnosticar possíveis interpretações errôneas, assegurando uma aprendizagem efetiva. O pensamento crítico é uma atividade holística que incorpora tanto a reflexão quanto as atividades executadas.  
A reflexão crítica e discursiva é demandada pelo professor a partir de propostas elaboradas com conteúdos selecionados de forma a diagnosticar possíveis interpretações errôneas, assegurando uma aprendizagem efetiva. O pensamento crítico é uma atividade holística que incorpora tanto a reflexão quanto as atividades executadas.  
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O pensamento e o discurso crítico são centrais na estrutura teórica do ensino a distância
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O pensamento e o discurso crítico são centrais na estrutura teórica do ensino a distância.
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'''Veja também:''' [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] // [[Presença Social]] // [[Presença de Ensino]] // [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]]
==Referências==
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<BLOCKQUOTE>“Ao detalhar mais o conceito de presença cognitiva em  ambientes educacionais ''on-line'', Garrison e Anderson (2003:55) afirmam que esse conceito é utilizado para descrever o envolvimento intelectual que sustenta o discurso crítico e a aquisição de conhecimento superior. Esse conceito é essencial para a criação de uma ''Community of Inquiry'' ou, como cunhado por Gervai, 'comunidades de desafios e questionamentos'."</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>“Ao detalhar mais o conceito de presença cognitiva em  ambientes educacionais ''on-line'', Garrison e Anderson (2003:55) afirmam que esse conceito é utilizado para descrever o envolvimento intelectual que sustenta o discurso crítico e a aquisição de conhecimento superior. Esse conceito é essencial para a criação de uma ''Community of Inquiry'' ou, como cunhado por Gervai, 'comunidades de desafios e questionamentos'."</BLOCKQUOTE>
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“A presença cognitiva, fundada nas ideias de Dewey (1933, cit. por Garrison ''et al''., 2000), está sujeita à passagem de um conjunto de quatro fases, operacionalizadas por Garrison e colaboradores (2001, cit. por Garrison & Arbaugh, 2007), tendo em vista alcançar o conhecimento. Esta componente está associada ao pensamento crítico, como tal surge da construção de significados sustentados na reflexão e no discurso (Garrison & Arbaugh, 2007).”</BLOCKQUOTE>
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<BLOCKQUOTE>“A presença cognitiva, fundada nas ideias de Dewey (1933, cit. por Garrison ''et al''., 2000), está sujeita à passagem de um conjunto de quatro fases, operacionalizadas por Garrison e colaboradores (2001, cit. por Garrison & Arbaugh, 2007), tendo em vista alcançar o conhecimento. Esta componente está associada ao pensamento crítico, como tal surge da construção de significados sustentados na reflexão e no discurso (Garrison & Arbaugh, 2007).”</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>Quatro fases da presença cognitiva: </BLOCKQUOTE>
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ANDERSON, T.  et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
ANDERSON, T.  et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. '''Journal of Asynchronous Learning Networks''', v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.
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GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous
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GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. '''e-Learning in the 21st Century''': a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.
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online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition'''. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
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GARRISON, D. R. '''Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition'''. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. '''Journal of Asynchronous Learning Networks,''' v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.
______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. '''Journal of Asynchronous Learning Networks,''' v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

Edição atual tal como 11h41min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

A Presença Cognitiva corresponde ao primeiro elemento-chave da composição da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry). Corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da aprendizagem.

A reflexão crítica e discursiva é demandada pelo professor a partir de propostas elaboradas com conteúdos selecionados de forma a diagnosticar possíveis interpretações errôneas, assegurando uma aprendizagem efetiva. O pensamento crítico é uma atividade holística que incorpora tanto a reflexão quanto as atividades executadas.

O pensamento e o discurso crítico são centrais na estrutura teórica do ensino a distância.

Veja também: Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) // Presença Social // Presença de Ensino // Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática

Referências

“Ao detalhar mais o conceito de presença cognitiva em ambientes educacionais on-line, Garrison e Anderson (2003:55) afirmam que esse conceito é utilizado para descrever o envolvimento intelectual que sustenta o discurso crítico e a aquisição de conhecimento superior. Esse conceito é essencial para a criação de uma Community of Inquiry ou, como cunhado por Gervai, 'comunidades de desafios e questionamentos'."
“A presença cognitiva, fundada nas ideias de Dewey (1933, cit. por Garrison et al., 2000), está sujeita à passagem de um conjunto de quatro fases, operacionalizadas por Garrison e colaboradores (2001, cit. por Garrison & Arbaugh, 2007), tendo em vista alcançar o conhecimento. Esta componente está associada ao pensamento crítico, como tal surge da construção de significados sustentados na reflexão e no discurso (Garrison & Arbaugh, 2007).”
Quatro fases da presença cognitiva:
- Triggerring ou event (evento disparador);
- Exploration (exploração);
- Integration (integração);
- Resolution (resolução).

Fontes

ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.

ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.

GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. e-Learning in the 21st Century: a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.

GARRISON, D. R. Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.