Ferramentas pessoais

Guia de consultas

De Meu Wiki

Ir para: navegação, pesquisa

Há diversas formas de procurar normativos e conteúdos no VClipping, descritos nas seções abaixo.

Tabela de conteúdo

Navegando por assuntos

Categorias

A maioria das normas indexadas no VClipping estão catalogadas com:

  • tipo da norma (Decreto, Portaria, Resolução etc);
  • tipo da norma + ano;
  • ano;
  • assunto (estágio probatório, concurso público etc).

Saber disto pode facilitar e muito a busca por conteúdo no VClipping, pois você pode vasculhar a partir destas categorias.

Um exemplo para facilitar.

Vamos supor que você precisa localizar um decreto que você não sabe o número - sua memória não está ajudando. A única informação que você recorda, mesmo que vagamente, é que este decreto foi publicado em 2013. Acessando a categoria Decreto 2013 você encontrará uma relação de decretos publicados neste ano. O volume ainda pode ser grande, mas já reduziu bastante.

ESTE MÉTODO DE PESQUISA TEM EFICÁCIA MÉDIA.

Explorando o VClipping com motor de busca

Você não sabe o que é um motor de busca?

Trata-se de uma ferramenta de busca onde você informa o texto ou palavra-chave desejada e clica em "buscar"/"pesquisar"/'ir", para que este "motor" faça uma varredura na base de dados e localize o conteúdo desejado. Isto mesmo, o Google é um motor de busca - extremamente potente, mas um motor de busca -, portanto, temos certeza que você já está familiarizado com este conceito.

Podemos prosseguir.

Pequisa com o motor de busca interno do VClipping

O campo de pesquisa situa-se no topo de cada página, acima do conteúdo. Ele está acompanhado de dois botões: "ir" e "pesquisa".

Vamos entender o significado de cada um dos botões:

  • ir: se você informar uma palavra-chave no campo de pesquisa e clicar em "ir" o mecanismo procurará nos títulos das páginas e entrará diretamente caso ela exista. Quer experimentar? Escreva no campo de pesquisa "certificação ocupacional" depois clique em "ir". O VClipping NÃO retornará uma relação de páginas com referências à certificação ocupacional, mas abrirá a página especīfica da certificação ocupacional. Caso a palavra-chave não exista o VClipping disponibilizará uma lista com os possíveis resultados.
  • pesquisa: se você informar uma palavra-chave no campo de pesquisa e clicar em "pesquisa", o mecanismo procurará nos títulos e também no corpo do texto de cada página existente e disponibilizará uma lista com os possíveis resultados, dividido em dois grupos: resultados nos títulos das páginas e os resultados no corpo das páginas.

Dicas

  • A busca interna é sensível a acentuação, pontuação, letras maiúsculas e minúsculas (exceto a primeira letra);
  • Se for pesquisar decreto, lei ou lei complementar, sugerimos informar APENAS o número da lei, lembrando-se de SEMPRE INFORMAR O PONTO DE MILHAR. Veja a abaixo:
    • ERRADO -> 1080
    • CERTO -> 1.080
  • Se for pesquisar resolução, portaria e outros normativos em que o uso apenas do número não é eficiente, sugerimos que informe no campo de pesquisa: tipo do normativo + número + ano. Exemplo: Resolução SGP 13 2008;
  • Evite pesquisar com termos vagos, sem detalhamento, por exemplo: "lei", "salário", "auxílio", "polícia", etc. ou poderá obter demasiados resultados irrelevantes para a sua pesquisa.
  • Caso não consiga encontrar o conteúdo desejado, tente verificar se a pontuação e acentuação está correta ou tente buscar palavras que poderiam ser comuns no corpo do artigo.
  • Se introduzir palavras com erros ortográficos, o motor de busca NÃO fará sugestões de correção (por questões de desempenho dos servidores).
ESTE MÉTODO DE PESQUISA TEM EFICÁCIA ALTA.

Com motor de busca externo

Temos ainda mais uma opção de explorar o VClipping, que é através do motor de busca externo fornecido pelo Google. Lembramos que este motor irá pesquisar exclusivamente no VClipping e sua base de dados.

Para experimentar esta forma de exploração clique aqui.

ESTE MÉTODO DE PESQUISA TEM EFICÁCIA MUITO ALTA.

Exploração: links internos entre as páginas

O VClipping funciona em tecnologia wiki, isto é, as páginas são interligadas uma as outras por links internos.Sempre que uma determinada norma faz referência à outra, esta referência é linkada para facilitar a consulta.

Vamos para o exemplo que sempre facilita o entendimento.

"Artigo 45 - Não mais se aplicam aos servidores abrangidos por esta lei complementar:

I - a gratificação nas travessias por ferryboat, de que trata o Decreto nº 45.695, de 15 de dezembro de 1965;

II - a Gratificação por Travessia, instituída pela Lei Complementar nº 380, de 21 de dezembro de 1984;

(...)"

ESTE MÉTODO DE PESQUISA TEM EFICÁCIA MUITO ALTA.

Páginas relacionadas

No menu, no lado esquerdo do seu monitor, há um item chamado "Páginas afluentes". Quando você estiver em alguma norma e quiser saber quais normas estão relacionadas, basta clicar neste menu que ele trara todas as páginas que contam com alguma ligação com a norma pesquisada.

No que isto me ajuda?

Vamos supor que você está consultando o Decreto nº 53.254, de 21 de julho de 2008, que instituiu a certificação ocupacional no Estado de São Paulo, e você gostaria de conhecer todas as certificações instituídas por resolução. Ao invés de ir no motor de busca, basta você clicar no menu "Páginas afluentes". Ao clicar, automaticamente, o VClipping lhe mostrará uma lista destas resoluções e outras páginas que fazem referência ao decreto de nosso exemplo.

Pontos fracos: normas que tiveram um volume grande de regulamentação geram um relatório de páginas afluentes demasiadamente grande.

ESTE MÉTODO DE PESQUISA TEM EFICÁCIA MÉDIA.