Ferramentas pessoais

Blended Learning

De Meu Wiki

Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Refere-se a um sistema de formação em que o conteúdo é transmitido em curso a distância (normalmente mediado por computador e via internet); entretanto, inclui necessariamente situações presenciais (daí a origem da designação blended, algo misto, combinado).

Referências

“O blended learning, ou b-learning, é um derivado do e-learning, e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitida em curso à distância, normalmente pela internet; entretanto, inclui necessariamente situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado.
Pode ser estruturado com atividades síncronas, ou assíncronas, da mesma forma que o e-learning, ou seja, em situações onde professor e alunos trabalham juntos num horário predefinido, ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis. Entretanto o blended learning em geral não é totalmente assíncrono, porque exigiria uma disponibilidade individualizada para encontros presenciais, o que dificulta o atendimento.” (BLENDED-LEARNING. Wikipedia)
1. Nível de atividade: nesse nível podem ser misturados elementos presenciais e virtuais em uma mesma atividade de aprendizagem, como uma aula em laboratório, com a presença do professor, na qual são utilizados simuladores de realidade virtual; outro exemplo seria o treinamento em simuladores seguido por experimentos ao vivo em laboratório; também pode haver atividades práticas presenciais apoiadas por recursos virtuais.
2. Nível da disciplina: nesse nível uma disciplina é composta pela mescla de atividades puramente a distância com outras exclusivamente presenciais; os cursos tradicionais já se utilizam um pouco desse modelo ao intercalar atividades extraclasse (as tradicionais lições de casa) com as aulas em sala; mas há muitas outras combinações possíveis nesse nível.
3. Nível de curso: Nesse caso a composição de um curso se dá por meio de uma grade curricular composta por disciplinas presenciais e não presenciais; a proporção entre duas modalidades de disciplinas é que define se o perfil do curso tende mais para o virtual ou o presencial.
4. Nível instrucional: Quando o blended learning encontra-se incorporado ao projeto pedagógico instrucional, o planejamento dos cursos procura combinar adequadamente as atividades presenciais e virtuais em função das características de cada curso, do público-alvo e dos objetivos pedagógicos; há infraestrutura e equipes de apoio, bem como uma cultura organizacional que não discrimina ou privilegia uma forma de aprendizagem; nem toda intuição que ofereça cursos presenciais e também cursos a distância necessariamente já possui esse nível.

Fontes

BLENDED Learning. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Blended_learning>. Acesso em: 8 ago. 2017.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.