Ferramentas pessoais

Treinamento

De Meu Wiki

Edição feita às 13h10min de 16 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Processo educacional voltado à melhoria do desempenho (atitudes, informações e habilidades) dos participantes em suas organizações, com base em objetivos e metas definidos em diagnóstico previamente elaborado.


Veja também: Aperfeiçoamento // Capacitação // Formação // Qualificação // Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Referências

"Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente aspectos da organização, da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades e competências" (CHIAVENATO, 2008, p. 402).
"Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente a execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho" (MARRAS, 2009, p. 145).
“Treinamento, transmissão de informação, repetição. Os formadores realizam um diagnóstico dos resultados desejados e traçam possíveis metas para realizá-los; determinam também as atitudes, informações e habilidades que serão necessárias para conseguir esses resultados. O desafio final é apresentar um programa de treinamento que permita aos participantes não apenas aprender o que precisam saber, mas reagir favoravelmente ao programa” (KIRKPATRICK, 1993).

Fonte

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

KIRKPATRICK, Donald L. Evaluating training programs: the four levels. Oakland, CA: Berrett-Koehler, 1993.

MARRAS, J.P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.