Ferramentas pessoais

TelEduc

De Meu Wiki

Edição feita às 17h18min de 2 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Plataforma educacional, de software livre, para a realização de cursos a distância mediados por computador e via Internet.

Referência

“O TelEduc é uma plataforma educacional, de software livre, para realização de cursos a distância mediados por computador e via Internet. Essa plataforma foi desenvolvida pelo Nied (Núcleo de Informática Aplicada a Educação) do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O uso desse ambiente não requer conhecimento de computação e permite alta interação (mediadores e participantes, e entre estes. No TelEduc, cada curso utiliza um subconjunto das ferramentas descritas abaixo. Oferecer ou não uma ferramenta, em diferentes momentos do curso, faz parte da metodologia da capacitação. Ferramentas da plataforma TelEduc: – Dinâmica do Curso: Contém informações sobre a metodologia e a organização do curso. – Agenda: É a página de entrada do curso, com a programação do dia. – Histórico: É a organização em ordem cronológica das atividades propostas no curso. Consiste em um histórico do que foi sendo apresentado no recurso "Agenda". – Atividades: Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso. – Material de Apoio: Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas. – Leituras: Apresentam artigos relacionados à temática do curso e algumas sugestões de revistas, jornais, endereços na Web etc. – Perguntas Frequentes: Contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas. – Parada Obrigatória: Contém materiais que visam a desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso. – Mural: Espaço reservado para todos os participantes disponibilizarem informações consideradas relevantes no contexto do curso. – Fóruns de Discussão: Permite acesso a uma página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso. – Bate-papo: Permite uma conversa em tempo real entre os alunos do curso e os formadores. – Correio: É um sistema de correio eletrônico que é interno ao ambiente. – Grupos: Permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição de tarefas. – Perfil: Todos os participantes de um curso preenchem um formulário com perguntas que resultam no perfil de cada um. A idéia desse recurso é, em princípio, fornecer um mecanismo para que os participantes possam se conhecer e desencadear ações de comprometimento entre todos. Além disso, este recurso também permite a edição de dados pessoais e a alteração de senha. – Diário de Bordo: O aluno pode descrever, registrar, analisar seu modo de pensar, expectativas, conquistas, questionamentos e suas reflexões sobre a experiência vivenciada no curso e na atividade de cada dia. As anotações dos alunos poderão ser lidas e comentadas pelos formadores. – Portfólio: Nesta ferramenta, os participantes do curso podem armazenar textos e arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Cada participante pode ver os portfólios dos demais, podendo ainda fazer comentários sobre eles. – Acessos: Permite acompanhar a frequência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas. Os formadores têm acesso a todas as ferramentas citadas acima e acesso exclusivo às ferramentas abaixo: – Intermap: Permitem aos formadores visualizar a interação dos participantes do curso nas ferramentas Grupos de Discussão e Bate-papo. – Administração: Permite aos formadores disponibilizar materiais nas diversas ferramentas do ambiente, bem como configurar opções em algumas delas. Permite ainda gerenciar as pessoas que participam do curso. – Suporte: Permite aos formadores entrar em contato com o suporte do Ambiente (administrador do TelEduc) através de correio eletrônico.

[Ver Moodle]

Fonte

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.