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Suportes Pedagógicos de uma Comunidade

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Referem-se a recursos potencializadores do processo de construção do conhecimento, uma vez que a comunidade é capaz de realimentar, continuamente, os conteúdos informados.
Referem-se a recursos potencializadores do processo de construção do conhecimento, uma vez que a comunidade é capaz de realimentar, continuamente, os conteúdos informados.
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==REFERÊNCIAS==
 
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A Comunidade Virtual de Aprendizagem e de Prática da Fundap encontra-se sustentada por cinco suportes pedagógicos fundamentais:
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'''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Colaboração]] // [[Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem)]] // [[Recursos Educacionais Abertos]] // [[Educação Aberta]] // [[Objeto Digital de Aprendizagem]] // [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Andragogia]]
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1º) criação de um curso na abordagem broadcast (que apresenta o conteúdo/foco – o assunto de interesse comum a ser discutido entre os integrantes da comunidade – contextualizado, significativo; e pedagogicamente estruturado e em constante construção, de forma a estimular a aprendizagem autônoma a todos os participantes);
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2º) adoção do modelo andragógico (a aprendizagem adquire uma característica mais centrada no adulto, na sua experiência, na sua independência e na sua autogestão);
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==Referências==
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3º) mediação pedagógica e técnica (facilita o processo de ensino-aprendizagem, incentiva a interação nos fóruns de discussão e auxilia o participante a descobrir seu potencial intelectual);
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<BLOCKQUOTE>"A Comunidade Virtual de Aprendizagem e de Prática da Fundap encontra-se sustentada por cinco suportes pedagógicos fundamentais:</BLOCKQUOTE>
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4º) efetiva contribuição dos participantes (cada aprendiz torna-se agente de busca e construção do conhecimento, vindo a ser corresponsável e coautor do seu aprendizado pessoal, profissional e do grupo do qual faz parte); e
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5º) aprendizagem continuada e colaborativa (mesmo após o encerramento do curso, os participantes continuam tendo acesso à Comunidade Virtual de Aprendizagem, tornando esse espaço disponível aos participantes em seu dia a dia de trabalho, como um meio de aprimorar seus conhecimentos técnicos e seu desempenho profissional).
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<BLOCKQUOTE>1º) criação de um curso na abordagem ''broadcast'' (que apresenta o conteúdo/foco – o assunto de interesse comum a ser discutido entre os integrantes da comunidade – contextualizado, significativo; e pedagogicamente estruturado e em constante construção, de forma a estimular a aprendizagem autônoma a todos os participantes);</BLOCKQUOTE>
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Esses suportes pedagógicos que sustentam a Comunidade Virtual de Aprendizagem e, conseqüentemente, a educação no paradigma da produção em massa podem ser considerados recursos significativos para facilitar o processo de construção do conhecimento dos participantes, uma vez que possibilitam a troca de informações contextualizadas e atualizadas com a prática diária dos servidores, pois a comunidade realimenta o conteúdo do curso num processo contínuo; consolidam uma rede de colaboração, que potencializa a capacidade do servidor de se adaptar criticamente a novas situações; contribuem para o sentimento de empowerment nos servidores, pelo reconhecimento de suas contribuições; e levam a descobrir novos talentos. Os especialistas existem, porém estão incógnitos e, possivelmente, ignorados. A criação da comunidade virtual de aprendizagem pode ser a grande chance de a administração pública resgatar o potencial intelectual e humano de seus servidores, valorizando a capacidade de pensar, de criar e de se relacionar que eles detêm!” (TAVARES-SILVA, 2006).  
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==FONTE==
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==Fonte==
TAVARES-SILVA, T. '''A educação baseada no paradigma da produção em massa, de servidores do Estado de São Paulo, via cursos on-line''': a comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação - Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.  
TAVARES-SILVA, T. '''A educação baseada no paradigma da produção em massa, de servidores do Estado de São Paulo, via cursos on-line''': a comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação - Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.  
[[Categoria: Glossário EGAP]]
[[Categoria: Glossário EGAP]]

Edição atual tal como 12h41min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Referem-se a recursos potencializadores do processo de construção do conhecimento, uma vez que a comunidade é capaz de realimentar, continuamente, os conteúdos informados.


Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Colaboração // Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem) // Recursos Educacionais Abertos // Educação Aberta // Objeto Digital de Aprendizagem // Mediador Pedagógico // Mediador Técnico // Andragogia

Referências

"A Comunidade Virtual de Aprendizagem e de Prática da Fundap encontra-se sustentada por cinco suportes pedagógicos fundamentais:
1º) criação de um curso na abordagem broadcast (que apresenta o conteúdo/foco – o assunto de interesse comum a ser discutido entre os integrantes da comunidade – contextualizado, significativo; e pedagogicamente estruturado e em constante construção, de forma a estimular a aprendizagem autônoma a todos os participantes);
2º) adoção do modelo andragógico (a aprendizagem adquire uma característica mais centrada no adulto, na sua experiência, na sua independência e na sua autogestão);
3º) mediação pedagógica e técnica (facilita o processo de ensino-aprendizagem, incentiva a interação nos fóruns de discussão e auxilia o participante a descobrir seu potencial intelectual);
4º) efetiva contribuição dos participantes (cada aprendiz torna-se agente de busca e construção do conhecimento, vindo a ser corresponsável e coautor do seu aprendizado pessoal, profissional e do grupo do qual faz parte); e
5º) aprendizagem continuada e colaborativa (mesmo após o encerramento do curso, os participantes continuam tendo acesso à Comunidade Virtual de Aprendizagem, tornando esse espaço disponível aos participantes em seu dia a dia de trabalho, como um meio de aprimorar seus conhecimentos técnicos e seu desempenho profissional).
Esses suportes pedagógicos que sustentam a Comunidade Virtual de Aprendizagem e, conseqüentemente, a educação no paradigma da produção em massa podem ser considerados recursos significativos para facilitar o processo de construção do conhecimento dos participantes, uma vez que possibilitam a troca de informações contextualizadas e atualizadas com a prática diária dos servidores, pois a comunidade realimenta o conteúdo do curso num processo contínuo; consolidam uma rede de colaboração, que potencializa a capacidade do servidor de se adaptar criticamente a novas situações; contribuem para o sentimento de empowerment nos servidores, pelo reconhecimento de suas contribuições; e levam a descobrir novos talentos. Os especialistas existem, porém estão incógnitos e, possivelmente, ignorados. A criação da comunidade virtual de aprendizagem pode ser a grande chance de a administração pública resgatar o potencial intelectual e humano de seus servidores, valorizando a capacidade de pensar, de criar e de se relacionar que eles detêm!” (TAVARES-SILVA, 2006).

Fonte

TAVARES-SILVA, T. A educação baseada no paradigma da produção em massa, de servidores do Estado de São Paulo, via cursos on-line: a comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação - Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.