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Presença de Ensino

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A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] e é definida como o ''design'', a facilitação e o direcionamento das presenças cognitiva e social.
A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] e é definida como o ''design'', a facilitação e o direcionamento das presenças cognitiva e social.
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<BLOCKQUOTE>“A Presença de Ensino no ''Design'' e Organização</BLOCKQUOTE>
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<BLOCKQUOTE>Garrison e Anderson (2003:67) afirmam que o ''design'' e a organização de um curso a distância – para estudantes e mediado por computador – possui uma demanda maior tanto do ''design'' quanto de sua organização, do que um curso similar em um contexto tradicional de sala de aula presencial.</BLOCKQUOTE>
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Edição atual tal como 11h42min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) e é definida como o design, a facilitação e o direcionamento das presenças cognitiva e social.

Veja também: Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) // Presença Cognitiva // Presença Social // Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática

Referências

“A Presença de Ensino no Design e Organização
Garrison e Anderson (2003:67) afirmam que o design e a organização de um curso a distância – para estudantes e mediado por computador – possui uma demanda maior tanto do design quanto de sua organização, do que um curso similar em um contexto tradicional de sala de aula presencial.
A tecnologia demanda professores aptos a redesenhar a aproximação do ensino e da aprendizagem para obtenção da capacidade máxima do meio tecnológico, sendo esse redesenho, em alguns casos, insatisfatório, pois a construção de um curriculum é realizada de maneira complexa, tanto no aumento, quanto na diminuição de seu conteúdo.
Ainda segundo os autores, o design e a organização provêm de um macronível estrutural, em que, para uma experiência educacional, é preciso ter similar responsabilidade e funções.
Para Anderson et al. (2001:5), como em muitas formas de educação a distância, o processo de desenho e planejamento do curso on-line é geralmente mais extenso e consome mais tempo, se comparado ao processo baseado no ensino em sala de aula.
Ainda segundo Anderson et al. (2001: 6), construir um curso em formato digital força o professor a pensar no processo, na estrutura, na evolução e na interação que compõem o curso, e muitas das expectativas de aprendizagem da sala de aula convencional não são válidas para os estudantes ou para os professores, obrigando estes a serem mais explícitos e transparentes no planejamento de seus processos de design e organização.
As atividades abrangem a construção de material curricular que compreende a criação e a integração de objetos de aprendizado externos, incluindo o redesenho de materiais, impressões pessoais e outras visões customizadas do conteúdo do curso.
Os autores observam ainda que essa categoria envolve também o design e a administração de uma miscigenação de atividades individuais e em grupo que deve acontecer durante o curso, incluindo o processo no qual o instrutor negocia linhas de tempo para atividades em grupo e o desenvolvimento de atividades práticas, aspecto esse, segundo Anderson et al. (2001:6), muito importante nos cursos on-line.”

Fontes

ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.

ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.

GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. e-Learning in the 21st Century: a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.

GARRISON, D. R. Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.