Ferramentas pessoais

Presença Cognitiva

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Fontes)
Linha 1: Linha 1:
==Ementa==
==Ementa==
-
Presença Cognitiva corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da aprendizagem.
+
Corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da aprendizagem.
-
A reflexão crítica e discursiva é demandada pelo professor a partir de propostas elaboradas com conteúdos selecionados de forma a diagnosticar possíveis interpretações errôneas, assegurando uma aprendizagem efetiva. O pensamento crítico é uma atividade holística incorporando tanto a reflexão e a quanto às atividades. O pensamento e o discurso crítico são centrais na estrutura teórica do ensino a distância
+
 
 +
A reflexão crítica e discursiva é demandada pelo professor a partir de propostas elaboradas com conteúdos selecionados de forma a diagnosticar possíveis interpretações errôneas, assegurando uma aprendizagem efetiva. O pensamento crítico é uma atividade holística que incorpora tanto a reflexão quanto as atividades executadas.  
 +
 
 +
O pensamento e o discurso crítico são centrais na estrutura teórica do ensino a distância
==Referências==
==Referências==
-
“Ao detalhar mais o conceito de presença cognitiva em  ambientes educacionais on-line, Garrison e Anderson (2003:55) afirmam que esse conceito é utilizado para descrever o envolvimento intelectual que sustenta o discurso crítico e a aquisição de conhecimento superior. Esse conceito é essencial para a criação de uma Community of Inquiry ou, como cunhado por Gervai, comunidades de desafios e questionamentos.
+
<BLOCKQUOTE>“Ao detalhar mais o conceito de presença cognitiva em  ambientes educacionais ''on-line'', Garrison e Anderson (2003:55) afirmam que esse conceito é utilizado para descrever o envolvimento intelectual que sustenta o discurso crítico e a aquisição de conhecimento superior. Esse conceito é essencial para a criação de uma ''Community of Inquiry'' ou, como cunhado por Gervai, 'comunidades de desafios e questionamentos'."</BLOCKQUOTE>
-
“A presença cognitiva, fundada nas ideias de Dewey (1933, cit. por Garrison et al., 2000) está sujeita à passagem de um conjunto de quatro fases, operacionalizadas por Garrison e colaboradores (2001,cit. por Garrison & Arbaugh, 2007), tendo em vista alcançar o conhecimento. Esta componente está associada ao pensamento crítico, como tal surge da construção de significados sustentados na reflexão e no discurso (Garrison & Arbaugh, 2007).”
+
“A presença cognitiva, fundada nas ideias de Dewey (1933, cit. por Garrison ''et al''., 2000), está sujeita à passagem de um conjunto de quatro fases, operacionalizadas por Garrison e colaboradores (2001, cit. por Garrison & Arbaugh, 2007), tendo em vista alcançar o conhecimento. Esta componente está associada ao pensamento crítico, como tal surge da construção de significados sustentados na reflexão e no discurso (Garrison & Arbaugh, 2007).”</BLOCKQUOTE>
-
Quatro fases da presença cognitiva:  
+
<BLOCKQUOTE>Quatro fases da presença cognitiva: </BLOCKQUOTE>
-
Triggerring ou event (evento disparador);  
+
<BLOCKQUOTE>- ''Triggerring'' ou ''event'' (evento disparador); </BLOCKQUOTE>
-
Exploration (exploração);
+
<BLOCKQUOTE>- ''Exploration'' (exploração);</BLOCKQUOTE>
-
Integration (integração);
+
<BLOCKQUOTE>- ''Integration'' (integração);</BLOCKQUOTE>
-
resolution (resolução).
+
<BLOCKQUOTE>- ''Resolution'' (resolução).</BLOCKQUOTE>
==Fontes==
==Fontes==

Edição de 17h40min de 5 de fevereiro de 2018

Ementa

Corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da aprendizagem.

A reflexão crítica e discursiva é demandada pelo professor a partir de propostas elaboradas com conteúdos selecionados de forma a diagnosticar possíveis interpretações errôneas, assegurando uma aprendizagem efetiva. O pensamento crítico é uma atividade holística que incorpora tanto a reflexão quanto as atividades executadas.

O pensamento e o discurso crítico são centrais na estrutura teórica do ensino a distância

Referências

“Ao detalhar mais o conceito de presença cognitiva em ambientes educacionais on-line, Garrison e Anderson (2003:55) afirmam que esse conceito é utilizado para descrever o envolvimento intelectual que sustenta o discurso crítico e a aquisição de conhecimento superior. Esse conceito é essencial para a criação de uma Community of Inquiry ou, como cunhado por Gervai, 'comunidades de desafios e questionamentos'."

“A presença cognitiva, fundada nas ideias de Dewey (1933, cit. por Garrison et al., 2000), está sujeita à passagem de um conjunto de quatro fases, operacionalizadas por Garrison e colaboradores (2001, cit. por Garrison & Arbaugh, 2007), tendo em vista alcançar o conhecimento. Esta componente está associada ao pensamento crítico, como tal surge da construção de significados sustentados na reflexão e no discurso (Garrison & Arbaugh, 2007).”</BLOCKQUOTE>

Quatro fases da presença cognitiva:
- Triggerring ou event (evento disparador);
- Exploration (exploração);
- Integration (integração);
- Resolution (resolução).

Fontes

ANTUNES, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an online learning context. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. (Eds.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2006. p.343-366. Disponível em: <http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. Getting the mix right again: an updated and theoretical rationale for interaction. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v.4, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 16 out. 2017.

ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 5, n.2, p.1-17, Sept. 2001. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/bitstream/handle/2149/725/assessing_teaching_presence.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2017.

GARRISON, D. R. Cognitive presence for effective asynchronous online learning: the role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. Canada, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/D_Garrison/publication/228585404_Cognitive_presence_for_effective_asynchronous_online_learning_The_role_of_reflective_inquiry_self-direction_and_metacognition/links/02bfe50db023b07263000000/Cognitive-presence-for-effective-asynchronous-online-learning-The-role-of-reflective-inquiry-self-direction-and-metacognition.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.

______. 2007 Online community of inquiry review: social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, v.11, n.1, p.61-72, Apr. 2007. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ842688>. Acesso em: 23 out. 2017.

GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.