Ferramentas pessoais

Portaria ITESP nº 69, de 13 de agosto de 2012

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'O Diretor Executivo da Fundação ITESP, de acordo com as normas regulamentares previstas na Lei Estadual 10.207/99, no Decreto Estadual 44.294/99, no artigo 7º, itens 14, 16 ...')
Linha 5: Linha 5:
ainda com base no Decreto Estadual 57.490 de 4/11/2011, que  
ainda com base no Decreto Estadual 57.490 de 4/11/2011, que  
fixa o Quadro de Pessoal da Fundação ITESP, resolve:
fixa o Quadro de Pessoal da Fundação ITESP, resolve:
 +
 +
DISCIPLINAR O REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DA PROMOÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO ITESP
DISCIPLINAR O REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DA PROMOÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO ITESP
-
CAPÍTULO I
+
 
-
Disposições Preliminares
+
 
 +
CAPÍTULO I - Disposições Preliminares
 +
 
 +
 
Artigo 1º - O objetivo do presente regulamento é disciplinar  
Artigo 1º - O objetivo do presente regulamento é disciplinar  
os processos de Avaliação de Desempenho e de Promoção Profissional, integrantes do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da  
os processos de Avaliação de Desempenho e de Promoção Profissional, integrantes do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da  
Fundação ITESP, aprovado em 26 de outubro de 2011.
Fundação ITESP, aprovado em 26 de outubro de 2011.
 +
§ 1º - Nos processos de Avaliação de Desempenho e de  
§ 1º - Nos processos de Avaliação de Desempenho e de  
Promoção Profissional serão observados os critérios, normas,  
Promoção Profissional serão observados os critérios, normas,  
Linha 17: Linha 23:
do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452/43 e  
do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452/43 e  
legislação complementar.
legislação complementar.
 +
§ 2º - Os cargos permanentes da Fundação ITESP, aprovados  
§ 2º - Os cargos permanentes da Fundação ITESP, aprovados  
pelo Decreto nº 57.490, de 4 de novembro de 2011, são os seguintes:
pelo Decreto nº 57.490, de 4 de novembro de 2011, são os seguintes:
 +
I - Advogado
I - Advogado
 +
II - Analista de Gestão Organizacional
II - Analista de Gestão Organizacional
 +
III - Analista de Desenvolvimento Agrário
III - Analista de Desenvolvimento Agrário
 +
IV - Analista de Desenvolvimento Fundiário
IV - Analista de Desenvolvimento Fundiário
 +
V - Analista de Informática
V - Analista de Informática
 +
VI - Técnico em Gestão Organizacional
VI - Técnico em Gestão Organizacional
 +
VII - Técnico em Desenvolvimento Agrário
VII - Técnico em Desenvolvimento Agrário
 +
VIII - Técnico em Desenvolvimento Fundiário
VIII - Técnico em Desenvolvimento Fundiário
 +
IX - Técnico em Informática
IX - Técnico em Informática
 +
X - Auxiliar de Gestão Organizacional
X - Auxiliar de Gestão Organizacional
 +
§ 3º - Os cargos de Motorista, Auxiliar de Desenvolvimento  
§ 3º - Os cargos de Motorista, Auxiliar de Desenvolvimento  
e Prático de Desenvolvimento, existentes no PCCS, serão extintos  
e Prático de Desenvolvimento, existentes no PCCS, serão extintos  
na vacância, até lá, seus ocupantes continuarão a desenvolver as  
na vacância, até lá, seus ocupantes continuarão a desenvolver as  
atividades pertinentes.
atividades pertinentes.
 +
Artigo 2º - Para os efeitos desta Portaria consideram-se:
Artigo 2º - Para os efeitos desta Portaria consideram-se:
 +
I - Cargo: o conjunto de funções similares quanto à natureza  
I - Cargo: o conjunto de funções similares quanto à natureza  
das atribuições e requisitos exigidos.
das atribuições e requisitos exigidos.
 +
II - Tabela Salarial: a sequência de posições salariais de um  
II - Tabela Salarial: a sequência de posições salariais de um  
mesmo cargo, indicativa da carreira.
mesmo cargo, indicativa da carreira.
 +
III - Classe: a posição salarial localizada dentro da tabela  
III - Classe: a posição salarial localizada dentro da tabela  
salarial.
salarial.
 +
IV - Plano de Carreira: o conjunto de políticas para incentivar os servidores a evoluirem profissionalmente, de acordo com  
IV - Plano de Carreira: o conjunto de políticas para incentivar os servidores a evoluirem profissionalmente, de acordo com  
as regras do PCCS.
as regras do PCCS.
 +
V - Promoção: a evolução salarial do servidor em função  
V - Promoção: a evolução salarial do servidor em função  
da experiência profissional, complexidade das atividades, avaliações de desempenho e existência de vaga na classe superior.
da experiência profissional, complexidade das atividades, avaliações de desempenho e existência de vaga na classe superior.
 +
VI - Desempenho: o resultado demonstrado pelo servidor  
VI - Desempenho: o resultado demonstrado pelo servidor  
com base em metas estipuladas em consonância com o planejamento estratégico da entidade.
com base em metas estipuladas em consonância com o planejamento estratégico da entidade.
 +
VII - Salário: a retribuição pecuniária mensal ao servidor  
VII - Salário: a retribuição pecuniária mensal ao servidor  
pelo exercício de cargo do quadro de carreira ou de livre provimento.
pelo exercício de cargo do quadro de carreira ou de livre provimento.
 +
VIII - Remuneração: o valor do salário acrescido das vantagens pecuniárias pessoais ou funcionais estabelecidas.
VIII - Remuneração: o valor do salário acrescido das vantagens pecuniárias pessoais ou funcionais estabelecidas.
-
CAPÍTULO II
+
 
-
Da Avaliação de Desempenho
+
 
 +
CAPÍTULO II - Da Avaliação de Desempenho
 +
 
 +
 
Artigo 3º - A avaliação de desempenho será realizada de  
Artigo 3º - A avaliação de desempenho será realizada de  
acordo com os critérios estabelecidos no Manual de Promoção  
acordo com os critérios estabelecidos no Manual de Promoção  
Profissional integrante do Plano de Cargos, Carreiras e Salários  
Profissional integrante do Plano de Cargos, Carreiras e Salários  
do ITESP.
do ITESP.
 +
§ 1º - Os processos de avaliação de desempenho serão  
§ 1º - Os processos de avaliação de desempenho serão  
realizados nos anos pares, levando-se em consideração a realização de metas.
realizados nos anos pares, levando-se em consideração a realização de metas.
 +
§ 2º - Os servidores, participando do esforço de realização  
§ 2º - Os servidores, participando do esforço de realização  
de metas coletivas e individuais terão seus desempenhos avaliados e classificados com notas que lhe serão atribuídas por sua  
de metas coletivas e individuais terão seus desempenhos avaliados e classificados com notas que lhe serão atribuídas por sua  
supervisão/direção.
supervisão/direção.
-
CAPÍTULO III
+
 
-
Da Promoção Profissional
+
 
 +
CAPÍTULO III - Da Promoção Profissional
 +
 
 +
 
Artigo 4º - A promoção, definida no artigo 2º, V, desta Portaria, ocorrerá mediante avaliação de desempenho e será aplicável  
Artigo 4º - A promoção, definida no artigo 2º, V, desta Portaria, ocorrerá mediante avaliação de desempenho e será aplicável  
a todos os cargos constantes do Artigo 1º, §§ 2º e 3º.
a todos os cargos constantes do Artigo 1º, §§ 2º e 3º.
 +
§ 1º- Os processos de promoção profissional se darão  
§ 1º- Os processos de promoção profissional se darão  
anualmente, de forma a contemplar os servidores que tenham  
anualmente, de forma a contemplar os servidores que tenham  
alcançado os requisitos previstos.
alcançado os requisitos previstos.
 +
§ 2º - O somatório dos acréscimos salariais por promoção se  
§ 2º - O somatório dos acréscimos salariais por promoção se  
limitará a 1% (um por cento) da folha de pagamento nominal,  
limitará a 1% (um por cento) da folha de pagamento nominal,  
não podendo ser excedido em nenhuma hipótese.
não podendo ser excedido em nenhuma hipótese.
 +
§ 3º - No limite do parágrafo anterior, anualmente, estarão  
§ 3º - No limite do parágrafo anterior, anualmente, estarão  
compreendidas as promoções por recomposição de quadro, na  
compreendidas as promoções por recomposição de quadro, na  
hipótese de desligamento, por qualquer motivo, de servidores  
hipótese de desligamento, por qualquer motivo, de servidores  
ocupantes de classes salariais superiores às iniciais de cada cargo.
ocupantes de classes salariais superiores às iniciais de cada cargo.
 +
§ 4º - Para que seja possível promover os servidores serão  
§ 4º - Para que seja possível promover os servidores serão  
necessárias ao menos duas avaliações de desempenho durante  
necessárias ao menos duas avaliações de desempenho durante  
Linha 81: Linha 120:
suspensão disciplinar no período de 5 (cinco) anos, anteriores à  
suspensão disciplinar no período de 5 (cinco) anos, anteriores à  
data da aplicação da promoção.
data da aplicação da promoção.
 +
§ 5º - A instrução dos processos de promoção profissional  
§ 5º - A instrução dos processos de promoção profissional  
se dará até 31 de janeiro de cada ano.
se dará até 31 de janeiro de cada ano.
 +
Parágrafo único - Para efeitos de desempate, serão considerados os critérios abaixo na seguinte ordem:
Parágrafo único - Para efeitos de desempate, serão considerados os critérios abaixo na seguinte ordem:
 +
I) maiores notas nas avaliações já realizadas;
I) maiores notas nas avaliações já realizadas;
 +
II) maior tempo de experiência na função, no ITESP, a partir  
II) maior tempo de experiência na função, no ITESP, a partir  
de 02/07/2001, em dias efetivos de trabalho;
de 02/07/2001, em dias efetivos de trabalho;
 +
III) menor salário;
III) menor salário;
 +
IV) mais idoso.
IV) mais idoso.
-
CAPÍTULO IV
+
 
-
Do Sistema de Gestão do Desempenho
+
 
 +
CAPÍTULO IV - Do Sistema de Gestão do Desempenho
 +
 
 +
 
Artigo 5º - A gestão do desempenho se caracterizará pelo  
Artigo 5º - A gestão do desempenho se caracterizará pelo  
acompanhamento da persecução dos objetivos e dos resultados  
acompanhamento da persecução dos objetivos e dos resultados  
dos grupos e servidores, pela supervisão/direção, fornecendo  
dos grupos e servidores, pela supervisão/direção, fornecendo  
subsídios que possam ser alcançados.
subsídios que possam ser alcançados.
 +
§ 1º - Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis,  
§ 1º - Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis,  
relacionados com os da entidade e alcançáveis durante certo  
relacionados com os da entidade e alcançáveis durante certo  
período de tempo.
período de tempo.
 +
§ 2º - Cada servidor terá acompanhamento em relação às  
§ 2º - Cada servidor terá acompanhamento em relação às  
competências comportamentais previstas no sistema de avalia-
competências comportamentais previstas no sistema de avalia-
ção de desempenho.
ção de desempenho.
 +
§ 3º - A gestão do desempenho deverá ser formalizada nos  
§ 3º - A gestão do desempenho deverá ser formalizada nos  
formulários específicos de avaliação, "Anexos I e II".
formulários específicos de avaliação, "Anexos I e II".
-
CAPÍTULO V
+
 
-
Da Operacionalização dos Sistemas
+
 
 +
CAPÍTULO V - Da Operacionalização dos Sistemas
 +
 
 +
 
Artigo 6º - Competirá à Assessoria de Recursos Humanos,  
Artigo 6º - Competirá à Assessoria de Recursos Humanos,  
em estreita atuação com a Diretoria do ITESP, a implementação  
em estreita atuação com a Diretoria do ITESP, a implementação  
dos processos de avaliação de desempenho e de promoção  
dos processos de avaliação de desempenho e de promoção  
profissional, cabendo-lhe:
profissional, cabendo-lhe:
 +
I - elaborar os calendários de aplicação das avaliações de  
I - elaborar os calendários de aplicação das avaliações de  
desempenho, publicando-os internamente após a aprovação  
desempenho, publicando-os internamente após a aprovação  
da Direção.
da Direção.
 +
II - coordenar, controlar e registrar os processos de avalia-
II - coordenar, controlar e registrar os processos de avalia-
ção de desempenho apurando os resultados pertinentes.
ção de desempenho apurando os resultados pertinentes.
 +
III - instruir os processos de promoção profissional, aplicando seus resultados.
III - instruir os processos de promoção profissional, aplicando seus resultados.
 +
IV - preparar e distribuir os formulários de avaliação de  
IV - preparar e distribuir os formulários de avaliação de  
desempenho aos avaliadores.
desempenho aos avaliadores.
 +
V - elaborar as listagens finais das avaliações de desempenho e dos servidores aptos às promoções, entregando-as à  
V - elaborar as listagens finais das avaliações de desempenho e dos servidores aptos às promoções, entregando-as à  
Direção para aprovação e divulgação.
Direção para aprovação e divulgação.
 +
VI - encaminhar à Direção os recursos interpostos e notificar  
VI - encaminhar à Direção os recursos interpostos e notificar  
os servidores dos conteúdos decisórios.
os servidores dos conteúdos decisórios.
 +
VII - fornecer dados cadastrais e de prontuário dos servidores, necessários ao funcionamento dos sistemas.
VII - fornecer dados cadastrais e de prontuário dos servidores, necessários ao funcionamento dos sistemas.
 +
VIII - instruir os gestores, capacitando-os à realização das  
VIII - instruir os gestores, capacitando-os à realização das  
avaliações dos grupos de trabalho e dos servidores subordinados.
avaliações dos grupos de trabalho e dos servidores subordinados.
-
CAPÍTULO VI
+
 
-
Dos Formulários
+
 
 +
CAPÍTULO VI - Dos Formulários
 +
 
 +
 
Artigo 7º - Os formulários que serão utilizados nas avalia-
Artigo 7º - Os formulários que serão utilizados nas avalia-
ções de desempenho por grupo e individual são os denominados  
ções de desempenho por grupo e individual são os denominados  
Avaliação de Desempenho de Grupo de Trabalho - ADG (Anexo  
Avaliação de Desempenho de Grupo de Trabalho - ADG (Anexo  
 +
I) e Avaliação das Competências Comportamentais/Contribuição  
I) e Avaliação das Competências Comportamentais/Contribuição  
Individual - ACCI (Anexo II).
Individual - ACCI (Anexo II).
 +
§ 1º - No formulário ADG deverão ser indicados pela  
§ 1º - No formulário ADG deverão ser indicados pela  
supervisão/direção, os objetivos/resultados esperados e os  
supervisão/direção, os objetivos/resultados esperados e os  
indicadores/metas para comparação, com atribuição de pontos  
indicadores/metas para comparação, com atribuição de pontos  
na seguinte proporção:
na seguinte proporção:
 +
I - 0 a 25 pontos quando nada ou pouco do objetivo foi  
I - 0 a 25 pontos quando nada ou pouco do objetivo foi  
atingido.
atingido.
 +
II - 26 a 50 pontos quando a medição ficar próxima de  
II - 26 a 50 pontos quando a medição ficar próxima de  
50% do objetivo.
50% do objetivo.
 +
III - 51 a 75 pontos quando a medição ficar entre 51 e 75%  
III - 51 a 75 pontos quando a medição ficar entre 51 e 75%  
do objetivo.
do objetivo.
 +
IV - 76 a 100 pontos quando a medição ficar entre 76 e  
IV - 76 a 100 pontos quando a medição ficar entre 76 e  
100% do objetivo.
100% do objetivo.
 +
§ 2º - No formulário ACCI deverão ser indicados pela supervisão/direção, as competências comportamentais/contribuição  
§ 2º - No formulário ACCI deverão ser indicados pela supervisão/direção, as competências comportamentais/contribuição  
individual esperadas dos servidores, com atribuição de pontos aos  
individual esperadas dos servidores, com atribuição de pontos aos  
itens "Foco nos resultados do Grupo", "Equipe", "Comprometimento" e "Qualidade/Aprimoramento", na seguinte proporção:
itens "Foco nos resultados do Grupo", "Equipe", "Comprometimento" e "Qualidade/Aprimoramento", na seguinte proporção:
 +
I - 0 a 25 pontos: nunca ou pouco apresenta.
I - 0 a 25 pontos: nunca ou pouco apresenta.
 +
II - 26 a 50 pontos: apresenta esporadicamente.
II - 26 a 50 pontos: apresenta esporadicamente.
 +
III - 51 a 75 pontos: apresenta frequentemente.
III - 51 a 75 pontos: apresenta frequentemente.
 +
IV - 76 a 100: sempre apresenta ou supera.
IV - 76 a 100: sempre apresenta ou supera.
 +
§ 3º - Devem ser indicados pelos avaliadores os pontos de  
§ 3º - Devem ser indicados pelos avaliadores os pontos de  
destaque e os que recomendam desenvolvimento de competências dos servidores.
destaque e os que recomendam desenvolvimento de competências dos servidores.
-
CAPÍTULO VII
+
 
-
Dos Prazos
+
 
 +
CAPÍTULO VII - Dos Prazos
 +
 
 +
 
Artigo 8º - Os prazos finais a serem observados são os  
Artigo 8º - Os prazos finais a serem observados são os  
seguintes:
seguintes:
 +
I - até 31 de dezembro, para o cumprimento das metas.
I - até 31 de dezembro, para o cumprimento das metas.
 +
II - até 15 de janeiro, todos os formulários devidamente preenchidos deverão ser entregues na Assessoria de Recursos Humanos.
II - até 15 de janeiro, todos os formulários devidamente preenchidos deverão ser entregues na Assessoria de Recursos Humanos.
 +
III - até 15 de fevereiro, a Assessoria de Recursos Humanos  
III - até 15 de fevereiro, a Assessoria de Recursos Humanos  
as entregará à Direção, devidamente classificados.
as entregará à Direção, devidamente classificados.
-
CAPÍTULO VIII
+
 
-
Das Condições Especiais
+
 
 +
CAPÍTULO VIII - Das Condições Especiais
 +
 
 +
 
Artigo 9º - Tudo quanto disposto no Plano de Cargos,  
Artigo 9º - Tudo quanto disposto no Plano de Cargos,  
Carreiras e Salários poderá sofrer suspensão temporária, assim  
Carreiras e Salários poderá sofrer suspensão temporária, assim  
Linha 168: Linha 254:
ou a insuficiência de recursos orçamentários frente às despesas,  
ou a insuficiência de recursos orçamentários frente às despesas,  
sem a obrigatoriedade de pagamentos cumulativos ou retroativos.
sem a obrigatoriedade de pagamentos cumulativos ou retroativos.
-
CAPÍTULO IX
+
 
-
Vigência
+
 
 +
CAPÍTULO IX - Vigência
 +
 
 +
 
Artigo 10 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua  
Artigo 10 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua  
publicação.
publicação.
 +
 +
==Anexos==
==Anexos==

Edição de 12h49min de 20 de agosto de 2012

O Diretor Executivo da Fundação ITESP, de acordo com as normas regulamentares previstas na Lei Estadual 10.207/99, no Decreto Estadual 44.294/99, no artigo 7º, itens 14, 16 e 24, seção I, capítulo II, do Regulamento Geral da Fundação ITESP, e ainda com base no Decreto Estadual 57.490 de 4/11/2011, que fixa o Quadro de Pessoal da Fundação ITESP, resolve:


DISCIPLINAR O REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DA PROMOÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO ITESP


CAPÍTULO I - Disposições Preliminares


Artigo 1º - O objetivo do presente regulamento é disciplinar os processos de Avaliação de Desempenho e de Promoção Profissional, integrantes do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Fundação ITESP, aprovado em 26 de outubro de 2011.

§ 1º - Nos processos de Avaliação de Desempenho e de Promoção Profissional serão observados os critérios, normas, procedimentos de avaliação e controle necessários à implementação do progresso profissional dos servidores do quadro permanente da Fundação, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452/43 e legislação complementar.

§ 2º - Os cargos permanentes da Fundação ITESP, aprovados pelo Decreto nº 57.490, de 4 de novembro de 2011, são os seguintes:

I - Advogado

II - Analista de Gestão Organizacional

III - Analista de Desenvolvimento Agrário

IV - Analista de Desenvolvimento Fundiário

V - Analista de Informática

VI - Técnico em Gestão Organizacional

VII - Técnico em Desenvolvimento Agrário

VIII - Técnico em Desenvolvimento Fundiário

IX - Técnico em Informática

X - Auxiliar de Gestão Organizacional

§ 3º - Os cargos de Motorista, Auxiliar de Desenvolvimento e Prático de Desenvolvimento, existentes no PCCS, serão extintos na vacância, até lá, seus ocupantes continuarão a desenvolver as atividades pertinentes.

Artigo 2º - Para os efeitos desta Portaria consideram-se:

I - Cargo: o conjunto de funções similares quanto à natureza das atribuições e requisitos exigidos.

II - Tabela Salarial: a sequência de posições salariais de um mesmo cargo, indicativa da carreira.

III - Classe: a posição salarial localizada dentro da tabela salarial.

IV - Plano de Carreira: o conjunto de políticas para incentivar os servidores a evoluirem profissionalmente, de acordo com as regras do PCCS.

V - Promoção: a evolução salarial do servidor em função da experiência profissional, complexidade das atividades, avaliações de desempenho e existência de vaga na classe superior.

VI - Desempenho: o resultado demonstrado pelo servidor com base em metas estipuladas em consonância com o planejamento estratégico da entidade.

VII - Salário: a retribuição pecuniária mensal ao servidor pelo exercício de cargo do quadro de carreira ou de livre provimento.

VIII - Remuneração: o valor do salário acrescido das vantagens pecuniárias pessoais ou funcionais estabelecidas.


CAPÍTULO II - Da Avaliação de Desempenho


Artigo 3º - A avaliação de desempenho será realizada de acordo com os critérios estabelecidos no Manual de Promoção Profissional integrante do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do ITESP.

§ 1º - Os processos de avaliação de desempenho serão realizados nos anos pares, levando-se em consideração a realização de metas.

§ 2º - Os servidores, participando do esforço de realização de metas coletivas e individuais terão seus desempenhos avaliados e classificados com notas que lhe serão atribuídas por sua supervisão/direção.


CAPÍTULO III - Da Promoção Profissional


Artigo 4º - A promoção, definida no artigo 2º, V, desta Portaria, ocorrerá mediante avaliação de desempenho e será aplicável a todos os cargos constantes do Artigo 1º, §§ 2º e 3º.

§ 1º- Os processos de promoção profissional se darão anualmente, de forma a contemplar os servidores que tenham alcançado os requisitos previstos.

§ 2º - O somatório dos acréscimos salariais por promoção se limitará a 1% (um por cento) da folha de pagamento nominal, não podendo ser excedido em nenhuma hipótese.

§ 3º - No limite do parágrafo anterior, anualmente, estarão compreendidas as promoções por recomposição de quadro, na hipótese de desligamento, por qualquer motivo, de servidores ocupantes de classes salariais superiores às iniciais de cada cargo.

§ 4º - Para que seja possível promover os servidores serão necessárias ao menos duas avaliações de desempenho durante o período em que estiverem em uma determinada classe salarial e classificação que possibilite suas promoções, as quais dependerão da existência de vagas nas classes salariais seguintes e recursos orçamentários suficientes, bem como inexistência de suspensão disciplinar no período de 5 (cinco) anos, anteriores à data da aplicação da promoção.

§ 5º - A instrução dos processos de promoção profissional se dará até 31 de janeiro de cada ano.

Parágrafo único - Para efeitos de desempate, serão considerados os critérios abaixo na seguinte ordem:

I) maiores notas nas avaliações já realizadas;

II) maior tempo de experiência na função, no ITESP, a partir de 02/07/2001, em dias efetivos de trabalho;

III) menor salário;

IV) mais idoso.


CAPÍTULO IV - Do Sistema de Gestão do Desempenho


Artigo 5º - A gestão do desempenho se caracterizará pelo acompanhamento da persecução dos objetivos e dos resultados dos grupos e servidores, pela supervisão/direção, fornecendo subsídios que possam ser alcançados.

§ 1º - Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, relacionados com os da entidade e alcançáveis durante certo período de tempo.

§ 2º - Cada servidor terá acompanhamento em relação às competências comportamentais previstas no sistema de avalia- ção de desempenho.

§ 3º - A gestão do desempenho deverá ser formalizada nos formulários específicos de avaliação, "Anexos I e II".


CAPÍTULO V - Da Operacionalização dos Sistemas


Artigo 6º - Competirá à Assessoria de Recursos Humanos, em estreita atuação com a Diretoria do ITESP, a implementação dos processos de avaliação de desempenho e de promoção profissional, cabendo-lhe:

I - elaborar os calendários de aplicação das avaliações de desempenho, publicando-os internamente após a aprovação da Direção.

II - coordenar, controlar e registrar os processos de avalia- ção de desempenho apurando os resultados pertinentes.

III - instruir os processos de promoção profissional, aplicando seus resultados.

IV - preparar e distribuir os formulários de avaliação de desempenho aos avaliadores.

V - elaborar as listagens finais das avaliações de desempenho e dos servidores aptos às promoções, entregando-as à Direção para aprovação e divulgação.

VI - encaminhar à Direção os recursos interpostos e notificar os servidores dos conteúdos decisórios.

VII - fornecer dados cadastrais e de prontuário dos servidores, necessários ao funcionamento dos sistemas.

VIII - instruir os gestores, capacitando-os à realização das avaliações dos grupos de trabalho e dos servidores subordinados.


CAPÍTULO VI - Dos Formulários


Artigo 7º - Os formulários que serão utilizados nas avalia- ções de desempenho por grupo e individual são os denominados Avaliação de Desempenho de Grupo de Trabalho - ADG (Anexo

I) e Avaliação das Competências Comportamentais/Contribuição Individual - ACCI (Anexo II).

§ 1º - No formulário ADG deverão ser indicados pela supervisão/direção, os objetivos/resultados esperados e os indicadores/metas para comparação, com atribuição de pontos na seguinte proporção:

I - 0 a 25 pontos quando nada ou pouco do objetivo foi atingido.

II - 26 a 50 pontos quando a medição ficar próxima de 50% do objetivo.

III - 51 a 75 pontos quando a medição ficar entre 51 e 75% do objetivo.

IV - 76 a 100 pontos quando a medição ficar entre 76 e 100% do objetivo.

§ 2º - No formulário ACCI deverão ser indicados pela supervisão/direção, as competências comportamentais/contribuição individual esperadas dos servidores, com atribuição de pontos aos itens "Foco nos resultados do Grupo", "Equipe", "Comprometimento" e "Qualidade/Aprimoramento", na seguinte proporção:

I - 0 a 25 pontos: nunca ou pouco apresenta.

II - 26 a 50 pontos: apresenta esporadicamente.

III - 51 a 75 pontos: apresenta frequentemente.

IV - 76 a 100: sempre apresenta ou supera.

§ 3º - Devem ser indicados pelos avaliadores os pontos de destaque e os que recomendam desenvolvimento de competências dos servidores.


CAPÍTULO VII - Dos Prazos


Artigo 8º - Os prazos finais a serem observados são os seguintes:

I - até 31 de dezembro, para o cumprimento das metas.

II - até 15 de janeiro, todos os formulários devidamente preenchidos deverão ser entregues na Assessoria de Recursos Humanos.

III - até 15 de fevereiro, a Assessoria de Recursos Humanos as entregará à Direção, devidamente classificados.


CAPÍTULO VIII - Das Condições Especiais


Artigo 9º - Tudo quanto disposto no Plano de Cargos, Carreiras e Salários poderá sofrer suspensão temporária, assim declarada pelo Diretor Executivo ou Comissão de Política Salarial, tendo em vista o interesse público, a conveniência, a oportunidade ou a insuficiência de recursos orçamentários frente às despesas, sem a obrigatoriedade de pagamentos cumulativos ou retroativos.


CAPÍTULO IX - Vigência


Artigo 10 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Anexos