Ferramentas pessoais

Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem)

De Meu Wiki

Edição feita às 12h01min de 16 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação participante-participante.

Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional.

Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Suportes Pedagógicos de uma Comunidade

Referência

Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.

Fonte

ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.