Ferramentas pessoais

Organização

De Meu Wiki

Edição feita às 13h19min de 30 de julho de 2014 por Gralmeida (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Organização significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos, seja formal ou informal, pública ou privada.


Segundo Maximiano (1992), "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."


Uma organização é formada pelo soma de pessoas, infraestrutura física, recursos financeiros e outros elementos, que são combinados e orientados a um objetivo comum.


É entendida como uma entidade social (porque é constituída por pessoas), é dirigida por objetivos específicos (porque sua existência é marcada por propósitos e resultados) e deliberadamente estruturada (porque o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização).


Um ponto interessante sobre o termo organização é que ele vem fazer referência à conjuntos de agrupamentos humanos baseados na biologia. Daí organização proveniente de órgão. Isto ocorreu na idade média, quando a biologia e o funcionamento do corpo humano passaram a ser referência para os agrupamentos humanos. Assim, passamos a denominar agrupamentos humanos formais de organização; o agrupamento de profissionais, por exemplo, de corpo de funcionários e a liderança de "chefe" que provém do termo latino caput (cabeça).


Referência

MAXIMIANO, ANTONIO CESAR A.Introdução a administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.