Ferramentas pessoais

Organização

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
m (Protegeu "Organização" ([edit=sysop] (indefinido) [move=sysop] (indefinido)))
Linha 2: Linha 2:
-
Segundo Maximiano (1992) ''"uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."''
+
Segundo Maximiano (1992), ''"uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."''

Edição de 13h19min de 30 de julho de 2014

Organização significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos, seja formal ou informal, pública ou privada.


Segundo Maximiano (1992), "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."


Uma organização é formada pelo soma de pessoas, infraestrutura física, recursos financeiros e outros elementos, que são combinados e orientados a um objetivo comum.


É entendida como uma entidade social (porque é constituída por pessoas), é dirigida por objetivos específicos (porque sua existência é marcada por propósitos e resultados) e deliberadamente estruturada (porque o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização).


Um ponto interessante sobre o termo organização é que ele vem fazer referência à conjuntos de agrupamentos humanos baseados na biologia. Daí organização proveniente de órgão. Isto ocorreu na idade média, quando a biologia e o funcionamento do corpo humano passaram a ser referência para os agrupamentos humanos. Assim, passamos a denominar agrupamentos humanos formais de organização; o agrupamento de profissionais, por exemplo, de corpo de funcionários e a liderança de "chefe" que provém do termo latino caput (cabeça).


Referência

MAXIMIANO, ANTONIO CESAR A.Introdução a administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.