Ferramentas pessoais

Oficina

De Meu Wiki

Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’.


Veja também: Conferência // Congresso // Mesa-redonda // Painel // Palestra // Seminário // Simpósio // Teleconferência

Referências

“A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado. [...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, apud OMISTE; LÓPEZ; RAMÍREZ, 2000, p.178).
"[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, apud Omiste; López; Ramírez, 2000, p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).

Fontes

FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017.

OFICINAS. In: CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Glossário. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/glossario/oficinas/> Acesso em: 4 ago. 2017.

OMISTE, A. SAAVEDRA; LÓPEZ, Maria Del C.; RAMIREZ, J. Formação de grupos populares: uma proposta educativa. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.