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Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’.  
Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’.  
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'''Ver, também''': [[Conferência]]; [[Congresso]]; [[Mesa-redonda]]; [[Painel]]; [[Palestra]]; [[Seminário]]; [[Simpósio]]; [[Teleconferência]].
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'''“A oficina''' é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado.  
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<BLOCKQUOTE>'''“A oficina''' é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado. [...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma  realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, ''apud'' OMISTE; LÓPEZ; RAMÍREZ, 2000,  p.178). <BLOCKQUOTE>
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[...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma  realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, apud Omiste; López; Ramírez, 2000,  p.178).  
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[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar  a separação que existe entre  a teoria  e a  prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, apud Omiste; López; Ramírez, 2000,  p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).
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<BLOCKQUOTE>"[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar  a separação que existe entre  a teoria  e a  prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, ''apud'' Omiste; López; Ramírez, 2000,  p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).<BLOCKQUOTE>
==Fonte==
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FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. '''Metodologia de oficina pedagógica''': uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017.
FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. '''Metodologia de oficina pedagógica''': uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017.

Edição de 13h32min de 5 de fevereiro de 2018

Ementa

Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’.

Ver, também: Conferência; Congresso; Mesa-redonda; Painel; Palestra; Seminário; Simpósio; Teleconferência.

Referência

“A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado. [...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, apud OMISTE; LÓPEZ; RAMÍREZ, 2000, p.178).
"[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, apud Omiste; López; Ramírez, 2000, p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).

Fonte

FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017.

OFICINAS. In: CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Glossário. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/glossario/oficinas/> Acesso em: 4 ago. 2017.

OMISTE, A. SAAVEDRA; LÓPEZ, Maria Del C.; RAMIREZ, J. Formação de grupos populares: uma proposta educativa. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.