Ferramentas pessoais

Objeto Digital de Aprendizagem

De Meu Wiki

Edição feita às 11h24min de 16 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Recursos digitais (softwares educacionais e conteúdo multimídia) utilizados (e reutilizáveis) para apoiar cursos on-line e auxiliar o ensino-aprendizagem.

A combinação de diferentes e variados objetos digitais de aprendizagem beneficia as preferências individuais de aprendizagem, uma vez que cada “aluno” é único na forma como recebe e processa as informações.

Veja também: Recursos Educacionais Abertos

Referência

O termo ‘objeto de aprendizagem’ tem sido utilizado na literatura para referir-se aos recursos educacionais digitais reutilizáveis em vários contextos educacionais, sendo eles armazenados em repositórios educacionais. Os objetos de aprendizagem precisam ser catalogados para facilitar a sua utilização e precisam ser interoperáveis com outros sistemas para ampliar sua eficácia. Exemplos de objetos de aprendizagem: texto, vídeo, simulações, arquivos de áudio, testes, cursos, livros eletrônicos, dentre outros.

Fontes

NASCIMENTO, A. C. A. Aprendizagem por meio de repositórios digitais e virtuais. In: LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. cap. 49.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.