Ferramentas pessoais

Mundo Virtual

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Fontes)
Linha 1: Linha 1:
==Ementa==
==Ementa==
-
Refere-se a uma realidade simulada, baseada no mundo real, criada graças ao avanço da tecnologia informática e à utilização de recursos computacionais.
+
Refere-se a uma realidade simulada, baseada no mundo real, criada graças ao avanço da tecnologia informática e à utilização de recursos computacionais.
==Referências==
==Referências==
-
“Um mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital). Possuem o conceito de persistência, isto é, o estado de seus objetos se preservam independente da presença do usuário.
+
<BLOCKQUOTE>“Um mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital). Possuem o conceito de persistência, isto é, o estado de seus objetos se preservam independente da presença do usuário.</BLOCKQUOTE>
-
'''Classificação de Mundos Virtuais'''
+
-
Os mundos virtuais podem ser classificados de acordo com sua proximidade com a realidade e objetivo; dentre estas classificações, temos:
+
<BLOCKQUOTE>
-
'''Metaversos''': buscam replicar a realidade em sua física e personificação do indivíduo (que tende a ser humano ou, no máximo, humanóide) e obedece, na maior parte das vezes, as mecânicas existentes no mundo real. Os metaversos assemelham-se a simuladores.
+
'''Classificação de Mundos Virtuais'''</BLOCKQUOTE>
-
'''MMORPGs''': possuem caráter lúdico, onde os maiores exemplos são jogos como World of Warcraft, a série The Sims e SimCity. A representação do indivíduo não necessariamente busca atender à realidade (ou seja, podem ser elementos antropomórficos ou imaginários) e a vivência neste ambiente possui mecânicas físico-químicas próprias
+
<BLOCKQUOTE>Os mundos virtuais podem ser classificados de acordo com sua proximidade com a realidade e objetivo; dentre estas classificações, temos:</BLOCKQUOTE>
 +
<BLOCKQUOTE>- '''Metaversos''': buscam replicar a realidade em sua física e personificação do indivíduo (que tende a ser humano ou, no máximo, humanóide) e obedece, na maior parte das vezes, as mecânicas existentes no mundo real. Os metaversos assemelham-se a simuladores;<BLOCKQUOTE>
-
'''Paraversos''': mesclam a realidade e a virtualidade através do dispositivo de acesso. O usuário não é projetado através de um avatar, mas interage com a virtualidade pelo dispositivo. O exemplo mais claro são as aplicações de Realidade Aumentada” (MUNDO virtual. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre).
+
<BLOCKQUOTE>- '''MMORPGs''': possuem caráter lúdico, onde os maiores exemplos são jogos como ''World of Warcraft'', a série ''The Sims'' e ''SimCity''. A representação do indivíduo não necessariamente busca atender à realidade (ou seja, podem ser elementos antropomórficos ou imaginários) e a vivência neste ambiente possui mecânicas físico-químicas próprias;</BLOCKQUOTE>
-
“Os mundos virtuais são um ambiente em expansão. Alguns relatórios, como o Horizon Report, indicam o uso de mundos virtuais como uma tendência da web para o futuro. [...] Os primeiros mundos virtuais surgiram nos anos 1960, em formato textual, em ambientes acadêmicos. Eram executados em mainframes e totalmente textuais. A maioria foi e ainda é criada para servir de ambiente para algum jogo. Os jogos desenvolvidos  
+
<BLOCKQUOTE>- '''Paraversos''': mesclam a realidade e a virtualidade através do dispositivo de acesso. O usuário não é projetado através de um avatar, mas interage com a virtualidade pelo dispositivo. O exemplo mais claro são as aplicações de Realidade Aumentada” (MUNDO virtual. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre).</BLOCKQUOTE>
-
nesses mundos virtuais textuais eram os Role Playing Games (RPG). A maioria dos jogos era adaptada da versão de mesa para o uso nos mundos virtuais. Por serem originários da área de games, muitos dos termos utilizados nos jogos eletrônicos foram incorporados ao vocabulário dos mundos virtuais. À medida que as tecnologias avançam, os RPG, que iniciaram apenas no formato textual, evoluíram, e recursos gráficos foram adicionados. Com o advento da web, o jogo passou a permitir que muitas centenas, até milhares de jogadores se conectassem, dando origem ao termo Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG)” (SILVA, 2011).
+
 
 +
 
 +
<BLOCKQUOTE>“Os mundos virtuais são um ambiente em expansão. Alguns relatórios, como o ''Horizon Report'', indicam o uso de mundos virtuais como uma tendência da ''web'' para o futuro. [...] Os primeiros mundos virtuais surgiram nos anos 1960, em formato textual, em ambientes acadêmicos. Eram executados em ''mainframes'' e totalmente textuais. A maioria foi e ainda é criada para servir de ambiente para algum jogo. Os jogos desenvolvidos nesses mundos virtuais textuais eram os ''Role Playing Games'' (RPG). A maioria dos jogos era adaptada da versão de mesa para o uso nos mundos virtuais. Por serem originários da área de ''games'', muitos dos termos utilizados nos jogos eletrônicos foram incorporados ao vocabulário dos mundos virtuais. À medida que as tecnologias avançam, os RPG, que iniciaram apenas no formato textual, evoluíram, e recursos gráficos foram adicionados. Com o advento da ''web'', o jogo passou a permitir que muitas centenas, até milhares de jogadores se conectassem, dando origem ao termo ''Massively'' ou ''Massive Multiplayer Online Role-Playing Game'' (MMORPG)” (SILVA, 2011).
==Fontes==
==Fontes==

Edição de 12h05min de 8 de fevereiro de 2018

Ementa

Refere-se a uma realidade simulada, baseada no mundo real, criada graças ao avanço da tecnologia informática e à utilização de recursos computacionais.

Referências

“Um mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital). Possuem o conceito de persistência, isto é, o estado de seus objetos se preservam independente da presença do usuário.
Classificação de Mundos Virtuais
Os mundos virtuais podem ser classificados de acordo com sua proximidade com a realidade e objetivo; dentre estas classificações, temos:
- Metaversos: buscam replicar a realidade em sua física e personificação do indivíduo (que tende a ser humano ou, no máximo, humanóide) e obedece, na maior parte das vezes, as mecânicas existentes no mundo real. Os metaversos assemelham-se a simuladores;
- MMORPGs: possuem caráter lúdico, onde os maiores exemplos são jogos como World of Warcraft, a série The Sims e SimCity. A representação do indivíduo não necessariamente busca atender à realidade (ou seja, podem ser elementos antropomórficos ou imaginários) e a vivência neste ambiente possui mecânicas físico-químicas próprias;
- Paraversos: mesclam a realidade e a virtualidade através do dispositivo de acesso. O usuário não é projetado através de um avatar, mas interage com a virtualidade pelo dispositivo. O exemplo mais claro são as aplicações de Realidade Aumentada” (MUNDO virtual. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre).


“Os mundos virtuais são um ambiente em expansão. Alguns relatórios, como o Horizon Report, indicam o uso de mundos virtuais como uma tendência da web para o futuro. [...] Os primeiros mundos virtuais surgiram nos anos 1960, em formato textual, em ambientes acadêmicos. Eram executados em mainframes e totalmente textuais. A maioria foi e ainda é criada para servir de ambiente para algum jogo. Os jogos desenvolvidos nesses mundos virtuais textuais eram os Role Playing Games (RPG). A maioria dos jogos era adaptada da versão de mesa para o uso nos mundos virtuais. Por serem originários da área de games, muitos dos termos utilizados nos jogos eletrônicos foram incorporados ao vocabulário dos mundos virtuais. À medida que as tecnologias avançam, os RPG, que iniciaram apenas no formato textual, evoluíram, e recursos gráficos foram adicionados. Com o advento da web, o jogo passou a permitir que muitas centenas, até milhares de jogadores se conectassem, dando origem ao termo Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG)” (SILVA, 2011).

Fontes

MUNDO virtual. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mundo_virtual>. Acesso em: 8 ago. 2017.

SILVA, Andrea C. Reconhecendo estilos de aprendizagem em mundos virtuais 3D como subsídio para design educacional. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário SENAC, São Paulo, 2011.