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<BLOCKQUOTE>“Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização.</BLOCKQUOTE> <BLOCKQUOTE>Gestão é lançar mão de todas as funções [técnica, contábil, financeira, comercial, segurança e administração] e conhecimentos [psicologia, antropologia, estatística, mercadologia, ambiental, etc.] necessários para, através de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz” (DIAS, 2002). </BLOCKQUOTE>
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<BLOCKQUOTE>“Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização.Gestão é lançar mão de todas as funções [técnica, contábil, financeira, comercial, segurança e administração] e conhecimentos [psicologia, antropologia, estatística, mercadologia, ambiental, etc.] necessários para, através de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz” (DIAS, 2002). </BLOCKQUOTE>
==Fontes==
==Fontes==

Edição de 12h48min de 7 de fevereiro de 2018

Ementa

Conjunto de regras, funções e conhecimentos de que se lança mão para executar com eficiência e eficácia qualquer atividade (principalmente organizacional).

Referências

Etimologicamente, gerir deriva do latim gerere, levar, conduzir, manipular (manage) ou carregar. Equivale aos conceitos de management, administração ou direção de equipes e organizações. Deriva os conceitos de gestação, digestão, gerúndio (aquilo que está em processo), indigestão, congestão, sugestão, ingerência e beligerância.
Gestor - administrador, gerente, diretor ou responsável pela organização e produção de equipes e seções de trabalho. Tem a mesma etimologia de gestão e significa “aceitar um encargo, portar uma obrigação”, donde “executar, fazer, gerir”. Parece vir de uma fonte indo-europeia gas-, ligada a ga-, “andar”, donde “fazer andar”, “conduzir”, “portar”.


“Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização.Gestão é lançar mão de todas as funções [técnica, contábil, financeira, comercial, segurança e administração] e conhecimentos [psicologia, antropologia, estatística, mercadologia, ambiental, etc.] necessários para, através de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz” (DIAS, 2002).

Fontes

DIAS, Emerson de Paulo. Conceitos de gestão e administração: uma revisão crítica. Revista Eletrônica de Administração, Franca, SP, v.1, n.1, p.1-12, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/160/16 >. Acesso em: 26 set. 2017.

GERERE. In: THE LATIN DICTIONARY. Disponível em: <http://latindictionary.wikidot.com/verb:gerere>. Acesso em: 3 ago. 2017.

GERIR. In: ORIGEM da palavra, site de etimologia. Disponível em: <http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/gerir/>. Acesso em: 1 ago. 2017.