http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&feed=atom&action=historyGamificação - Histórico de revisão2024-03-29T11:41:07ZHistórico de revisões para esta página nesta wikiMediaWiki 1.16.0http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=30488&oldid=prevRamadan em 10h35min de 16 de fevereiro de 20182018-02-16T10:35:12Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 10h35min de 16 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 3:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 3:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do ''design'' de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, ''gamification'') tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do ''design'' de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, ''gamification'') tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>==<del class="diffchange diffchange-inline">Referência</del>==</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>==<ins class="diffchange diffchange-inline">Referências</ins>==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=30165&oldid=prevRamadan em 12h43min de 7 de fevereiro de 20182018-02-07T12:43:43Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h43min de 7 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 9:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 9:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=30164&oldid=prevRamadan em 12h43min de 7 de fevereiro de 20182018-02-07T12:43:25Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h43min de 7 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 5:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 5:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.<BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.<<ins class="diffchange diffchange-inline">/</ins>BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.<BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.<<ins class="diffchange diffchange-inline">/</ins>BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.<BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.<<ins class="diffchange diffchange-inline">/</ins>BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).<BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).<<ins class="diffchange diffchange-inline">/</ins>BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).<BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).<<ins class="diffchange diffchange-inline">/</ins>BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=30163&oldid=prevRamadan em 12h42min de 7 de fevereiro de 20182018-02-07T12:42:09Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h42min de 7 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do <ins class="diffchange diffchange-inline">''</ins>design<ins class="diffchange diffchange-inline">'' </ins>de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, <ins class="diffchange diffchange-inline">''</ins>gamification<ins class="diffchange diffchange-inline">''</ins>) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins>“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.<ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins>O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.<ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins>A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.<ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins>E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).<ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).<ins class="diffchange diffchange-inline"><BLOCKQUOTE></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=29868&oldid=prevRamadan: /* Fontes */2018-02-01T16:35:56Z<p><span class="autocomment">Fontes</span></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 16h35min de 1 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 16:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 16:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ESPÍNDOLA, R. '''O que é a gamificação e como ela funciona?.''' Disponível em: <https://www.edools.com/o-que-e-gamificacao/>. Acesso em: 8 ago. 2017.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ESPÍNDOLA, R. '''O que é a gamificação e como ela funciona?.''' Disponível em: <https://www.edools.com/o-que-e-gamificacao/>. Acesso em: 8 ago. 2017.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>GAMIFICATION. In: <del class="diffchange diffchange-inline">WIKIPÉDIA</del>, <del class="diffchange diffchange-inline">a enciclopédia livre</del>. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Gamification>. Acesso em: 8 ago. 2017.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>GAMIFICATION. In: <ins class="diffchange diffchange-inline">WIKIPEDIA</ins>, <ins class="diffchange diffchange-inline">the free encyclopedia</ins>. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Gamification>. Acesso em: 8 ago. 2017.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>LORENZONE, M. '''Gamificação''': o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/gamificacao/>. Acesso em: 13 set. 2017.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>LORENZONE, M. '''Gamificação''': o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/gamificacao/>. Acesso em: 13 set. 2017.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>[[Categoria: Glossário EGAP]]</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>[[Categoria: Glossário EGAP]]</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=29867&oldid=prevRamadan: /* Fontes */2018-02-01T16:32:02Z<p><span class="autocomment">Fontes</span></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 16h32min de 1 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 15:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 15:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ESPÍNDOLA, R. '''O que é a gamificação e como ela funciona?.''' Disponível em: <https://www.edools.com/o-que-e-gamificacao/>. Acesso em: 8 ago. 2017.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ESPÍNDOLA, R. '''O que é a gamificação e como ela funciona?.''' Disponível em: <https://www.edools.com/o-que-e-gamificacao/>. Acesso em: 8 ago. 2017.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">GAMIFICATION. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Gamification>. Acesso em: 8 ago. 2017.</ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>LORENZONE, M. '''Gamificação''': o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/gamificacao/>. Acesso em: 13 set. 2017.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>LORENZONE, M. '''Gamificação''': o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/gamificacao/>. Acesso em: 13 set. 2017.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><del style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">GAMIFICATION. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Gamification>. Acesso em: 8 ago. 2017.</del></div></td><td colspan="2"> </td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>[[Categoria: Glossário EGAP]]</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>[[Categoria: Glossário EGAP]]</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=29510&oldid=prevRamadan: /* Referência */2018-01-24T18:24:05Z<p><span class="autocomment">Referência</span></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 18h24min de 24 de janeiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 11:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 11:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">==Fontes==</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">ESPÍNDOLA, R. '''O que é a gamificação e como ela funciona?.''' Disponível em: <https://www.edools.com/o-que-e-gamificacao/>. Acesso em: 8 ago. 2017.</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">LORENZONE, M. '''Gamificação''': o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/gamificacao/>. Acesso em: 13 set. 2017.</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">GAMIFICATION. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Gamification>. Acesso em: 8 ago. 2017.</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">[[Categoria: Glossário EGAP]]</ins></div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=29509&oldid=prevRamadan: /* Ementa */2018-01-24T18:18:13Z<p><span class="autocomment">Ementa</span></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 18h18min de 24 de janeiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">==Referência==</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">“Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">E na EaD (educação a distância) a ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática” (ESPÍNDOLA, 2016).</ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">“Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts. Gamification commonly employs game design elements which are used in non-game contexts to improve user engagement, organizational productivity, flow, learning, crowdsourcing, employee recruitment and evaluation, ease of use, usefulness of systems, physical exercise, traffic violations, voter apathy, and more. A collection of research on gamification shows that a majority of studies on gamification find it has positive effects on individuals. However, individual and contextual differences exist. Gamification can also improve an individual's ability to comprehend digital content and understand a certain area of study such as music” (GAMIFICATION. In: Wikipedia).</ins></div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Gamifica%C3%A7%C3%A3o&diff=29508&oldid=prevRamadan: Criou página com '==Ementa== Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamifi...'2018-01-24T18:17:23Z<p>Criou página com '==Ementa== Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamifi...'</p>
<p><b>Nova página</b></p><div>==Ementa==<br />
<br />
Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.</div>Ramadan