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==Ementa==
==Ementa==
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Ação de formar pessoas para que se tornem profissionais habilitados (ocupações especializadas). Desenvolvimento da capacidade crítica, que se contrapõe à mera informação e repetição, tendo em vista o alcançamento de resultados concretos e/ou metas organizacionais.
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Ação de formar pessoas para que se tornem profissionais habilitados (em ocupações especializadas). Desenvolvimento da capacidade crítica, que se contrapõe à mera informação e repetição, tendo em vista o alcançamento de resultados concretos e/ou metas organizacionais.
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==Referência==
 
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Ato, efeito ou modo de formar algo; constituição, criação, formatura. Ação de formar pessoas no sentido de estas virem a se tornar profissionais habilitados (ocupações especializadas, das quais se podem tirar os meios de subsistência); pessoas habilitadas a prestar assistência profissional. Cursos concluídos e graus obtidos por uma pessoa (retirado de FORMAÇÃO. In: DICIONÁRIO Michaelis).
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'''Veja também''': [[Aperfeiçoamento]] // [[Capacitação]] // [[Treinamento]] // [[Qualificação]] // [[Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)]]
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'''Formação corporativa''': Formação profissional (estratégia da organização). Ação de formar pessoas para atingir o desenvolvimento profissional; o desenvolvimento da capacidade crítica; e, consequentemente, as metas organizacionais (resultados concretos, como a geração de novos comportamentos que serão aplicados em ações de governo).
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==Referências==
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“É preciso retomar a ideia de formação no lugar da informação, da crítica no lugar da repetição. Os meios de comunicação e a velocidade da internet levam as pessoas a se considerarem informadas e com capacidade crítica. Sem perceber que elas estão ‘informadas’ porque não têm formação, que elas não têm um espírito crítico” (CHAUÍ, 2017).
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<BLOCKQUOTE>Ato, efeito ou modo de formar algo; constituição, criação, formatura. Ação de formar pessoas no sentido de estas virem a se tornar profissionais habilitados (ocupações especializadas, das quais se podem tirar os meios de subsistência); pessoas habilitadas a prestar assistência profissional. Cursos concluídos e graus obtidos por uma pessoa (retirado de FORMAÇÃO. In: DICIONÁRIO Michaelis).</BLOCKQUOTE>
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“Formação: possibilidade de compreender os processos sociais (históricos, econômicos, ambientais, políticos, culturais, jurídicos, éticos) com amplitude e profundidade, em todas as suas dimensões; saber analisar problemas concretos a partir dessa compreensão; saber posicionar-se e propor ações para enfrentá-las; compreender processos organizacionais de modo a identificar seus problemas, suas potencialidades e saber avaliar e propor soluções; saber interagir com diversos atores sociais e institucionais; saber agir nos marcos da legalidade; saber respeitar normas; ter consciência da responsabilidade (isto é, das consequências) ambiental, social, cultural e política de seus atos; exercer integralmente a sua cidadania; saber reconhecer e valorizar o patrimônio legado pela humanidade em termos de ciência, tecnologias, culturas e artes; saber reconhecer e participar criticamente da cultura organizacional da qual faz parte; saber agir intersubjetivamente, interculturalmente, interinstitucionalmente e intersetorialmente” (FUNDAÇÃO do Desenvolvimento Administrativo, 2011).  
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<BLOCKQUOTE>'''Formação corporativa''': Formação profissional (estratégia da organização). Ação de formar pessoas para atingir o desenvolvimento profissional; o desenvolvimento da capacidade crítica; e, consequentemente, as metas organizacionais (resultados concretos, como a geração de novos comportamentos que serão aplicados em ações de governo).</BLOCKQUOTE>
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“[...] enfatizar a formação, mediante ação pedagógica que incorpora a vivência e a prática profissional do aluno ao processo de ensino aprendizagem. A formação aqui concebida como um processo permanente e central na atualização do setor público, em busca da renovação da cultura administrativa (DOWBOR, 1994)” (KACHAR, 2010).
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<BLOCKQUOTE>“É preciso retomar a ideia de formação no lugar da informação, da crítica no lugar da repetição. Os meios de comunicação e a velocidade da internet levam as pessoas a se considerarem informadas e com capacidade crítica. Sem perceber que elas estão ‘informadas’ porque não têm formação, que elas não têm um espírito crítico” (CHAUÍ, 2017).</BLOCKQUOTE>
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<BLOCKQUOTE>“[...] enfatizar a formação, mediante ação pedagógica que incorpora a vivência e a prática profissional do aluno ao processo de ensino aprendizagem. A formação aqui concebida como um processo permanente e central na atualização do setor público, em busca da renovação da cultura administrativa (DOWBOR, 1994)” (KACHAR, 2010).</BLOCKQUOTE>
==Fontes==
==Fontes==
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CHAUÍ, M. Universidades devem entender que fazem parte da     luta   de classes. In: BRASIL de FATO. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/04/04/marilena-chaui-universidades-devem-entender-que-fazem-parte-da-luta-de-classe/>. Acesso em: 1 ago. 2017.
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CHAUÍ, M. Universidades devem entender que fazem parte da luta de classes. In: BRASIL de FATO. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/04/04/marilena-chaui-universidades-devem-entender-que-fazem-parte-da-luta-de-classe/>. Acesso em: 1 ago. 2017.
DOWBOR, Ladislau. Repensando o conceito de formação. '''Revista do Serviço Público''', Brasília, v.118, n.2, p.155-169, ago./set.1994. Disponível em: < https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/805/624 >. Acesso em: 25 set. 2017.
DOWBOR, Ladislau. Repensando o conceito de formação. '''Revista do Serviço Público''', Brasília, v.118, n.2, p.155-169, ago./set.1994. Disponível em: < https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/805/624 >. Acesso em: 25 set. 2017.

Edição atual tal como 13h10min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Ação de formar pessoas para que se tornem profissionais habilitados (em ocupações especializadas). Desenvolvimento da capacidade crítica, que se contrapõe à mera informação e repetição, tendo em vista o alcançamento de resultados concretos e/ou metas organizacionais.


Veja também: Aperfeiçoamento // Capacitação // Treinamento // Qualificação // Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Referências

Ato, efeito ou modo de formar algo; constituição, criação, formatura. Ação de formar pessoas no sentido de estas virem a se tornar profissionais habilitados (ocupações especializadas, das quais se podem tirar os meios de subsistência); pessoas habilitadas a prestar assistência profissional. Cursos concluídos e graus obtidos por uma pessoa (retirado de FORMAÇÃO. In: DICIONÁRIO Michaelis).
Formação corporativa: Formação profissional (estratégia da organização). Ação de formar pessoas para atingir o desenvolvimento profissional; o desenvolvimento da capacidade crítica; e, consequentemente, as metas organizacionais (resultados concretos, como a geração de novos comportamentos que serão aplicados em ações de governo).
“É preciso retomar a ideia de formação no lugar da informação, da crítica no lugar da repetição. Os meios de comunicação e a velocidade da internet levam as pessoas a se considerarem informadas e com capacidade crítica. Sem perceber que elas estão ‘informadas’ porque não têm formação, que elas não têm um espírito crítico” (CHAUÍ, 2017).
“Formação: possibilidade de compreender os processos sociais (históricos, econômicos, ambientais, políticos, culturais, jurídicos, éticos) com amplitude e profundidade, em todas as suas dimensões; saber analisar problemas concretos a partir dessa compreensão; saber posicionar-se e propor ações para enfrentá-las; compreender processos organizacionais de modo a identificar seus problemas, suas potencialidades e saber avaliar e propor soluções; saber interagir com diversos atores sociais e institucionais; saber agir nos marcos da legalidade; saber respeitar normas; ter consciência da responsabilidade (isto é, das consequências) ambiental, social, cultural e política de seus atos; exercer integralmente a sua cidadania; saber reconhecer e valorizar o patrimônio legado pela humanidade em termos de ciência, tecnologias, culturas e artes; saber reconhecer e participar criticamente da cultura organizacional da qual faz parte; saber agir intersubjetivamente, interculturalmente, interinstitucionalmente e intersetorialmente” (FUNDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO, 2011).
“[...] enfatizar a formação, mediante ação pedagógica que incorpora a vivência e a prática profissional do aluno ao processo de ensino aprendizagem. A formação aqui concebida como um processo permanente e central na atualização do setor público, em busca da renovação da cultura administrativa (DOWBOR, 1994)” (KACHAR, 2010).

Fontes

CHAUÍ, M. Universidades devem entender que fazem parte da luta de classes. In: BRASIL de FATO. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/04/04/marilena-chaui-universidades-devem-entender-que-fazem-parte-da-luta-de-classe/>. Acesso em: 1 ago. 2017.

DOWBOR, Ladislau. Repensando o conceito de formação. Revista do Serviço Público, Brasília, v.118, n.2, p.155-169, ago./set.1994. Disponível em: < https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/805/624 >. Acesso em: 25 set. 2017.

FORMAÇÃO. In: DICIONÁRIO Michaelis. Disponível em: < http://michaelis.uol.com.br/busca?id=YXX1>. Acesso em: 1 ago. 2017.

FORMAÇÃO e capacitação. Disponível em: <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/formacao-e-capacitacao/12425>. Acesso em: 1 ago. 2017.

FUNDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO. Formação e capacitação de servidores públicos na EGAP/FUNDAP: referências institucionais para a ação. São Paulo, 2011. Disponível em: < <http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODI6Rm9ybWFjYW8gZSBjYXBhY2l0YWNhbyBkZSBzZXJ2aWRvcmUuLi4gR2xvc3NhcmlvIEVHQVAucGRm>. Acesso em: 4 ago. 2017.

KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: < http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.