Ferramentas pessoais

Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico

De Meu Wiki

Edição feita às 17h27min de 15 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Constituem espaços de interação assíncrona (pois os participantes não precisam estar conectados no mesmo instante) em cursos mediados por computador e via internet. O fórum de discussão é utilizado para conversas, debates e a troca de informações sobre temas relacionados ao curso. Os fóruns informais visam a quebrar as resistências iniciais e iniciar a criação de vínculos afetivos entre os participantes. Os fóruns pedagógicos são espaços especialmente reservados para que os participantes possam fazer sugestões, críticas e levantar dúvidas sobre a navegação do curso. Os fóruns técnicos permitem estabelecer o diálogo sobre o conteúdo técnico do curso.

Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática

Referências

Fórum de Discussão: Espaço assíncrono para debater temas de um curso on-line. Fórum de discussão é diferente de Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática. “A discussão em grupo ajuda os alunos a identificar lacunas nos seus conhecimentos e a entender como a nova informação se relaciona com conceitos mais amplos e inclusivos” (Almeida, 2002, apud DIAS, 2010).


Fóruns Informais: são imprescindíveis em uma comunidade, pois criam circunstâncias adequadas aos anseios e desejos dos participantes, tornando o ambiente adaptável e aconchegante, possibilitando também uma boa interface de comunicação e interação. Numa comunidade, sabemos que os fatores afetivos e cognitivos são indissociáveis no processo de construção de conhecimento pelo indivíduo. Esses espaços ambientam os participantes à ferramenta de navegação e possibilitam a eles estabelecer laços afetivos de solidariedade, amizade e respeito.
Exemplo: "Aceita um cafezinho? (Olá, participante do curso!): Estaremos aguardando sua contribuição no nosso 'cafezinho': pode ser uma notícia interessante, um link para visitar, uma dica de lazer, um poema ou, simplesmente, 'dê uma passadinha por aqui, prepare um café saboroso e dê um alô para os colegas!'. Contamos com você!. (retirado de TAVARES-SILVA, 2003).


Fóruns pedagógicos (Bem-vindo!; Apresente-se e Colabore!; Dúvidas sobre a navegação!): Espaços para sugestões, críticas e dúvidas sobre a navegação do curso, esses fóruns – a partir do tema 'Bem-vindo e Apresente-se' – mostram as matrizes de comunicação de cada indivíduo, como resultado da formação pessoal e familiar de cada um (história de vida, conhecimentos adquiridos, experiências acumuladas, habilidades, etc.). Por meio dessas matrizes, cada indivíduo interpreta e assimila o produto das interações com seus pares. Criam-se, assim, circunstâncias favoráveis para uma boa interface de comunicação e interação entre os participantes da comunidade. As informações trocadas permitem, também, que se conheça melhor o perfil do público-alvo, o que vai permitir (se for necessário) a recontextualização e a ressignificação do curso.
Exemplos: "Apresente-se: você faz parte deste espaço ('A Comunidade quer conhecer você! Apresente-se, fale um pouco de você! Quando novos colegas chegarem, fique atento, recepcione os novos participantes e ajude-os a navegar e a participar da comunidade. Dúvidas e Sugestões serão sempre bem-vindas!')"; "Comentários sobre o curso e a comunidade ('Comentários sobre o curso e a comunidade. Propostas de alteração, correções e implementações da parte tutorial do curso serão bem-vindas nesse espaço!')"; "Cantinho do grito ('Esse fórum é criado para que os participantes possam reclamar dos seus questionamentos não atendidos nos fóruns técnicos, pedagógicos e informais. Assim, os mediadores técnicos e participantes passarão diariamente por esse fórum, lerão os questionamentos não percebidos e discutirão as questões nos temas de origem')"; "Novidades (notícias sobre o conteúdo do curso)".
Cuidadosamente subdivididos em temas, a fim de que os participantes se sintam à vontade para discutir assuntos de seu interesse geral e expor suas dificuldades iniciais, os fóruns informais e pedagógicos são espaços importantes para que os mediadores despertem a confiança no ambiente e conquistem maior participação nos fóruns técnicos. (retirado de TAVARES-SILVA, 2003).


Fóruns Técnicos: permitem estabelecer o diálogo sobre o conteúdo técnico do curso, a fim de favorecer a aprendizagem dos participantes e, também, o aprimoramento do curso.

Fontes

DIAS, I. S. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n.1, p.73-78, jan./jun. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08 >. Acesso em: 14 jul. 2017.

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.