Ferramentas pessoais

Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 7: Linha 7:
Os '''fóruns técnicos''' permitem estabelecer o diálogo sobre o conteúdo técnico do curso.
Os '''fóruns técnicos''' permitem estabelecer o diálogo sobre o conteúdo técnico do curso.
-
'''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]]
+
'''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Netiqueta]]
==Referências==
==Referências==

Edição atual tal como 11h21min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Constituem espaços de interação assíncrona (pois os participantes não precisam estar conectados no mesmo instante) em cursos mediados por computador e via internet. O fórum de discussão é utilizado para conversas, debates e a troca de informações sobre temas relacionados ao curso. Os fóruns informais visam a quebrar as resistências iniciais e iniciar a criação de vínculos afetivos entre os participantes. Os fóruns pedagógicos são espaços especialmente reservados para que os participantes possam fazer sugestões, críticas e levantar dúvidas sobre a navegação do curso. Os fóruns técnicos permitem estabelecer o diálogo sobre o conteúdo técnico do curso.

Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Netiqueta

Referências

Fórum de Discussão: Espaço assíncrono para debater temas de um curso on-line. Fórum de discussão é diferente de Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática. “A discussão em grupo ajuda os alunos a identificar lacunas nos seus conhecimentos e a entender como a nova informação se relaciona com conceitos mais amplos e inclusivos” (Almeida, 2002, apud DIAS, 2010).


Fóruns Informais: são imprescindíveis em uma comunidade, pois criam circunstâncias adequadas aos anseios e desejos dos participantes, tornando o ambiente adaptável e aconchegante, possibilitando também uma boa interface de comunicação e interação. Numa comunidade, sabemos que os fatores afetivos e cognitivos são indissociáveis no processo de construção de conhecimento pelo indivíduo. Esses espaços ambientam os participantes à ferramenta de navegação e possibilitam a eles estabelecer laços afetivos de solidariedade, amizade e respeito.
Exemplo: "Aceita um cafezinho? (Olá, participante do curso!): Estaremos aguardando sua contribuição no nosso 'cafezinho': pode ser uma notícia interessante, um link para visitar, uma dica de lazer, um poema ou, simplesmente, 'dê uma passadinha por aqui, prepare um café saboroso e dê um alô para os colegas!'. Contamos com você!. (retirado de TAVARES-SILVA, 2003).


Fóruns pedagógicos (Bem-vindo!; Apresente-se e Colabore!; Dúvidas sobre a navegação!): Espaços para sugestões, críticas e dúvidas sobre a navegação do curso, esses fóruns – a partir do tema 'Bem-vindo e Apresente-se' – mostram as matrizes de comunicação de cada indivíduo, como resultado da formação pessoal e familiar de cada um (história de vida, conhecimentos adquiridos, experiências acumuladas, habilidades, etc.). Por meio dessas matrizes, cada indivíduo interpreta e assimila o produto das interações com seus pares. Criam-se, assim, circunstâncias favoráveis para uma boa interface de comunicação e interação entre os participantes da comunidade. As informações trocadas permitem, também, que se conheça melhor o perfil do público-alvo, o que vai permitir (se for necessário) a recontextualização e a ressignificação do curso.
Exemplos: "Apresente-se: você faz parte deste espaço ('A Comunidade quer conhecer você! Apresente-se, fale um pouco de você! Quando novos colegas chegarem, fique atento, recepcione os novos participantes e ajude-os a navegar e a participar da comunidade. Dúvidas e Sugestões serão sempre bem-vindas!')"; "Comentários sobre o curso e a comunidade ('Comentários sobre o curso e a comunidade. Propostas de alteração, correções e implementações da parte tutorial do curso serão bem-vindas nesse espaço!')"; "Cantinho do grito ('Esse fórum é criado para que os participantes possam reclamar dos seus questionamentos não atendidos nos fóruns técnicos, pedagógicos e informais. Assim, os mediadores técnicos e participantes passarão diariamente por esse fórum, lerão os questionamentos não percebidos e discutirão as questões nos temas de origem')"; "Novidades (notícias sobre o conteúdo do curso)".
Cuidadosamente subdivididos em temas, a fim de que os participantes se sintam à vontade para discutir assuntos de seu interesse geral e expor suas dificuldades iniciais, os fóruns informais e pedagógicos são espaços importantes para que os mediadores despertem a confiança no ambiente e conquistem maior participação nos fóruns técnicos. (retirado de TAVARES-SILVA, 2003).


Fóruns Técnicos: permitem estabelecer o diálogo sobre o conteúdo técnico do curso, a fim de favorecer a aprendizagem dos participantes e, também, o aprimoramento do curso.

Fontes

DIAS, I. S. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n.1, p.73-78, jan./jun. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08 >. Acesso em: 14 jul. 2017.

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.