http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&feed=atom&action=historyEstilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem - Histórico de revisão2024-03-28T23:43:44ZHistórico de revisões para esta página nesta wikiMediaWiki 1.16.0http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30642&oldid=prevRamadan em 16h22min de 16 de fevereiro de 20182018-02-16T16:22:23Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 16h22min de 16 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' [[Ensino de Aplicação]] // [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Pedagogia por Objetivos]]</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' [[Ensino de Aplicação]] // [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Pedagogia por Objetivos]]</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30416&oldid=prevRamadan em 17h29min de 15 de fevereiro de 20182018-02-15T17:29:16Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h29min de 15 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 3:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 3:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><del class="diffchange diffchange-inline">(</del>'''<del class="diffchange diffchange-inline">Ver, </del>também:''' [[Ensino de Aplicação]] // [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Pedagogia por Objetivos]]<del class="diffchange diffchange-inline">)</del></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>'''<ins class="diffchange diffchange-inline">Veja </ins>também:''' [[Ensino de Aplicação]] // [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Pedagogia por Objetivos]]</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30269&oldid=prevRamadan em 13h28min de 8 de fevereiro de 20182018-02-08T13:28:14Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 13h28min de 8 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 3:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 3:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Ensino de Aplicação]]<del class="diffchange diffchange-inline">, </del>[[Orientação Metodológica]]<del class="diffchange diffchange-inline">, </del>[[Andragogia]])</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Ensino de Aplicação]] <ins class="diffchange diffchange-inline">// </ins>[[Orientação Metodológica]] <ins class="diffchange diffchange-inline">// </ins>[[Andragogia<ins class="diffchange diffchange-inline">]] // [[Pedagogia por Objetivos</ins>]])</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30255&oldid=prevRamadan em 12h49min de 8 de fevereiro de 20182018-02-08T12:49:07Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h49min de 8 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem e/ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">('''Ver, também:''' [[Ensino de Aplicação]], [[Orientação Metodológica]], [[Andragogia]])</ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30150&oldid=prevRamadan em 17h38min de 6 de fevereiro de 20182018-02-06T17:38:14Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h38min de 6 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem <ins class="diffchange diffchange-inline">e/</ins>ou Estratégias de Aprendizagem dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30149&oldid=prevRamadan em 17h37min de 6 de fevereiro de 20182018-02-06T17:37:59Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h37min de 6 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem <del class="diffchange diffchange-inline">são</del>, <del class="diffchange diffchange-inline">segundo Cavellucci, “termos intimamente relacionados ao desempenho em uma determinada tarefa”: </del>o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem <ins class="diffchange diffchange-inline">dizem respeito às preferências ou aos procedimentos adotados tendo em vista tornar a aprendizagem bem-sucedida. Nesse sentido</ins>, o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais para facilitar o processo de aprendizagem; e as '''estratégias''' estando relacionadas aos procedimentos e às diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30148&oldid=prevRamadan em 17h34min de 6 de fevereiro de 20182018-02-06T17:34:07Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h34min de 6 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 6:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 6:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''"Estilos de aprendizagem''' são as preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de estudar. Compreendem a preferência dos indivíduos por determinadas estratégias de aprendizagem e por aspectos do contexto em que esta ocorre. Eis exemplos de estilos de aprendizagem: nível de ruído e temperatura do ambiente ao estudar, horário de preferência de estudo, forma de estudo (individual, em grupo), maneira de adquirir e processar as informações (pedir ajuda a colegas, consultar o material).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''"Estilos de aprendizagem''' são as preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de estudar. Compreendem a preferência dos indivíduos por determinadas estratégias de aprendizagem e por aspectos do contexto em que esta ocorre. Eis exemplos de estilos de aprendizagem: nível de ruído e temperatura do ambiente ao estudar, horário de preferência de estudo, forma de estudo (individual, em grupo), maneira de adquirir e processar as informações (pedir ajuda a colegas, consultar o material).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem''' são procedimentos utilizados pelos indivíduos para tornar a aprendizagem bem-sucedida. As estratégias variam mais do que os estilos, já que podem ter a influência das preferências mais gerais do indivíduo. Além disso, os autores dizem que as estratégias podem ser modificadas em treinamento com o intuito de aumentar a efetividade da aprendizagem em uma atividade ou ambiente específico. Isso significa dizer que não existem estratégias melhores, mas sim estratégias mais adequadas ao tipo de atividade a ser aprendida”<del class="diffchange diffchange-inline">.</del></BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem''' são procedimentos utilizados pelos indivíduos para tornar a aprendizagem bem-sucedida. As estratégias variam mais do que os estilos, já que podem ter a influência das preferências mais gerais do indivíduo. Além disso, os autores dizem que as estratégias podem ser modificadas em treinamento com o intuito de aumentar a efetividade da aprendizagem em uma atividade ou ambiente específico. Isso significa dizer que não existem estratégias melhores, mas sim estratégias mais adequadas ao tipo de atividade a ser aprendida” <ins class="diffchange diffchange-inline">(BORGES-ANDRADE; ABBAD; MOURÃO, 2006)</ins></BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 19:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 19:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. da S.; MOURÃO, L. (Colab.) '''Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho''': fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. </ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>CAVELLUCCI, L. C. B. '''Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais'''. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am540_2003/lia/estilos_de_aprendizagem.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2017.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>CAVELLUCCI, L. C. B. '''Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais'''. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am540_2003/lia/estilos_de_aprendizagem.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2017.</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30132&oldid=prevRamadan em 12h52min de 6 de fevereiro de 20182018-02-06T12:52:58Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h52min de 6 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 5:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 5:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referências==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''"Estilos de aprendizagem''' são as preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de <del class="diffchange diffchange-inline">estudo</del>. Compreendem a preferência dos indivíduos por determinadas estratégias de aprendizagem e por aspectos do contexto em que esta ocorre. <del class="diffchange diffchange-inline">Exemplo </del>de estilos de aprendizagem: nível de ruído e temperatura do ambiente ao estudar, horário de preferência de estudo, forma de estudo (individual, em grupo), maneira de adquirir e processar as informações (pedir ajuda a colegas, consultar o material).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''"Estilos de aprendizagem''' são as preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de <ins class="diffchange diffchange-inline">estudar</ins>. Compreendem a preferência dos indivíduos por determinadas estratégias de aprendizagem e por aspectos do contexto em que esta ocorre. <ins class="diffchange diffchange-inline">Eis exemplos </ins>de estilos de aprendizagem: nível de ruído e temperatura do ambiente ao estudar, horário de preferência de estudo, forma de estudo (individual, em grupo), maneira de adquirir e processar as informações (pedir ajuda a colegas, consultar o material).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem''' são procedimentos utilizados pelos indivíduos <del class="diffchange diffchange-inline">durante as atividades de </del>aprendizagem <del class="diffchange diffchange-inline">para serem </del>bem-<del class="diffchange diffchange-inline">sucedidos</del>. As estratégias variam mais do que os estilos, já que podem ter a influência das preferências gerais do indivíduo. Além disso, os autores dizem que as estratégias podem ser modificadas em treinamento com o intuito de aumentar a efetividade da aprendizagem em uma atividade ou ambiente específico. Isso significa dizer que não existem estratégias melhores, <del class="diffchange diffchange-inline">e </del>sim estratégias mais adequadas ao tipo de atividade a ser aprendida”.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem''' são procedimentos utilizados pelos indivíduos <ins class="diffchange diffchange-inline">para tornar a </ins>aprendizagem bem-<ins class="diffchange diffchange-inline">sucedida</ins>. As estratégias variam mais do que os estilos, já que podem ter a influência das preferências <ins class="diffchange diffchange-inline">mais </ins>gerais do indivíduo. Além disso, os autores dizem que as estratégias podem ser modificadas em treinamento com o intuito de aumentar a efetividade da aprendizagem em uma atividade ou ambiente específico. Isso significa dizer que não existem estratégias melhores, <ins class="diffchange diffchange-inline">mas </ins>sim estratégias mais adequadas ao tipo de atividade a ser aprendida”.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Os autores também reforçam a necessidade de entendermos a diferença entre estilo, habilidade e estratégia. Todos estes termos estão intimamente relacionados ao desempenho em uma determinada tarefa. O desempenho melhora na medida em que a habilidade aumenta, enquanto que o estilo pode ter um impacto positivo ou negativo dependendo da natureza do conteúdo e da tarefa, podendo o impacto ser contornado com o uso de estratégias que cumprem um papel de adequação entre as variáveis conflitantes. Acreditam que a consciência dos nossos próprios estilos melhora nosso desempenho nos mais variados contextos, não só no educacional” (CAVELLUCCI, 2003, p.8).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Os autores também reforçam a necessidade de entendermos a diferença entre <ins class="diffchange diffchange-inline">'''</ins>estilo<ins class="diffchange diffchange-inline">'''</ins>, <ins class="diffchange diffchange-inline">'''</ins>habilidade<ins class="diffchange diffchange-inline">''' </ins>e <ins class="diffchange diffchange-inline">'''</ins>estratégia<ins class="diffchange diffchange-inline">'''</ins>. Todos estes termos estão intimamente relacionados ao desempenho em uma determinada tarefa. O desempenho melhora na medida em que a habilidade aumenta, enquanto que o estilo pode ter um impacto positivo ou negativo dependendo da natureza do conteúdo e da tarefa, podendo o impacto ser contornado com o uso de estratégias que cumprem um papel de adequação entre as variáveis conflitantes. Acreditam que a consciência dos nossos próprios estilos melhora nosso desempenho nos mais variados contextos, não só no educacional” (CAVELLUCCI, 2003, p.8).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Preferência de aprendizagem''' </div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Preferência de aprendizagem'''<ins class="diffchange diffchange-inline">: </ins>Diz respeito a uma abordagem individual para aprender; alguns preferem aprender por meio da interação com os seus pares, outros têm uma abordagem mais introspectiva e individual. As preferências de aprendizagem variam ao longo da vida, conforme desafios, situações de aprendizagem, experiências, etc. Um curso on-line deve oferecer diferentes formas ao apresentar as informações, visando às preferências individuais, a fim de potencializar a aprendizagem. Ademais, a oferta de várias abordagens permitirá que o participante desenvolva outras habilidades (preferências) ao lidar com diferentes estratégias de aprendizagem.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Diz respeito a uma abordagem individual para aprender; alguns preferem aprender por meio da interação com os seus pares, outros têm uma abordagem mais introspectiva e individual. As preferências de aprendizagem variam ao longo da vida, conforme desafios, situações de aprendizagem, experiências, etc. Um curso on-line deve oferecer diferentes formas ao apresentar as informações, visando às preferências individuais, a fim de potencializar a aprendizagem. Ademais, a oferta de várias abordagens permitirá que o participante desenvolva outras habilidades (preferências) ao lidar com diferentes estratégias de aprendizagem.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem'''<ins class="diffchange diffchange-inline">: </ins>São as diferentes formas de organização das situações de aprendizagem e que têm como objetivos: (1) contornar as dificuldades; (2) amenizar as incompatibilidades entre a forma como as informações são apresentadas e as preferências individuais; e (3) potencializar a aprendizagem. Quanto mais estratégias o participante desenvolver, maior será sua chance de aprender com as diferentes situações, ao longo da vida (retirado de CAVELLUCCI, 2003).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem'''</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>São as diferentes formas de organização das situações de aprendizagem e que têm como objetivos: (1) contornar as dificuldades; (2) amenizar as incompatibilidades entre a forma como as informações são apresentadas e as preferências individuais; e (3) potencializar a aprendizagem. Quanto mais estratégias o participante desenvolver, maior será sua chance de aprender com as diferentes situações, ao longo da vida (retirado de CAVELLUCCI, 2003).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“<del class="diffchange diffchange-inline">'Como o próprio nome já informa, </del>estilo tem a ver com preferência, com escolhas individuais que facilitam o processo de aquisição e retenção do que for ensinado. As pessoas ‘elegem’ algumas estratégias cognitivas que as ajudam a dar sentido à nova informação. Mattar (2010, p. 3) diz que: ‘Um estilo de aprendizagem representa a maneira como cada pessoa processa, absorve e retém informações’. [...] Amaral e Melaré (2008, p. 90) chamam a atenção: ‘Dentre os aspectos de importância para a compreensão da teoria, ressalta-se que estilos de aprendizagem não são a mesma coisa que estilos cognitivos nem tampouco o mesmo que inteligências múltiplas. São teorias e conceitos diferentes que se relacionam’. [...] Para Honey e Mumford (1992): ‘Um estilo de aprendizagem é uma descrição das atitudes e comportamentos que determinam a forma preferida de aprendizagem individual’.” (SILVA, 2011).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“<ins class="diffchange diffchange-inline">[...] </ins>estilo tem a ver com preferência, com escolhas individuais que facilitam o processo de aquisição e retenção do que for ensinado. As pessoas ‘elegem’ algumas estratégias cognitivas que as ajudam a dar sentido à nova informação. Mattar (2010, p. 3) diz que: ‘Um estilo de aprendizagem representa a maneira como cada pessoa processa, absorve e retém informações’. [...] Amaral e Melaré (2008, p. 90) chamam a atenção: ‘Dentre os aspectos de importância para a compreensão da teoria, ressalta-se que estilos de aprendizagem não são a mesma coisa que estilos cognitivos nem tampouco o mesmo que inteligências múltiplas. São teorias e conceitos diferentes que se relacionam’. [...] Para Honey e Mumford (1992): ‘Um estilo de aprendizagem é uma descrição das atitudes e comportamentos que determinam a forma preferida de aprendizagem individual’.” (SILVA, 2011).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30131&oldid=prevRamadan em 12h15min de 6 de fevereiro de 20182018-02-06T12:15:08Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h15min de 6 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''"Estilos de aprendizagem''' são as preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de estudo. Compreendem a preferência dos indivíduos por determinadas estratégias de aprendizagem e por aspectos do contexto em que esta ocorre. Exemplo de estilos de aprendizagem: nível de ruído e temperatura do ambiente ao estudar, horário de preferência de estudo, forma de estudo (individual, em grupo), maneira de adquirir e processar as informações (pedir ajuda a colegas, consultar o material).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''"Estilos de aprendizagem''' são as preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de estudo. Compreendem a preferência dos indivíduos por determinadas estratégias de aprendizagem e por aspectos do contexto em que esta ocorre. Exemplo de estilos de aprendizagem: nível de ruído e temperatura do ambiente ao estudar, horário de preferência de estudo, forma de estudo (individual, em grupo), maneira de adquirir e processar as informações (pedir ajuda a colegas, consultar o material).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem''' são procedimentos utilizados pelos indivíduos durante as atividades de aprendizagem para serem bem-sucedidos. As estratégias variam mais do que os estilos, já que podem ter a influência das preferências gerais do indivíduo. Além disso, os autores dizem que as estratégias podem ser modificadas em treinamento com o intuito de aumentar a efetividade da aprendizagem em uma atividade ou ambiente específico. Isso significa dizer que não existem estratégias melhores, e sim estratégias mais adequadas ao tipo de atividade a ser aprendida”.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem''' são procedimentos utilizados pelos indivíduos durante as atividades de aprendizagem para serem bem-sucedidos. As estratégias variam mais do que os estilos, já que podem ter a influência das preferências gerais do indivíduo. Além disso, os autores dizem que as estratégias podem ser modificadas em treinamento com o intuito de aumentar a efetividade da aprendizagem em uma atividade ou ambiente específico. Isso significa dizer que não existem estratégias melhores, e sim estratégias mais adequadas ao tipo de atividade a ser aprendida”.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Os autores também reforçam a necessidade de entendermos a diferença entre estilo, habilidade e estratégia. Todos estes termos estão intimamente relacionados ao desempenho em uma determinada tarefa. O desempenho melhora na medida em que a habilidade aumenta, enquanto que o estilo pode ter um impacto positivo ou negativo dependendo da natureza do conteúdo e da tarefa, podendo o impacto ser contornado com o uso de estratégias que cumprem um papel de adequação entre as variáveis conflitantes. Acreditam que a consciência dos nossos próprios estilos melhora nosso desempenho nos mais variados contextos, não só no educacional”<del class="diffchange diffchange-inline">. </del>(CAVELLUCCI, 2003)</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div> </div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div> </div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>“Os autores também reforçam a necessidade de entendermos a diferença entre estilo, habilidade e estratégia. Todos estes termos estão intimamente relacionados ao desempenho em uma determinada tarefa. O desempenho melhora na medida em que a habilidade aumenta, enquanto que o estilo pode ter um impacto positivo ou negativo dependendo da natureza do conteúdo e da tarefa, podendo o impacto ser contornado com o uso de estratégias que cumprem um papel de adequação entre as variáveis conflitantes. Acreditam que a consciência dos nossos próprios estilos melhora nosso desempenho nos mais variados contextos, não só no educacional” (CAVELLUCCI, 2003<ins class="diffchange diffchange-inline">, p.8</ins>)<ins class="diffchange diffchange-inline">.</ins></BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Estilo_de_Aprendizagem_ou_Estrat%C3%A9gias_de_Aprendizagem&diff=30130&oldid=prevRamadan em 12h06min de 6 de fevereiro de 20182018-02-06T12:06:59Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 12h06min de 6 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 11:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 11:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Preferência de aprendizagem''' </div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Preferência de aprendizagem''' </div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Diz respeito a uma abordagem individual para aprender; alguns preferem aprender por meio da interação com os seus pares, outros têm uma abordagem mais introspectiva e individual. As preferências de aprendizagem variam ao longo da vida, conforme desafios, situações de aprendizagem, experiências, etc. Um curso on-line deve oferecer diferentes formas ao apresentar as informações, visando às preferências individuais, a fim de potencializar a aprendizagem. Ademais, a oferta de várias abordagens permitirá que o participante desenvolva outras habilidades (preferências) ao lidar com diferentes estratégias de aprendizagem <del class="diffchange diffchange-inline">(retirado de CAVELLUCCI, 2003)</del>.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Diz respeito a uma abordagem individual para aprender; alguns preferem aprender por meio da interação com os seus pares, outros têm uma abordagem mais introspectiva e individual. As preferências de aprendizagem variam ao longo da vida, conforme desafios, situações de aprendizagem, experiências, etc. Um curso on-line deve oferecer diferentes formas ao apresentar as informações, visando às preferências individuais, a fim de potencializar a aprendizagem. Ademais, a oferta de várias abordagens permitirá que o participante desenvolva outras habilidades (preferências) ao lidar com diferentes estratégias de aprendizagem.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem'''</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>'''Estratégias de aprendizagem'''</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>São as diferentes formas de organização das situações de aprendizagem e que têm como objetivos: (1) contornar as dificuldades; (2) amenizar as incompatibilidades entre a forma como as informações são apresentadas e as preferências individuais; e (3) potencializar a aprendizagem. Quanto mais estratégias o participante desenvolver, maior será sua chance de aprender com as diferentes situações, ao longo da vida (retirado de CAVELLUCCI, 2003).</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>São as diferentes formas de organização das situações de aprendizagem e que têm como objetivos: (1) contornar as dificuldades; (2) amenizar as incompatibilidades entre a forma como as informações são apresentadas e as preferências individuais; e (3) potencializar a aprendizagem. Quanto mais estratégias o participante desenvolver, maior será sua chance de aprender com as diferentes situações, ao longo da vida (retirado de CAVELLUCCI, 2003).</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
</table>Ramadan