Ferramentas pessoais

Espiral da Aprendizagem

De Meu Wiki

Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Refere-se ao processo contínuo, crescente e ampliado (como uma "espiral") em que se desenvolve o pensamento (ou: o processo mental da aprendizagem) a cada novo patamar conceitual de um ciclo recomeçado.

Referência

"A ideia de ciclos é limitada ao tentarmos entender o que acontece quando a mente do indivíduo constrói conhecimento. As construções podem ser cíclicas; entretanto, para cada realização de um ciclo temos uma construção crescente. Ou seja, ao concluir um ciclo, o pensamento do sujeito nunca será igual ao do início do processo; mesmo que o sujeito erre e não atinja o resultado esperado, o sujeito obterá informações úteis para construção do seu conhecimento. E sendo assim, a construção deve ser pensada na forma de uma espiral crescente da aprendizagem.

Fonte

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.