Contribuições do usuário
De Meu Wiki
(Mais recentes | Mais antigas) Ver (500 recentes | 500 antigas) (20 | 50 | 100 | 250 | 500).
- 17h09min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Levantamento de Necessidades de Formação
- 17h04min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Ferramentas de Coordenação (Criou página com '==Ementa== Referem-se às atribuições especiais em algumas ferramentas (inserir conteúdo, abrir e fechar áreas de trabalho, abrir e fechar fóruns, inserir mediadores, aluno...') (revisão atual)
- 16h57min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Transdisciplinaridade
- 16h55min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Disciplina
- 16h55min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interdisciplinaridade
- 16h53min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Multidisciplinaridade (ou Pluridisciplinaridade)
- 16h51min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Multidisciplinaridade (ou Pluridisciplinaridade) (Criou página com '==Ementa== Refere-se à contribuição de várias disciplinas para uma realização comum, sem que cada uma das disciplinas tenha que modificar sua própria visão de fatos e co...')
- 16h49min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola” (Criou página com '==Ementa== Os cursos são organizados em módulos sequenciais (estruturados como “casca de cebola”), planejados com base em critérios pedagógicos, sendo cada módulo orden...')
- 16h46min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Espiral da Aprendizagem (Criou página com '==Ementa== Refere-se ao processo contínuo, crescente e ampliado (como uma "espiral") em que se desenvolve o pensamento (ou: o processo mental da aprendizagem) a cada novo patam...')
- 16h45min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Encontrabilidade da Informação (Criou página com '==Ementa== Funcionalidade de ambientes telemáticos que privilegia o acesso efetivo à informação buscada, com ênfase nas necessidades e competências dos usuários, assim co...')
- 16h44min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Educação Aberta (Criou página com '==Ementa== Movimento associado à oferta de cursos ''on-line'' e de recursos educacionais abertos (de domínio público e licença aberta), que tem levado à ampliação das opo...')
- 16h44min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Edição de Imagens (Criou página com '==Ementa== Processo que compreende a seleção, o ordenamento e o ajuste de cenas e planos de filmes e audiovisuais, a fim de alcançar um resultado desejado, seja em termos nar...')
- 16h43min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Editor de Vídeo (Criou página com '==Ementa== Profissional cuja principal atribuição inclui a simulação de ambientes diversos de vídeo ''streaming'', com diferentes máquinas, ''softwares'' e redes, testando...') (revisão atual)
- 16h42min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Editor de Conteúdo (Criou página com '==Ementa== Profissional responsável por editar, revisar gramaticalmente e adequar a linguagem dos conteúdos que serão utilizados nos cursos promovidos. ==Referência== <BLO...') (revisão atual)
- 16h41min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Dinâmica do Curso (Criou página com '==Ementa== Ferramenta por meio da qual os participantes têm acesso a informações gerais sobre o curso (cronograma, carga horária), a metodologia, os critérios de avaliaçã...')
- 16h39min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Avaliação de Ações de Treinamento e Aprendizado (na visão de Kirkpatrick) (Criou página com '==Ementa== Amplamente utilizado para avaliar ações de treinamento e aprendizado em organizações, o modelo de Kirkpatrick baseia-se em quatro níveis que essencialmente medem...')
- 16h35min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Avaliação da Aprendizagem (na visão de Vygotsky) (Criou página com '==Ementa== Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), ou seja, nas estruturas não amad...')
- 16h34min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Avaliação da Aprendizagem (na visão de Tavares-Silva) (Criou página com '==Ementa== Como fugir de práticas tradicionais, autoritárias e vinculadas a uma avaliação como o julgamento de resultados e atendo-se somente ao cumprimento das formalidades...')
- 16h32min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Avaliação da Aprendizagem (na visão de Paulo Freire) (Criou página com '==Ementa== Para Freire, a avaliação da aprendizagem tem como objetivo a '''emancipação''' dos sujeitos envolvidos. Crítico da pedagogia por objetivos ('''mensuração''',...')
- 16h30min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Avaliação da Aprendizagem (na visão da Egap/Fundap) (Criou página com '==Ementa== A avaliação da aprendizagem “abrange itens como: grau de pertinência, relevância, suficiência e adequação dos conteúdos em relação aos objetivos propostos...')
- 16h28min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Avaliação da Aprendizagem (Criou página com '==Ementa== “Instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos pelo servidor ou pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrent...')
- 16h26min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Aprendizagem Ativa (Criou página com '==Ementa== Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. ...')
- 16h25min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Acessibilidade Digital (Criou página com '==Ementa== Conjunto de ''softwares'', dispositivos, serviços ou ambientes especialmente desenvolvidos para permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais (visuais, mot...')
- 13h33min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interdisciplinaridade
- 13h02min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interação Síncrona
- 13h02min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interação Síncrona
- 12h56min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interação Assíncrona
- 12h54min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interação Assíncrona
- 12h52min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Informe (revisão atual)
- 12h52min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Informe
- 12h48min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gestão (revisão atual)
- 12h48min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gestão
- 12h47min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gestão
- 12h47min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gestão
- 12h46min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gestão
- 12h43min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gamificação
- 12h43min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gamificação
- 12h42min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gamificação
- 12h34min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico
- 12h33min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico
- 12h24min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo
- 12h13min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo
- 11h06min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo
- 11h05min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo
- 11h04min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo
- 11h03min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo
- 11h01min de 7 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico
- 18h20min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico
- 17h47min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Formação
- 17h46min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Formação
- 17h38min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 17h37min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 17h34min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 13h43min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 13h43min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação
- 13h42min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fale Conosco
- 13h11min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática
- 13h10min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática (Criou página com '==Ementa== Grupos de pessoas que interagem ''on-line'' para compartilhar experiências e informações, de forma colaborativa, com o objetivo de desenvolver boas práticas e nov...')
- 13h07min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação
- 13h07min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação
- 13h03min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação
- 13h02min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação
- 12h59min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação (Criou página com '==Ementa== A comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática estrutura-se nas seguintes unidades de comunicação: fóruns, temas e mensagens. '''Fórum''' é um espaço n...')
- 12h52min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 12h15min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 12h06min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 12h06min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 12h05min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem
- 11h47min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Erro
- 11h43min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ensino de Aplicação
- 11h29min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Encontro Presencial (revisão atual)
- 11h17min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Emoção
- 11h09min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Educação a Distância ou Ensino a Distância?
- 11h09min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Educação a Distância ou Ensino a Distância?
- 11h08min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Educação a Distância ou Ensino a Distância?
- 10h52min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ecologia Cognitiva
- 10h11min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença de Ensino
- 10h11min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Social
- 10h10min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva
- 10h09min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 10h08min de 6 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 18h04min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Social
- 18h03min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Social
- 17h44min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva
- 17h40min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva
- 17h40min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva
- 17h26min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Disciplina
- 17h24min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Disciplina
- 17h24min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Disciplina
- 17h14min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Disciplina
- 16h41min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Dinâmica das Comunidades Virtuais (Criou página com '==Ementa== Regras da comunidade (ver: Comunidade Virtual de Aprendizagem ou Comunidade Virtual de Prática). Retrata o papel de cada interveniente (Mediador pedagógico,...')
- 16h34min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Design Educacional
- 16h30min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Design Educacional
- 16h29min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Curso-piloto
- 16h28min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Curso-piloto
- 16h28min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Curso
- 16h27min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Currículo (revisão atual)
- 16h25min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Cookie (revisão atual)
- 16h23min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem)
- 16h21min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem)
- 16h17min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem)
- 16h14min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conhecimento
- 16h13min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conhecimento
- 16h12min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conhecimento
- 13h47min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Videoconferência
- 13h45min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Videoaula
- 13h43min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Teleconferência
- 13h41min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Teleconferência
- 13h40min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Simpósio
- 13h37min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Seminário
- 13h37min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Palestra
- 13h35min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Palestra
- 13h34min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Painel
- 13h32min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Oficina
- 13h32min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Oficina
- 13h29min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Mesa-redonda
- 13h27min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Congresso
- 13h27min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conferência
- 13h26min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conferência
- 13h25min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conferência
- 13h18min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 12h51min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 12h51min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 12h50min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 12h40min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença de Ensino
- 12h39min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença de Ensino
- 12h38min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Presença de Ensino (Criou página com ' ==Ementa== A Presença de Ensino corresponde ao terceiro elemento-chave da composição da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) e é definida como o ''design'...')
- 12h29min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
- 11h46min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Competência (revisão atual)
- 11h45min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Competência
- 11h44min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Competência
- 11h44min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Competência
- 11h43min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Competência
- 11h37min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 11h36min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 11h35min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 11h35min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 11h34min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 11h33min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Colaboração
- 11h25min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Capacitação
- 11h23min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Capacitação
- 11h23min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Capacitação
- 11h21min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blog (revisão atual)
- 11h17min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning
- 11h15min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning
- 11h14min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning
- 11h13min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning
- 11h11min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning
- 11h08min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning
- 10h36min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual
- 10h34min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual
- 10h33min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual
- 10h32min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual
- 10h20min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Bate-papo On-line (chat) (revisão atual)
- 10h19min de 5 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Banda Larga (revisão atual)
- 18h27min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
- 18h26min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
- 18h26min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (→REFERÊNCIAS)
- 18h25min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
- 18h25min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (Criou página com '==EMENTA== O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) define a distância entre o nível de desenvolvimento atual (efetivo), determinado pela capacidade de resolver ta...')
- 17h59min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Autonomia (Autorregulação)
- 17h55min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento)
- 17h55min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual)
- 17h51min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Outros Recursos de um Curso On-line: (revisão atual)
- 17h47min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar (cursos on-line) (revisão atual)
- 17h45min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fale Conosco
- 17h43min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fale Conosco
- 17h42min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fale Conosco
- 17h42min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fale Conosco
- 17h37min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Fale Conosco
- 17h35min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Fale Conosco (Criou página com '==Ementa== Trata-se de um canal de comunicação particular, por meio de correio eletrônico, entre a Secretaria de Apoio Escolar e os participantes ou interessados nos even...')
- 17h18min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) TelEduc (→Fonte)
- 17h16min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Transdisciplinaridade (→Fonte)
- 17h12min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Wikibook (→FONTE)
- 17h09min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Wikibook (→FONTE)
- 17h08min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriter (→Fontes) (revisão atual)
- 17h08min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Autoavaliação
- 17h07min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriting (→FONTE)
- 17h04min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webcam (→FONTE)
- 17h04min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Web mail (→FONTE)
- 17h02min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Videoaula (→FONTE)
- 17h02min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Usuário (username, identificação do usuário) (→FONTE)
- 16h59min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Usabilidade (→FONTE)
- 16h58min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Treinamento (→Fonte)
- 16h56min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Aprendizagem Social
- 16h53min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire) (Criou página com '==Ementa== A aprendizagem é o processo de interpretação da realidade que ocorre a partir da interação e das ações dos sujeitos sobre os objetos do conhecimento. O ato de ...')
- 16h48min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Teleconferência (→Fonte)
- 16h47min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Teleconferência (→Referência)
- 16h43min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Teoria da “Equilibração” (→Fontes)
- 16h43min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Teoria da “Equilibração” (→Fontes)
- 16h40min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Suportes Pedagógicos de uma Comunidade (→FONTE)
- 16h39min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Streaming (→FONTE)
- 16h39min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Aperfeiçoamento
- 16h39min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Aperfeiçoamento
- 16h39min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Aperfeiçoamento
- 16h37min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Storyboard (→Fonte)
- 16h26min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 16h25min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 16h24min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 16h24min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 16h23min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h22min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h21min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h21min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h20min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia (→Referências)
- 16h19min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia (→Referências)
- 16h18min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h14min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h11min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Andragogia
- 16h03min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 16h02min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 15h58min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- 14h19min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System - LMS) (→Fonte)
- 14h12min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Secretaria de Apoio Escolar (→FONTE)
- 14h11min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Second Life (→FONTES)
- 13h58min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Telemático (revisão atual)
- 13h58min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Telemático
- 13h49min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Second Life (→FONTES)
- 12h58min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriting
- 12h58min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriting
- 12h57min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriting
- 12h56min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriting
- 12h51min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Webwriter
- 11h43min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Equipe de Infraestrutura e Administração dos Cursos (revisão atual)
- 11h36min de 2 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Equipe de Infraestrutura e Administração dos Cursos
- 18h32min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Social (→Fontes)
- 18h28min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva (→Fontes)
- 18h27min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva (→Fontes)
- 18h27min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Presença Cognitiva (→Fontes)
- 18h23min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Podcast (→Fonte)
- 18h16min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Podcast (→Fonte)
- 18h12min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Oficina (→Fonte)
- 18h09min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Oficina (→Fonte)
- 17h48min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento)
- 17h46min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento)
- 17h44min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Netiqueta (→FONTE)
- 17h42min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual)
- 17h41min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual)
- 17h32min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador do Curso (revisão atual)
- 17h31min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar (revisão atual)
- 17h29min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional”
- 17h28min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)
- 17h24min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância
- 17h21min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância
- 17h20min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância
- 17h16min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar
- 17h13min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Designer Instrucional
- 17h11min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Mundo Virtual (→Fontes)
- 17h08min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Mesa-redonda (→Fonte)
- 17h07min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Mesa-redonda (→Fonte)
- 17h05min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Mensagem (→Fonte) (revisão atual)
- 17h05min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Mensagem (→Fonte)
- 17h01min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Liderança Digital (→Referências)
- 16h46min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Interdisciplinaridade (→Fontes)
- 16h39min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gestão (→Fontes)
- 16h35min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gamificação (→Fontes)
- 16h32min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Gamificação (→Fontes)
- 16h31min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Coordenador de Projeto Pedagógico
- 16h30min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Designer Digital
- 14h12min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem (→Fontes)
- 14h02min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Escola de Governo (→FONTES)
- 14h00min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Equipe de Infraestrutura e Administração dos Cursos (→Fonte)
- 13h51min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Emoção (→Fontes)
- 13h49min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Conteudista
- 13h47min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) (→Fontes)
- 13h45min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning (→Fonte)
- 13h44min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ecologia Cognitiva (→Fonte)
- 13h43min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Educação a Distância ou Ensino a Distância? (→Fonte)
- 13h38min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar
- 13h34min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Cookie (→Fonte)
- 13h33min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (→Fontes)
- 13h28min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Educação a Distância ou Ensino a Distância? (→Fonte)
- 13h28min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Secretaria de Apoio Escolar
- 13h28min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Educação a Distância ou Ensino a Distância? (→Fonte)
- 13h27min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar
- 13h24min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador do Curso
- 13h24min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Coordenador de Projeto Pedagógico
- 13h23min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Coordenador de Projeto Pedagógico
- 13h20min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Ecologia Cognitiva (→Fonte)
- 13h18min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) N Secretaria de Apoio Escolar (Criou página com '==EMENTA== Apoia o Administrador do Curso na administração da inscrição dos participantes, enviando “informes” (elaborado pelo Coordenador) aos alunos. Administra, ta...')
- 12h42min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar
- 12h41min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador do Curso
- 12h33min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar
- 12h32min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional”
- 12h31min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)
- 12h29min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância
- 12h14min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador do Curso
- 12h12min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar
- 11h44min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” (→Definição)
- 11h43min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” (→Definição)
- 11h42min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional”
- 11h39min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)
- 11h38min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância
- 11h07min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” (→Referência)
- 11h00min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” (→Definição)
- 10h56min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional”
- 10h51min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”) (→Referência)
- 10h46min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”) (→Referência)
- 10h46min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)
- 10h31min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)
- 10h11min de 1 de fevereiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância
- 18h23min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Disciplina (→Fontes)
- 18h22min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Disciplina (→Fontes)
- 18h19min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Designer Instrucional (→Fonte)
- 18h18min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Designer Digital (→Fonte)
- 18h17min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Design Educacional (→Fontes)
- 18h08min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Coordenador de Projeto Pedagógico (→Fonte)
- 18h06min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Conteudista (→FONTES)
- 18h04min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem) (→Fontes)
- 18h00min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Conhecimento (→Fontes)
- 17h57min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) (→Fontes)
- 17h47min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Andragogia (→Fontes)
- 17h44min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Capacitação (→Fontes)
- 17h42min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Capacitação (→Fontes)
- 17h35min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (→Fontes)
- 17h35min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância (→Definição)
- 17h35min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (→Fontes)
- 17h32min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância (→Definição)
- 17h16min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Aprendizagem Social (→FONTE)
- 17h13min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Aperfeiçoamento (→Fontes)
- 17h12min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Andragogia (→Fontes)
- 17h08min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (→Fontes)
- 17h06min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento) (→Fontes)
- 17h04min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual) (→Fontes)
- 16h54min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” (→Fonte)
- 16h52min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância (→Fonte)
- 16h52min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância (→Fonte)
- 16h51min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”) (→Fonte)
- 16h46min de 31 de janeiro de 2018 (dif | hist) Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” (→Fonte)
- 17h33min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Usuário (username, identificação do usuário) (Criou página com '==EMENTA== Refere-se a um identificador que, juntamente com a senha, funcionam como as credenciais para acessar uma conta, uma rede de computadores, serviços disponíveis na in...')
- 17h31min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Usabilidade (Criou página com '==EMENTA== Define o grau de simplicidade, adaptabilidade, facilidade e satisfação do usuário ao interagir com um programa de computação, website, plataforma de ensino-apren...')
- 17h29min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Videoaula (Criou página com '==EMENTA== Ferramenta pedagógica que permite gravar aulas (imagem e som) em vídeo e que é muito utilizada como recurso para ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo de ...')
- 17h27min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Videoconferência (Criou página com '==EMENTA== Evento transmitido em tempo real graças à combinação de recursos de áudio, vídeo e web, que permite o compartilhamento de informações e material de trabalho,...')
- 17h24min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Wikibook (Criou página com '==EMENTA== Comunidade on-line colaborativa e voluntária para a construção e hospedagem de livros didáticos, manuais e textos instrutivos, com base no princípio básico de ...')
- 17h22min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Wiki (Criou página com '==EMENTA== Aplicativo colaborativo da web que permite a criação, alteração e atualização de conteúdos pelos próprios usuários, utilizando linguagem de hipertexto simpl...')
- 17h20min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Webwriting (Criou página com '==EMENTA== Conjunto de técnicas aplicadas à produção de conteúdos digitais para a web (textos, vídeos, podcast, etc.). ==REFERÊNCIAS== Webwriting é um conjunto de té...')
- 17h17min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Webmaster (Criou página com '==EMENTA== É a pessoa responsável por administrar, operar, tomar decisões e sugerir melhorias em um site após a sua publicação on-line. ==REFERÊNCIA== Pode não domina...')
- 17h15min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Web mail (Criou página com '==EMENTA== Aplicativo da web que permite gerenciar contas de correio eletrônico (e-mail) através de um navegador ==REFERÊNCIA== É um serviço de e-mail cujo acesso é por ...')
- 17h14min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Webcam (Criou página com '==EMENTA== Câmara de vídeo que capta e transmite imagem e som, em tempo real e via computador, para a Web. ==FONTE== WEBCAM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Dispon...')
- 17h12min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N YouTube (Criou página com '==EMENTA== Plataforma de hospedagem e compartilhamento de filmes, videoclipes e produções caseiras, organizados em canais criados e ‘alimentados’ pelos próprios usuários...')
- 14h29min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Tutorial (Criou página com '==Ementa== Conteúdo organizado em plataforma de ensino-aprendizagem, em sequência pedagógica predeterminada que deverá ser cumprida pelo participante. ==Referência== Cont...')
- 14h26min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Tutor (Criou página com '==Ementa== ==Referência== [Ver Mediador Técnico] Categoria: Glossário EGAP')
- 14h25min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Treinamento (Criou página com '==Ementa== ==Referência== “Treinamento, transmissão de informação, repetição. Os formadores realizam um diagnóstico dos resultados desejados e traçam possíveis meta...')
- 14h23min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Transdisciplinaridade (Criou página com '==Ementa== A abordagem transdisciplinar movimenta-se além dos limites das disciplinas, mesclando suas singularidades e abrindo-se à contribuição das comunidades científicas...')
- 14h15min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Teoria da “Equilibração” (Criou página com '==Ementa== Organização das estruturas cognitivas (por meio de mecanismos autorreguladores de assimilação e acomodação), capaz de provocar no indivíduo uma nova forma de a...')
- 14h00min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N TelEduc (Criou página com '==Ementa== Plataforma educacional, de software livre, para a realização de cursos a distância mediados por computador e via Internet. ==Referência== “O TelEduc é uma p...')
- 13h55min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Teleconferência (Criou página com '==Ementa== Comunicação, em tempo real, entre duas ou mais pessoas distantes do ponto de vista geográfico, mas conectado por um sistema de telecomunicações que permite o com...')
- 13h45min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Suportes Pedagógicos de uma Comunidade (Criou página com '==EMENTA== Referem-se a recursos potencializadores do processo de construção do conhecimento, uma vez que a comunidade é capaz de realimentar, continuamente, os conteúdos in...')
- 13h39min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Streaming (Criou página com '==EMENTA== Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e fo...')
- 13h36min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Storyboard
- 13h36min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Storyboard (Criou página com '==EMENTA-- “Um dos principais produtos que antecedem o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem é o Storyboard. Segundo Vargas e colaboradores (2007), Storyboard é definid...')
- 13h33min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System - LMS)
- 13h32min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System - LMS) (Criou página com '==EMENTA== Sistema de Gestão de Aprendizagem ou LMS (Learning Management System) armazena, distribui e gerência conteúdos de aprendizado interativos; tem como objetivo oferec...')
- 13h31min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Simpósio
- 13h30min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Simpósio (Criou página com '==EMENTA== Termo derivado da palavra grega que significa “banquete” (interação social para dialogar sobre filosofia, política etc.). É similar a “Mesa Redonda”, entr...')
- 13h14min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Seminário (Criou página com '==EMENTA== Evento, presencial ou a distância, que reúne “especialistas” sobre um assunto específico. Cada especialista faz a exposição de determinado tópico e depois d...')
- 13h11min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Second Life (Criou página com '==EMENTA== O Second Life (SL) é um mundo criado pela Linden Lab, projetado e mantido por seus próprios residentes (como são chamados os usuários de Second Life). Para Kemp e...')
- 12h42min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Erro (Criou página com '==EMENTA== Importante no processo de aprendizagem, o erro representa um degrau na construção do conhecimento, uma vez que o sujeito, ao perceber o erro, busca a causa e, assim,...')
- 12h26min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Escola de Governo (Criou página com '==EMENTA== ==REFERÊNCIAS== “Na concepção de Pacheco (2003), duas características principais diferenciam as escolas de governo de outros órgãos que promovem capacitaçã...')
- 12h20min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem (→FONTES)
- 11h49min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Aprendizagem Social (Criou página com '==EMENTA== Refere-se à possibilidade de a aprendizagem ocorrer pela observação, imitação ou reprodução do comportamento de outros indivíduos e das recompensas que eles r...')
- 11h18min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Administrador da Secretaria Escolar (→EMENTA)
- 11h16min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Navegador Web (Browser) (→FONTE)
- 11h08min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Administrador do Curso (→EMENTA)
- 11h05min de 30 de janeiro de 2018 (dif | hist) Netiqueta (→FONTE)
- 20h35min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Rede (Criou página com '==Ementa== Conjunto de computadores, ou outros dispositivos conectados entre si, que permite a partilha de informação para vários segmentos, dentre esses os educacionais. A m...')
- 20h32min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Questões Interessantes (Criou página com '==Ementa== São questões colhidas pelo mediador técnico responsável pela comunidade, a partir da interação dos participantes nos fóruns. Essas questões são colhidas apó...')
- 20h25min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Qualificação (Criou página com '==Ementa== “Processo de aprendizagem baseado em ações de educação formal, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo em vista o planejamento in...')
- 20h21min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Presença Social (Criou página com '==Ementa== A presença social pode, segundo Garrison e Anderson (2003:52), ser construída como um processo interativo de três categorias a serem observadas na análise dos dad...')
- 19h40min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Presença Cognitiva (Criou página com '==Ementa== Presença Cognitiva corresponde ao pensamento crítico elaborado pelo participante, a partir dos produtos de aprendizagem que lhe são oferecidos no contexto da apren...')
- 19h32min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) Podcast (→Ementa)
- 19h31min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) Podcast (→Ementa)
- 19h29min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Podcast (Criou página com '==Ementa== E a publicação de arquivos na Internet (Word, PDF, áudio, vídeo, imagem, arquivo etc.) por meio de uma '''Feed RSS.''''''Texto em negrito''' Os feeds (alimentar) ...')
- 18h57min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Perfil (Criou página com '==Ementa== Espaço que serve para que cada participante descreva a sua biografia. A ideia desse recurso é, em princípio, fornecer um mecanismo para que os participantes possam...')
- 18h40min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Pedagogia (Criou página com '==Ementa== A palavra clássica “pedagogia” se aplica à educação de crianças, como estabelece a etimologia. Categoria: Glossário EGAP')
- 18h30min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Oficina (Criou página com '==Ementa== Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que...')
- 18h10min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Objetividade (Criou página com '==Ementa== ==Referência== “Apresentação de um conteúdo sem rodeios, de forma direta. ‘O pior que pode acontecer a um site que busca objetividade na comunicação é ...')
- 17h53min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem) (Criou página com '==Ementa== Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação particip...')
- 17h49min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Painel (Criou página com '==Ementa== Apresentação dos resultados dos trabalhos realizados sobre determinado tema. Após a explanação das conclusões de cada trabalho, há um espaço para contra-argum...')
- 17h47min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Palestra (Criou página com '==Ementa== Atividade de cunho educativo com vistas à exposição de um tema único e específico, no qual os participantes (palestrantes) devem ter algum nível de conhecimento...')
- 17h28min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Netiqueta (Criou página com '==EMENTA== Conjunto de recomendações nas comunicações virtuais (bate-papo, fórum, e-mail, etc.) visando a uma convivência virtual harmônica. ==FONTE== NETIQUETA. In: ...')
- 14h10min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Navegador Web (Browser) (Criou página com '==EMENTA== Aplicativo utilizado para recuperar, enviar e navegar recursos na web, tais como páginas da web, imagens ou vídeos. ==REFERÊNCIAS== “[...] é um programa que ...')
- 13h59min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Outros Recursos de um Curso On-line: (Criou página com '==EMENTA== Outros recursos estão disponíveis na barra superior da tela do curso e podem ser acessados em todos os módulos: '''Página de abertur'''a: página inicial do curso...')
- 13h45min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem (Criou página com '==EMENTA== Segundo Cavellucci, tratam-se de “termos intimamente relacionados ao desempenho em uma determinada tarefa”: o '''estilo''' tendo a ver com as escolhas individuais...')
- 13h32min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Webwriter (Criou página com '==EMENTA== Especialista nas técnicas aplicadas à produção de conteúdos digitais para a web (textos, vídeos, podcast, etc.) e focadas na acessibilidade, objetividade, naveg...')
- 13h24min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Mediadores (Criou página com '==EMENTA== '''Mediador pedagógico''' “Os mediadores pedagógicos '''não''' são ‘conhecedores’ do conteúdo programático, mas têm a função de facilitar a ambientaç...') (revisão atual)
- 13h17min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Equipe de Infraestrutura e Administração dos Cursos (Criou página com '==EMENTA== Gerente de TI “Atribuições: [garante a] operacionalidade do ambiente e o suporte técnico ao corpo de docente e discente. Gerencia a equipe de informática e Desi...')
- 12h36min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Designer Instrucional (Criou página com '==EMENTA== Atribuições: analisa as características do ambiente de aprendizagem. Analisa as características de tecnologias existentes e emergentes e seus usos em ambiente ins...')
- 12h34min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Designer Digital (Criou página com '==EMENTA== Atribuições: é responsável pela concepção e produção visual de sites, criação e adaptação de identidade visual, manutenção de páginas web, digitalizaç...')
- 12h26min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Coordenador de Projeto Pedagógico da Secretaria Escolar (Criou página com '==EMENTA== Profissional responsável pela construção e realização de um curso. Nesse sentido, opera como um designer instrucional que: elabora o projeto básico; define o mo...') (revisão atual)
- 12h15min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Administrador do Curso (Criou página com '==EMENTA== Em cursos on-line, é o profissional responsável por: administrar os recursos disponíveis; gerenciar a inscrição de participantes e a formação das turmas; geren...')
- 11h56min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Conteudista (Criou página com '==EMENTA== Profissional (autor/especialista/professor) que cria, desenvolve, atualiza ou adapta conteúdo programático de um curso (presencial ou on-line). “Atribuições: é...')
- 11h53min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Coordenador de Projeto Pedagógico (Criou página com '==EMENTA== Profissional responsável pela construção e realização de um curso. Nesse sentido, opera como um designer instrucional que: elabora o projeto básico; define o mo...')
- 11h31min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Administrador da Secretaria Escolar (Criou página com '==EMENTA== controla e faz o arquivamento dos documentos dos participantes inscritos na EaD. Registra e acompanha os procedimentos de matrícula, avaliação e certificação de ...')
- 11h30min de 29 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Administrador da Secretaria Escolar (cursos on-line) (Criou página com '==EMENTA== apoia o Coordenador de Projeto Pedagógico (de curso) na administração da capacitação (administra as inscrições dos participantes, envia “informe”, elaborad...')
- 20h02min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Mundo Virtual (Criou página com '==Ementa== Refere-se a uma realidade simulada, baseada no mundo real, criada graças ao avanço da tecnologia informática e à utilização de recursos computacionais. ==Refe...')
- 19h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Moodle (Criou página com '==Ementa== Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um programa livre destinado ao desenvolvimento, à implementação e à gestão de ambientes virtuais...')
- 19h50min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Midiateca do Curso (Criou página com '==Ementa== Acervo de documentos digitalizados (textos, vídeos, imagens, apresentações gráficas, links de acesso, etc.), disponibilizado em cada curso, para complementar ou a...')
- 19h49min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Mesa-redonda (Criou página com '==Ementa== Reunião de pessoas para discutir um tema (que não precisa ser científico, como ocorre necessariamente em um simpósio), na qual todos têm oportunidade de manifest...')
- 19h37min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Mensagem (→Ementa)
- 19h33min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Mensagem (Criou página com '==Ementa== Colaboração enviada na discussão de algum tema em um fórum da comunidade virtual de aprendizagem. ==Fonte== ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de...')
- 19h23min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Management (→Ementa)
- 19h22min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Management (Criou página com '==Ementa== Manipulação, condução, administração, direção (no original, em inglês). Conjunto de teorias e técnicas de gestão ou administração de origem americana. ...')
- 19h19min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Liderança Digital (→Referências)
- 19h19min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Liderança Digital (Criou página com '==Ementa== Líder responsável por impulsionar o “uso estratégico dos ativos digitais” da empresa tendo em vista atingir os objetivos finais da organização. ==Referênci...')
- 19h05min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Levantamento de Necessidades de Formação (Criou página com '==Ementa== Processo informal de verificação de necessidades de capacitação, treinamento ou formação. Categoria: Glossário EGAP')
- 18h57min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Internet (→Ementa) (revisão atual)
- 18h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Internet (Criou página com '==Ementa== Sistema global de redes de computadores interligadas por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas; a Internet é uma rede inserida e...')
- 18h55min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Interdisciplinaridade (Criou página com '==Ementa== Articulação dos conceitos, contribuições e inquietações de um certo número de disciplinas (áreas do conhecimento). Inter-relação e complementaridade das ár...')
- 18h51min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Interação Síncrona (→Ementa)
- 18h50min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Interação Síncrona (Criou página com '==Ementa== Interação simultânea entre os participantes conectados em tempo real. A interação síncrona em cursos de EaD pode ser viabilizada pelo chat e pela teleconferênc...')
- 18h49min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Interação Assíncrona (Criou página com '==Ementa== Em educação, refere-se à interação não concomitante, em que os envolvidos estabelecem contato em tempos diferentes, respeitado o ritmo de cada participante. Os ...')
- 18h29min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Informe (→Ementa)
- 18h28min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Informe (Criou página com '==Ementa== Mensagens enviadas regularmente para a caixa de correio de cada participante do curso, com o objetivo de criar circunstâncias favoráveis a uma boa interface de comu...')
- 18h27min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Gestão (→Ementa)
- 18h24min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Gestão (Criou página com '==Ementa== Conjunto de regras, funções e conhecimentos de que se lança mão para executar com eficiência e eficácia qualquer atividade (principalmente organizacional).')
- 18h24min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Gamificação (→Referência)
- 18h18min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Gamificação (→Ementa)
- 18h17min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Gamificação (Criou página com '==Ementa== Aplicação de princípios e elementos sistêmicos do design de jogos com o objetivo de motivar o desempenho (a aprendizagem). A gamificação (ou, em inglês, gamifi...')
- 18h08min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico (→Referências)
- 18h06min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico (→Ementa)
- 17h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico (Criou página com '==Ementa== Espaços de interação assíncrona (pois os participantes não precisam estar conectados no mesmo instante) em cursos mediados por computador e via internet. O '''f...')
- 17h53min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Formação (→Referência)
- 17h51min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Formação (→Ementa)
- 17h47min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Formação (Criou página com '==Ementa== Ação de formar pessoas para que se tornem profissionais habilitados (ocupações especializadas). Desenvolvimento da capacidade crítica, que se contrapõe à mera ...')
- 17h43min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Curso-piloto (→Ementa)
- 17h40min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Curso-piloto (→Ementa)
- 17h39min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Curso-piloto (Criou página com '==Ementa== Refere-se a um curso preliminar que tem como objetivo avaliar o conteúdo programático de um curso on-line. Geralmente, para essa avaliação, o Grupo de Educação ...')
- 17h05min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Curso (→Ementa)
- 17h04min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Curso (Criou página com '==Ementa== Atividade educacional presencial, on-line ou híbrida. Os cursos presenciais são caracterizados por turmas pequenas, com no máximo 40 alunos/turma. Os cursos a dis...')
- 17h00min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Ensino de Aplicação (Criou página com '==Ementa== Abordagem que enfatiza a reflexão sobre questões da realidade profissional, ao incorporar a experiência profissional e os conhecimentos acumulados pelo servidor ...')
- 16h57min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Encontro Presencial (Criou página com '==Ementa== Interação síncrona de participantes de cursos a distância que se reúnem face a face para discutir previamente aspectos relacionados ao curso on-line (apresentaç...')
- 16h48min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Emoção (Criou página com '==Ementa== A emoção (do latim: motio, ação de mover, movimento) diz respeito a movimentos internos e externos complexos, que envolvem o corpo e o espírito. Em cursos mediad...')
- 16h43min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Ecologia Cognitiva (Criou página com '==Ementa== Refere-se à criação de um fluxo e processamento mais dinâmico das informações disponibilizadas pelos meios tecnológicos, redes e fontes informacionais, a fim de...')
- 16h39min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Educação a Distância ou Ensino a Distância? (Criou página com '==Ementa== O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a pensar, criar, inova...')
- 14h24min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Disciplina (Criou página com '==Ementa== Campo específico de saber. Área de conhecimento. Matéria ou objeto de estudo escolar. ==Referências== 5. ciência, ramo de conhecimento; matéria escolar” (D...')
- 14h22min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Currículo (Criou página com '==Ementa== Visto como a “infraestrutura” revelada de um programa de estudos, mais do que apenas uma lista de matérias, o currículo define a filosofia do programa oferecido...')
- 14h19min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Cookie (→Referência)
- 14h18min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Cookie (→Ementa)
- 14h17min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Cookie (Criou página com '==Ementa== '''Ementa resumo (sugestão)''': Mecanismo de identificação utilizado por servidores da Internet para reconhecer o navegador durante suas sessões de comunicação ...')
- 14h13min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem) (→Referência)
- 14h06min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem) (→Referência)
- 14h03min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Construtivismo (aplicado à aprendizagem) (→Ementa)
- 14h03min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Design Educacional (Criou página com '==Ementa== Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, a elaboração, a utilização e a gestão de métodos e projetos pedagógicos, materiais educacionais, ambientes c...')
- 13h51min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Construtivismo (aplicado à aprendizagem) (Criou página com '==Ementa== '''Ementa resumo (sugestão)''': Enquanto teoria sobre como as pessoas aprendem, a abordagem construtivista deriva da concepção de conhecimento como construção da...')
- 13h18min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Conhecimento (Criou página com '==Ementa== '''Ementa resumo (sugestão):''' Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural. =...')
- 13h08min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Congresso (Criou página com '==Ementa== Atividade expositiva que se caracteriza pela reunião de pessoas com interesses em comum para discutir, trocar opiniões e deliberar sobre determinado tema, alguma no...')
- 13h06min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Conectivismo (Criou página com '==Ementa== Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacid...')
- 13h02min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Conferência (→Ementa)
- 12h59min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Conferência
- 12h58min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Conferência (Criou página com '==Ementa== Atividade expositiva formal, de caráter informativo, geralmente com enfoque técnico e/ou científico, para a apresentação de resultados de uma pesquisa, debates, ...')
- 12h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) (→Referência)
- 12h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Autonomia (Autorregulação) (Criou página com '==Ementa== Para Vygotsky, é o autodomínio (ou “autorregulação”) conquistado pelo sujeito, desde que nasce, ao internalizar as regras, condutas e costumes do meio em que ...')
- 12h53min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) (→Ementa)
- 12h52min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) (Criou página com '==Ementa== Numa comunidade de investigação, os participantes são estimulados a escutar uns aos outros com respeito, a construir ideias, a se desafiarem uns aos outros na elab...')
- 12h52min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Autoavaliação (Criou página com '==Ementa== É um instrumento de avaliação da aprendizagem a partir da tomada de consciência sobre '''o quê, como e para que aprendemos'''. Parte, portanto, do entendimento d...')
- 11h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Andragogia (→Fontes)
- 11h47min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Aperfeiçoamento (Criou página com '==Ementa== “Processo de aprendizagem, baseado em ações de ensino-aprendizagem, que atualiza, aprofunda conhecimentos e complementa a formação profissional do servidor, com...')
- 11h44min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Andragogia (Criou página com '==Ementa== A andragogia é a disciplina que estuda a educação e a aprendizagem de adultos. Como ciência da formação dos homens, a andragogia considera a educação como um ...')
- 11h25min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (Criou página com '==Ementa== São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; aprese...')
- 11h01min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Ambiente Telemático (Criou página com '==Ementa== Ambiente e meio facilitador da aprendizagem em grupo, o ambiente telemático combina o uso da tecnologia digital e dos meios de telecomunicação informatizada (envol...')
- 10h56min de 24 de janeiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Construtivista (→Fontes)
- 19h36min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Competência (Criou página com '==Ementa== Soma de saberes, conhecimentos, atitudes e valores (incluem: informações, aptidões, potencialidades, recursos, procedimentos, métodos e técnicas) que o indivídu...')
- 19h30min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Colaboração (Criou página com '==Ementa== Interação de ajuda mútua ou unilateral entre indivíduos para a solução de propósitos comuns ou superpostos. Segundo Rubin (2009), “o êxito de uma colaboraç...')
- 19h24min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Chat Educacional (Criou página com '==Ementa== Ferramenta muito presente em contextos educacionais de EaD, o chat educacional deve adotar procedimentos regulares (relacionados a: organização prévia, propósitos...')
- 19h13min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Capacitação (Criou página com '==Ementa== “Processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento...')
- 19h08min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Blog (Criou página com '==Ementa== Na gíria da internet, blog (uma contração de web-log) é um tipo de “diário em rede”, no qual os conteúdos são exibidos em ordem cronológica inversa (do ma...')
- 18h59min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning (→Referência)
- 18h58min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning (→Ementa)
- 18h57min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning (→Referências)
- 18h46min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Blended Learning (→Ementa)
- 18h43min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Blended Learning (Criou página com '==Ementa== Refere-se a um sistema de formação em que o conteúdo é transmitido em curso à distância (normalmente mediado por computador e via internet); entretanto, inclui ...')
- 18h40min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Bate-papo On-line (chat) (Criou página com '==Ementa== Conversa em tempo real entre participantes e mediadores de cursos on-line, com dia e horários previamente marcados. O espaço virtual em que o bate-papo acontece é ...')
- 18h15min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (→Fontes)
- 18h14min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (→Referência)
- 18h09min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (→Ementa)
- 18h06min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual (Criou página com '==Ementa== O conceito de '''biblioteca digital''' e o de biblioteca virtual guardam similaridade, com a diferença que a biblioteca digital existe fisicamente e disponibiliza um...')
- 18h02min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual) (→Fontes)
- 18h00min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual) (→Referências)
- 17h57min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Banda Larga (Criou página com '==Ementa== Indica a transmissão e recepção de dados de informação, simultaneamente e em grandes quantidades, através de meios (cabos e fibras óticas) e técnicas de trans...')
- 17h56min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual) (→Fontes)
- 17h55min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (ambiente virtual) (→Referências)
- 17h49min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Afetividade (ambiente virtual) (Criou página com '==Ementa== Comportamentos como medo, sofrimento, interesse, alegria, resistência, raiva e outros ‘transitam’ também em ambientes virtuais de aprendizagem (ambientes telem...')
- 17h42min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Ambiente Construtivista (→Fontes)
- 17h40min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Ambiente Construtivista (Criou página com '==Ementa== Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor -- excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém...')
- 17h29min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento) (→Fontes)
- 17h28min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento) (→Fontes)
- 17h28min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) Afetividade (construção do conhecimento) (→Referências)
- 17h25min de 23 de janeiro de 2018 (dif | hist) N Afetividade (construção do conhecimento) (Criou página com '==Ementa== O processo de aprendizagem apresenta duas dimensões indissociáveis no comportamento: a cognitiva e a afetiva. Quando se inicia o processo de construção de conhec...')
- 18h42min de 6 de agosto de 2014 (dif | hist) Decreto nº 59.532, de 13 de setembro de 2013 (revisão atual)
- 18h38min de 6 de agosto de 2014 (dif | hist) Decreto nº 59.532, de 13 de setembro de 2013
- 17h48min de 6 de agosto de 2014 (dif | hist) N Decreto nº 59.532, de 13 de setembro de 2013 (Criou página com 'Regulamenta a Lei nº 14.984, de 12 de abril de 2013, que dispõe sobre o pagamento de indenização por morte ou invalidez e a contratação de seguro de vida em grupo GERA...')
- 17h46min de 6 de agosto de 2014 (dif | hist) Lei nº 14.984, de 12 de abril de 2013 (revisão atual)
- 17h40min de 6 de agosto de 2014 (dif | hist) m Lei nº 14.984, de 12 de abril de 2013 (Protegeu "Lei nº 14.984, de 12 de abril de 2013" ([edit=sysop] (indefinido) [move=sysop] (indefinido)))
- 17h40min de 6 de agosto de 2014 (dif | hist) N Lei nº 14.984, de 12 de abril de 2013 (Criou página com 'Dispõe sobre o pagamento de indenização por morte ou invalidez e a contratação de seguro de vida em grupo, na forma que especifica, e dá providências correlatas '''O GOV...')
- 14h59min de 1 de agosto de 2014 (dif | hist) Leis (→2000) (revisão atual)
- 14h56min de 1 de agosto de 2014 (dif | hist) Lei Complementar nº 1.123, de 1º de julho de 2010 (revisão atual)
- 14h53min de 1 de agosto de 2014 (dif | hist) Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968 (→SEÇÃO V - Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família)
- 14h50min de 1 de agosto de 2014 (dif | hist) Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968 (→SEÇÃO III - Da Licença ao Funcionário Acidentado no Exercício de suas Atribuições ou Atacado de Doença Profissional)
- 14h32min de 1 de agosto de 2014 (dif | hist) Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968 (→SEÇÃO III - Da Licença ao Funcionário Acidentado no Exercício de suas Atribuições ou Atacado de Doença Profissional)
(Mais recentes | Mais antigas) Ver (500 recentes | 500 antigas) (20 | 50 | 100 | 250 | 500).