Ferramentas pessoais

Ensino de Aplicação

De Meu Wiki

Edição feita às 17h00min de 24 de janeiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Abordagem que enfatiza a reflexão sobre questões da realidade profissional, ao incorporar a experiência profissional e os conhecimentos acumulados pelo servidor à situação de ensino e aprendizagem, instigando o participante a se tornar ator e agente da sua formação e de processos sociais, tendo em vista a melhoria da organização pública.

Referências

“[Ensino de Aplicação] Nesta abordagem, de influência da escola francesa, o conhecimento e a experiência profissional do participante são incorporados à situação de ensino e aprendizagem, dando ênfase a um processo ativo de reflexão sobre questões da realidade profissional, instigando-o a ser ator e agente da sua formação e de processos sociais na melhoria da organização pública. O ‘Ensino de Aplicação’ adotado pela Fundap, nesses anos, parte da premissa de que a formação do adulto que atua na gestão do serviço público demanda uma circunstância específica para observar, analisar e refletir dentro de uma nova ótica a realidade vivida na dinâmica profissional do serviço público (FARIA, 1983). A partir deste contexto de aprendizagem significativa, é possível a construção de conceitos inovadores, gerando a transformação de comportamentos e atitudes no aprimoramento das competências e dos serviços. Com esse enfoque, são feitas atualizações e adequações permanentes nos conteúdos programáticos da formação. O conteúdo e a forma estão integrados, isto é, a estrutura curricular é articulada aos processos de ensino e aprendizagem” (KACHAR, 2010).

Fontes

KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: < http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.