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Ensino de Aplicação

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Abordagem que enfatiza a reflexão sobre questões da realidade profissional, ao incorporar a experiência profissional e os conhecimentos acumulados pelo participante à situação de ensino e aprendizagem, instigando-o a se tornar ator e agente da sua formação e de processos sociais, tendo em vista a melhoria da organização em que atua.
Abordagem que enfatiza a reflexão sobre questões da realidade profissional, ao incorporar a experiência profissional e os conhecimentos acumulados pelo participante à situação de ensino e aprendizagem, instigando-o a se tornar ator e agente da sua formação e de processos sociais, tendo em vista a melhoria da organização em que atua.
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'''Veja também:''' [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem]] // [[Pedagogia por Objetivos]]
==Referências==
==Referências==

Edição atual tal como 16h21min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Abordagem que enfatiza a reflexão sobre questões da realidade profissional, ao incorporar a experiência profissional e os conhecimentos acumulados pelo participante à situação de ensino e aprendizagem, instigando-o a se tornar ator e agente da sua formação e de processos sociais, tendo em vista a melhoria da organização em que atua.


Veja também: Orientação Metodológica // Andragogia // Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem // Pedagogia por Objetivos

Referências

“[Ensino de Aplicação] Nesta abordagem, de influência da escola francesa, o conhecimento e a experiência profissional do participante são incorporados à situação de ensino e aprendizagem, dando ênfase a um processo ativo de reflexão sobre questões da realidade profissional, instigando-o a ser ator e agente da sua formação e de processos sociais na melhoria da organização pública.
O ‘Ensino de Aplicação’ [...] parte da premissa de que a formação do adulto que atua na gestão do serviço público demanda uma circunstância específica para observar, analisar e refletir dentro de uma nova ótica a realidade vivida na dinâmica profissional do serviço público (FARIA, 1983). A partir deste contexto de aprendizagem significativa, é possível a construção de conceitos inovadores, gerando a transformação de comportamentos e atitudes no aprimoramento das competências e dos serviços.
Com esse enfoque, são feitas atualizações e adequações permanentes nos conteúdos programáticos da formação. O conteúdo e a forma estão integrados, isto é, a estrutura curricular é articulada aos processos de ensino e aprendizagem” (KACHAR, 2010).

Fontes

FARIA, R. M. B. Uma proposta de ensino de aplicação: a análise de políticas sociais na formação de administradores públicos. Cadernos Fundap, São Paulo, ano 3, n.6, p.4-13, 1983.

KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: < http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.