Ferramentas pessoais

Emoção

De Meu Wiki

Edição feita às 18h17min de 15 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

A emoção (do latim: motio, ação de mover, movimento) diz respeito a movimentos internos e externos complexos, que envolvem o corpo e o espírito.

Em cursos mediados por computador e via Internet, é fundamental criar estratégias capazes de transformar as agitações emocionais em recursos favoráveis ao ensino e à aprendizagem.

Referências

A emoção é uma forma de exteriorização da afetividade, que evolui ao longo da vida e sob o impacto das relações sociais. A emoção precede as condutas cognitivas e pode, em algumas situações, sobrepor-se à razão, quando faltam recursos para controlá-la. O desenvolvimento da emoção deve conduzir à predominância da razão. Ao mudarmos a emoção, mudamos o domínio de ação. Há uma desvalorização da emoção em nossa cultura, a racionalidade ignora os seres, a subjetividade e a emoção. Esse descaso demonstra a nossa miopia e a não percepção do entrelaçamento entre razão e emoção. Todas as nossas ações têm como alicerce a emoção. Nesse contexto, os ambientes telemáticos são territórios onde transitam o medo, o sofrimento, o interesse, a alegria, a resistência, a raiva, etc. E, em virtude disso, um curso on-line pode trazer à tona comportamentos que evidenciam desequilíbrios internos dos envolvidos; é importante criar estratégias para diluir o medo e abrir caminho para o desenvolvimento cognitivo e a satisfação. É fundamental verificar a adaptabilidade dos aspectos emocionais nas estratégias de ensino e aprendizagem dos cursos mediados por computador e via Internet. Nesse contexto, o mediador pedagógico tem o papel de resgatar a funcionalidade da emoção como condição capaz de proporcionar circunstâncias adequadas aos anseios dos participantes, tornando esse ambiente adaptável ao aluno e possibilitando uma boa interface de comunicação e interação; porém, sem nunca perder o foco do curso, o controle, o gerenciamento e a administração geral do ambiente de aprendizagem (retirado de TAVARES-SILVA, 2003).

Fontes

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas, Psy II, 1995.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes. 1979.