Ferramentas pessoais

Educação a Distância ou Ensino a Distância?

De Meu Wiki

Edição feita às 12h34min de 16 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

O conceito de educação refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente do próprio crescimento.

O conceito de ensino está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento.


Veja também: Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos // Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância // Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”) // Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional” // Videoaula // Videoconferência // Ensino de Aplicação // Orientação Metodológica // Andragogia // Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem

Referências

Educação: O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a construir conhecimentos, a participar ativamente de seu próprio crescimento. Há situações e objetivos que se esgotariam no ensino, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na educação (LANDIM, 1997).
Ensino: O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. Ensinar tem sua origem no latim, ensignare, que significa "colocar signos' e, portanto, pode ser compreendido como o ato de "depositar informação" no aprendiz – é a educação bancária, criticada por Freire (1970). Segundo esta concepção, o professor ensina quando passa a informação para o aluno e esse aprende porque memoriza e reproduz, fielmente, essa informação. Aprender está diretamente vinculado à memorização e à reprodução da informação.

Fontes

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

LANDIM, C. M. das M. P. F. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Autores Associados, 1997.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.