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Educação a Distância ou Ensino a Distância?

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FREIRE, Paulo. '''Pedagogia do oprimido'''. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
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LANDIM, C. M. das M. P. F. '''Educação à distância''': algumas considerações. Rio de Janeiro: Autores Associados, 1997.
VALENTE, J. A. '''Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador'''. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias.  Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.
VALENTE, J. A. '''Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador'''. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias.  Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.

Edição de 13h43min de 1 de fevereiro de 2018

Ementa

O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente do próprio crescimento. O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento.

Referências

Educação: O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a construir conhecimentos, a participar ativamente de seu próprio crescimento. Há situações e objetivos que se esgotariam no ensino, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na educação (Landim, 1997). Ensino: O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. Ensinar tem sua origem no latim, ensignare, que significa "colocar signos' e, portanto, pode ser compreendido como o ato de "depositar informação" no aprendiz – é a educação bancária, criticada por Freire (1970). Segundo esta concepção, o professor ensina quando passa a informação para o aluno e esse aprende porque memoriza e reproduz, fielmente, essa informação. Aprender está diretamente vinculado à memorização e à reprodução da informação.


Fonte

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

LANDIM, C. M. das M. P. F. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Autores Associados, 1997.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.