Ferramentas pessoais

Designer Digital

De Meu Wiki

Edição feita às 19h19min de 19 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Profissional responsável por desenvolver interfaces digitais interativas: concepção e produção visual de sites, criação e adaptação de identidade visual, manutenção de páginas web, digitalização e tratamento de imagens, diagramação, animações.

Veja também: Designer Instrucional // Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Curso

Referências

"Atribuições: é responsável pela concepção e produção visual de sites, criação e adaptação de identidade visual, manutenção de páginas web, digitalização e tratamento de imagens, diagramação, animações. Transforma as ideias desenvolvidas pelo Designer Instrucional e especialistas em conteúdos educacionais e determina quais mídias serão usadas para cada situação. Cria os objetos virtuais do curso para serem implantados no ambiente, além de desenvolvimentos, criações e implantações para o portal, incluindo edição de vídeos. Na fase de criação desenvolve o layout das páginas-internet a partir do roteiro do curso elaborado pela equipe responsável. Elabora o processo de produção das telas, além da programação para páginas internet, a inserção de vídeo, desenho, fotografia e, quando necessário, a edição de vídeo. Finaliza a produção do curso para a internet, fazendo uma versão em CDRom, reproduzindo as cópias para os alunos. Faz o planejamento, criação de roteiros e projetos de animação por computação gráfica para a web e demais mídias. É responsável pelo desenho detalhado das interfaces de usuário, das estruturas de navegação e a definição do material de multimídia a ser utilizado, o design de elementos gráficos, de elementos instrucionais e de estruturas de informação, além do desenho de telas, ícones, elementos de interface e mensagens. Trabalha em conjunto com os editores e com o Designer Instrucional para definir a arquitetura da informação do ambiente” (KACHAR, 2010).
“Profissional especializado em mídias digitais e interativas, computação gráfica, mídia impressa e animação, multimídia e web design. Para isso, agrega técnicas da programação visual: criatividade, senso estético, embasamento cultural visual (hábitos e costumes visuais de diferentes culturas), estudo da técnica adequada para determinada ferramenta, etc.). Ele exerce atividades relacionadas ao planejamento digital; desenvolve sites; aplicativos de celulares; editor de vídeos, etc.” (DESIGNER digital. In: WIKIPÉDIA…)

Fontes

KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?i

DESIGNER digital. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Designer_digital >. Acesso em: 1 ago. 2017.