Ferramentas pessoais

Design Educacional

De Meu Wiki

Edição feita às 16h34min de 5 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, a elaboração, a utilização e a gestão de métodos e projetos pedagógicos, materiais educacionais, ambientes colaborativos, atividades interativas e modelos de avaliação, criados para facilitar a aprendizagem humana.

Referências

“Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos e produtos educacionais que facilitam a aprendizagem humana” (FILATRO, 2004).
“Em nível macro, o design instrucional é compreendido como o planejamento do ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Tradicionalmente, tem sido vinculado à produção de materiais didáticos, mais especificamente à produção de materiais analógicos” (FILATRO e PICONEZ, 2004).
Design Instrucional (Educação a Distância) “A palavra design é de origem inglesa e refere-se à concepção de um projeto ou um modelo, é utilizada também para significar o produto que resultou desse processo. Podemos dizer que o design é a interface entre um usuário e um artefato. Design Instrucional é uma denominação utilizada para falar do planejamento educacional para educação a distância e também do resultado de um planejamento concretizado num material para EaD. Da mesma forma, o design instrucional é a interface entre o aprendiz e um material desenvolvido com a finalidade de promover um tipo de aprendizagem” (INFRAERO educação a distância).
“Em um sentido mais restrito, o design de um curso a distância pode ser entendido como o cuidado com a organização visual das informações, que é em geral crítica para o bom resultado do processo de aprendizagem do aluno”. “Nesse sentido, o conceito de design (ou desenho) pode ser concebido, de maneira bem ampla, como o projeto instrucional, educacional, pedagógico ou didático de um curso” (MATTAR e MAIA, 2007).
“A engenharia pedagógica: (a) requer um trabalho de síntese que integra as contribuições de especialistas em pedagogia e tecnologias educativas; (b) aborda um projeto pedagógico em seus aspectos técnicos, econômicos, financeiros, monetários e sociais; (c) reagrupa vários métodos e ferramentas de aprendizagem, adaptados a um público-alvo e com objetivos educacionais claramente definidos; (d) visa a adaptar, e até mesmo criar, métodos e ferramentas de ensino, em busca de viabilizar os itinerários previamente traçados e otimizar os custos; (e) está na confluência do design pedagógico, da engenharia de software e da engenharia cognitiva” (INGÉNIERIE PÉDAGOGIQUE. Wikipédia).

Fontes

FILATRO, A. C. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.

FILATRO, A.; PICONEZ, S. C. B. Design instrucional contextualizado. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2017.

INFRAERO educação a distância. Glossário em EAD. Disponível em: <http://ead.infraero.gov.br/moodle/mod/glossary/print.php?id=18664&mode=&hook=ALL&sortkey=&sortorder=&offset=60>. Acesso em: 2 ago. 2017.

INGÉNIERIE PÉDAGOGIQUE. In: WIKIPÉDIA, l’encyclopédie libre. Disponível em: <https://fr.wikipedia.org/wiki/Ing%C3%A9nierie_p%C3%A9dagogique#cite_note-1>. Acesso em: 23 ago. 2017.

MATTAR NETO, J.; MAIA,C. ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.