Ferramentas pessoais

Conteudista

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 6: Linha 6:
<BLOCKQUOTE>“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]]. Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]]. Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).</BLOCKQUOTE>
-
<BLOCKQUOTE>“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou ''on-line''. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na [[Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)]], validar as sugestões dos participantes da [[Comunidade Virtual de Aprendizagem ou Comunidade Virtual de Prática]] e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de [[Mediador técnico]] do curso, o que se dá mediante sua capacitação feita pelo Coordenador de Projeto (de curso)” (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003).</BLOCKQUOTE>
+
<BLOCKQUOTE>“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou ''on-line''. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na [[Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)]], validar as sugestões dos participantes da [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de [[Mediador técnico]] do curso, o que se dá mediante sua capacitação feita pelo Coordenador de Projeto (de curso)” (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003).</BLOCKQUOTE>

Edição de 16h35min de 15 de fevereiro de 2018

Ementa

Profissional (autor/especialista/professor) que cria, desenvolve, atualiza ou adapta o conteúdo programático de um curso (presencial ou on-line).

Referências

“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).
“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou on-line. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”), validar as sugestões dos participantes da Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de Mediador técnico do curso, o que se dá mediante sua capacitação feita pelo Coordenador de Projeto (de curso)” (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003).


FONTES

KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.