Ferramentas pessoais

Conhecimento

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Fontes)
Linha 1: Linha 1:
==Ementa==
==Ementa==
-
'''Ementa resumo (sugestão):''' Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural.
+
Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural.
 +
 
 +
Ver, também: [[Construtivismo]]; [[Teoria da "Equilibração"]]
==Referências==
==Referências==
-
Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio. O conhecimento não procede apenas da experiência do mundo dos objetos nem é uma capacidade inata do sujeito. Piaget desmistifica a ideia de que o conhecimento é dado pela herança genética (apriorismo) ou é fruto do meio físico ou social (empirismo), e cria a ideia de conhecimento-construção. O conhecimento é uma construção que exige a interação do sujeito com o meio físico e sociocultural. Segundo Becker, a teoria construtivista é sustentada por três pilares: os conhecimentos são construídos; o aprendiz é o centro do processo de construção; e o ambiente de aprendizagem exerce papel determinante.
+
<BLOCKQUOTE>Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio.</BLOCKQUOTE>
 +
<BLOCKQUOTE>O conhecimento não procede apenas da experiência do mundo dos objetos nem é uma capacidade inata do sujeito. </BLOCKQUOTE>
 +
<BLOCKQUOTE>Piaget desmistifica a ideia de que o conhecimento é dado pela herança genética (apriorismo) ou é fruto do meio físico ou social (empirismo), e cria a ideia de conhecimento-construção. O conhecimento é uma construção que exige a interação do sujeito com o meio físico e sociocultural.</BLOCKQUOTE>
 +
<BLOCKQUOTE>Segundo Becker, a teoria construtivista é sustentada por três pilares: os conhecimentos são construídos; o aprendiz é o centro do processo de construção; e o ambiente de aprendizagem exerce papel determinante.</BLOCKQUOTE>
-
[Ver Construtivismo]
 
-
[Ver Teoria da Equilibração]
 
-
“ato ou faculdade do pensamento que permite a apreensão de um objeto, por meio de mecanismos cognitivos diversos e combináveis, como a intuição, a contemplação, a classificação, a analogia, a experimentação etc.” (Houaiss)  
+
<BLOCKQUOTE>“ato ou faculdade do pensamento que permite a apreensão de um objeto, por meio de mecanismos cognitivos diversos e combináveis, como a intuição, a contemplação, a classificação, a analogia, a experimentação etc.” (HOUAISS, 2009)</BLOCKQUOTE>
-
“Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [“Opération par laquelle l'esprit humain procède à l'analyse d'un objet, d'une réalité et en définit la nature. [...] Ensemble des domaines où s'exerce l'activité d'apprendre ; savoir”] (Larousse Dictionnaire)
+
<BLOCKQUOTE>“Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [“''Opération par laquelle l'esprit humain procède à l'analyse d'un objet, d'une réalité et en définit la nature. [...] Ensemble des domaines où s'exerce l'activité d'apprendre ; savoir''”] (CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse.)</BLOCKQUOTE>
==Fontes==
==Fontes==

Edição de 16h12min de 5 de fevereiro de 2018

Ementa

Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural.

Ver, também: Construtivismo; Teoria da "Equilibração"


Referências

Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio.
O conhecimento não procede apenas da experiência do mundo dos objetos nem é uma capacidade inata do sujeito.
Piaget desmistifica a ideia de que o conhecimento é dado pela herança genética (apriorismo) ou é fruto do meio físico ou social (empirismo), e cria a ideia de conhecimento-construção. O conhecimento é uma construção que exige a interação do sujeito com o meio físico e sociocultural.
Segundo Becker, a teoria construtivista é sustentada por três pilares: os conhecimentos são construídos; o aprendiz é o centro do processo de construção; e o ambiente de aprendizagem exerce papel determinante.


“ato ou faculdade do pensamento que permite a apreensão de um objeto, por meio de mecanismos cognitivos diversos e combináveis, como a intuição, a contemplação, a classificação, a analogia, a experimentação etc.” (HOUAISS, 2009)
“Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [“Opération par laquelle l'esprit humain procède à l'analyse d'un objet, d'une réalité et en définit la nature. [...] Ensemble des domaines où s'exerce l'activité d'apprendre ; savoir”] (CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse.)

Fontes

BECKER, F. (Org.). Aprendizagem & conhecimento escolar. Pelotas: Educat, 2002.

CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse. Disponível em: <http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/connaissance/18273#kvtbIKJkp2bKHuwU.99>. Acesso em: 4 ago. 2017.

HOUAISS, A. Conhecimento. In:______. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução Álvares Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.