Ferramentas pessoais

Conectivismo

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 4: Linha 4:
-
'''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] //  
+
'''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire)]] // [[Conhecimento]] // [[Colaboração]] // [[Interação ou Interatividade]]
==Referência==
==Referência==
Linha 13: Linha 13:
<BLOCKQUOTE>[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem.</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem.</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)</BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)</BLOCKQUOTE>
-
 
==Fontes==
==Fontes==

Edição de 17h38min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (DOWNES, 2007).


Veja também: Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire) // Conhecimento // Colaboração // Interação ou Interatividade

Referência

Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem.
[...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força).
[...] Numa sociedade em rede, onde o conhecimento é abundante e a quantidade de informação cresce exponencialmente, a capacidade de sintetizar e reconhecer conexões e padrões é uma competência valiosa.
[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem.
A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)

Fontes

CONECTIVISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo>. Acesso em: 8 ago. 2017.

DOWNES, S. What connectivism. Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017.