Ferramentas pessoais

Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 9: Linha 9:
'''Mensagem''' é todo texto enviado pelo usuário como participante da discussão de um tema (alunos e mediadores). As mensagens representam o nível de interação direta entre os participantes da comunidade; ou seja, consistem em um assunto gerado pelos mediadores (ou participantes) da comunidade a partir de um fórum proposto.
'''Mensagem''' é todo texto enviado pelo usuário como participante da discussão de um tema (alunos e mediadores). As mensagens representam o nível de interação direta entre os participantes da comunidade; ou seja, consistem em um assunto gerado pelos mediadores (ou participantes) da comunidade a partir de um fórum proposto.
-
'''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]]
 
 +
'''Veja também:''' [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)]] // [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]] // [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização]] // [[Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola”]] // [[Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico]] // [[Ambiente Telemático]] // [[Moodle]] // [[TelEduc]] // [[Massive Open Online Course (MOOC)]] // [[Recursos Educacionais Abertos]]
 +
==Referência==
==Referência==

Edição atual tal como 16h17min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

As unidades de comunicação da Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática são: fóruns, temas e mensagens.

Fórum é um espaço no qual mediadores e/ou especialistas de uma área específica propõem temas para discussão. A comunidade não cria o fórum, podendo, no entanto, sugerir sua criação (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003). Corresponde ao primeiro nível de distribuição dos assuntos e, em um curso da Egap, representa cada módulo do curso ou, então, engloba vários módulos do curso, quando os assuntos dos módulos são semelhantes.

Tema corresponde ao segundo nível de interação; oferece uma especificação sobre os assuntos de cada fórum. Os participantes da comunidade não poderão criar temas, mas poderão propor a criação aos mediadores.

Mensagem é todo texto enviado pelo usuário como participante da discussão de um tema (alunos e mediadores). As mensagens representam o nível de interação direta entre os participantes da comunidade; ou seja, consistem em um assunto gerado pelos mediadores (ou participantes) da comunidade a partir de um fórum proposto.


Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Comunidade de Investigação (Community of Inquiry) // Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) // Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Opções de visualização // Estrutura dos Módulos de Curso On-line: “casca de cebola” // Fóruns: de Discussão, Informais, Pedagógicos e Técnico // Ambiente Telemático // Moodle // TelEduc // Massive Open Online Course (MOOC) // Recursos Educacionais Abertos

Referência

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.