Ferramentas pessoais

Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou de Prática: Unidades de Comunicação

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Ementa== A comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática estrutura-se nas seguintes unidades de comunicação: fóruns, temas e mensagens. '''Fórum''' é um espaço n...')
Linha 12: Linha 12:
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem'''. São Paulo: Fundap, 2003.
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem'''. São Paulo: Fundap, 2003.
 +
 +
[[

Edição de 13h02min de 6 de fevereiro de 2018

Ementa

A comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática estrutura-se nas seguintes unidades de comunicação: fóruns, temas e mensagens.

Fórum é um espaço no qual mediadores e/ou especialistas de uma área específica propõem temas para discussão. A comunidade não cria o fórum, podendo, no entanto, sugerir sua criação (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003). Corresponde ao primeiro nível de distribuição dos assuntos e, em um curso da Egap, representa cada módulo do curso ou, então, engloba vários módulos do curso, quando os assuntos dos módulos são semelhantes.

Tema corresponde ao segundo nível de interação; oferece uma especificação sobre os assuntos de cada fórum. Os participantes da comunidade não poderão criar temas, mas poderão propor a criação aos mediadores.

Mensagem é todo texto enviado pelo usuário como participante da discussão de um tema (alunos e mediadores). As mensagens representam o nível de interação direta entre os participantes da comunidade; ou seja, consistem em um assunto gerado pelos mediadores (ou participantes) da comunidade a partir de um fórum proposto.

Referência

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.

[[