Subsecretaria de
Gestão de Pessoas

sp.gov.br
Ferramentas pessoais

Comunicado UCRH nº 09, de 27 de fevereiro de 2014

De Meu Wiki

Edição feita às 14h00min de 19 de fevereiro de 2018 por Joselima (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Tem o presente a finalidade de COMUNICAR que, disponibilizamos no site desta Unidade: www.recursoshumanos.sp.gov.br, o Parecer CJ/SGP nº 18/2014, exarado no Processo nº 155160/2013, aprovado pela Procuradora do Estado Chefe Substituta, que trata da concessão de licença prêmio aos agentes políticos, do qual destacamos:

“12. A remuneração do Secretário de Estado está prevista no § 4º, do artigo 398 da Constituição Federal, no qual consta expressamente que o subsídio fixado será de parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

13. Evidenciada a natureza constitucional do regime jurídico estabelecido para o cargo de Secretário de Estado, bem como a previsão expressa de remuneração em parcela única com vedação de quaisquer adicionais, o recebimento do benefício da licença-prêmio parece incompatível com o exercício de funções na condição de agente político. 14. A licença-prêmio é um benefício legal concedido aos servidores da administração estadual direta, submetidos ao regime estatutário, como prêmio de assiduidade, a 90 (noventa) dias de licença em cada período de 5 (cinco) anos de exercício, desde que não tenham sofrido qualquer penalidade administrativa.

14.1. Portanto, o direito ao benefício da licença-prêmio não alcança aos agentes políticos, considerada sua previsão infraconstitucional, disciplinada na Lei nº 10.261/68, Estatuto dos Funcionários Públicos, que estabelece obrigações e direitos ao funcionário ocupante de cargo efetivo.”