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Interação de ajuda mútua ou unilateral entre indivíduos para a solução de propósitos comuns ou superpostos. Segundo Rubin (2009), “o êxito de uma colaboração depende da capacidade de um ou mais colaboradores para construir e manter as relações” que se estabelecem.
Interação de ajuda mútua ou unilateral entre indivíduos para a solução de propósitos comuns ou superpostos. Segundo Rubin (2009), “o êxito de uma colaboração depende da capacidade de um ou mais colaboradores para construir e manter as relações” que se estabelecem.
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==Referências==
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“O conceito de colaboração é menos complexo que cooperação. A colaboração está incluída na cooperação, mas o contrário não se aplica. Na colaboração, o indivíduo interage com o outro solicitando ajuda – mútua ou unilateral. A estrutura da aprendizagem colaborativa é mais flexível, requer menos planejamento e coordenação, e é facilmente adaptável a ambientes de aprendizagem para adultos. Já para existir cooperação deve haver interação, colaboração, mas também objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e coordenadas” (TAVARES-SILVA, 2006).  
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“A '''Collaboration''' is a purposeful relationship in which all parties strategically choose to cooperate in order to achieve shared or overlapping objectives. In Collaborative Leadership: Developing Effective Partnerships for Communities and Schools, Rubin explains ‘(b)ecause of its voluntary nature, the success of a collaboration depends on one or more collaborative leader's ability to build and maintain these relationships.’ Collaboration is very similar to, but more closely aligned than, cooperation. Most collaboration requires leadership, although the form of leadership can be social within a decentralized and egalitarian group. Teams that work collaboratively can obtain greater resources, recognition and reward when facing competition for finite resources” (Verbete COLLABORATION, Wikipedia).
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==Fontes==
==Fontes==

Edição atual tal como 17h41min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Interação de ajuda mútua ou unilateral entre indivíduos para a solução de propósitos comuns ou superpostos. Segundo Rubin (2009), “o êxito de uma colaboração depende da capacidade de um ou mais colaboradores para construir e manter as relações” que se estabelecem.


Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Suportes Pedagógicos de uma Comunidade // Conectivismo

Referências

“O conceito de colaboração é menos complexo que cooperação. A colaboração está incluída na cooperação, mas o contrário não se aplica. Na colaboração, o indivíduo interage com o outro solicitando ajuda – mútua ou unilateral. A estrutura da aprendizagem colaborativa é mais flexível, requer menos planejamento e coordenação, e é facilmente adaptável a ambientes de aprendizagem para adultos. Já para existir cooperação deve haver interação, colaboração, mas também objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e coordenadas” (TAVARES-SILVA, 2006).
“A Collaboration is a purposeful relationship in which all parties strategically choose to cooperate in order to achieve shared or overlapping objectives. In Collaborative Leadership: Developing Effective Partnerships for Communities and Schools, Rubin explains ‘(b)ecause of its voluntary nature, the success of a collaboration depends on one or more collaborative leader's ability to build and maintain these relationships.’ Collaboration is very similar to, but more closely aligned than, cooperation. Most collaboration requires leadership, although the form of leadership can be social within a decentralized and egalitarian group. Teams that work collaboratively can obtain greater resources, recognition and reward when facing competition for finite resources” (Verbete COLLABORATION, Wikipedia).

Fontes

COLLABORATION. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://en.m.wikipedia.org/wiki/Collaboration>. Acesso em: 24 jul. 2017.

RUBIN, H. Collaborative leadership: developing effective partnerships for communities and schools. [S.l.]: Corwin Press, 2009.

TAVARES-SILVA, T. A Educação baseada no paradigma da produção em massa, de servidores do Estado de São Paulo, via cursos on-line: a comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação - Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.