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Chat Educacional

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Edição de 19h24min de 23 de janeiro de 2018

Ementa

Ferramenta muito presente em contextos educacionais de EaD, o chat educacional deve adotar procedimentos regulares (relacionados a: organização prévia, propósitos, definição temática, número de participantes, duração, códigos de conduta), que o caracterizam e o diferenciam de chats com apenas finalidades sociais.

Referências

“Assim como todo gênero, o chat educacional apresenta elementos, traços e regularidades que o caracterizam e o identificam como tal. Bakhtin (1992) se refere a tais elementos como sendo o (1) conteúdo ali previsto ou esperado, o (2) tipo de estilo e a (3) construção composicional de seus enunciados (orais ou escritos), elementos esses que, para ele, são identificadores do gênero [...]. Tais marcas, entretanto, ainda não estão muito bem definidas na literatura, tendo em vista que o gênero em questão [o chat educacional] é emergente e só há bem pouco tempo passou a se configurar como uma ferramenta nos contextos de Educação a Distância. Horton (2000), diante dessa necessidade de definição, reúne algumas das características do chat educacional, numa tentativa de categorizá-lo, afirmando a idéia desse diferir dos chats com finalidades sociais, e apresentando alguns procedimentos para que essa ferramenta, tão presente em contextos educacionais de EaD, possa ser mais bem usada nos contextos de ensino e de educação. Tal tentativa de categorização é ilustrada no quadro a seguir:

Fontes

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953). In.______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326

HORTON, W. Designing web-based training. New York: Wiley, 2000.

ARAGÃO, J. M. A. Chats educacionais em ambientes de EaD: propósito comunicativo. ABRALIN, 2009. Disponível em: < http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009/PDF/Jackelinne%20Maria%20de%20Albuquerque%20ARAG%C3%83O%20-%20Ok.pdf >. Acesso em: 9 ago. 2017.